A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Oliveira. Scania buses and coaches 100 years.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Oliveira. Scania buses and coaches 100 years."— Transcrição da apresentação:

1 André Oliveira

2 Scania buses and coaches 100 years

3 SCANIA Estratégia de Sustentabilidade

4 Mudança Climática – Não Se, mas Quanto!

5 Emissões Locais NOx (Óxido de Nitrogênio) Smog + Chuva Ácida Material Particulado Riscos à Saúde

6 Parte do Problema ou da Solução?

7 97% de todo transporte mundial utiliza combustível derivado de Petróleo Uso de Combustível Fóssil

8 1. Menos Transporte … 2. Melhor Eficiência Energética … 3. Mais Biocombustíveis … 3 … formas de reduzir CO 2 dos Transportes: Transporte Sustentável

9 Mobilidade - O Maior Desafio das Cidades

10 Transporte Público - Prioridade

11 Emissões de CO 2 (gramas/passageiro-km)

12 Visão da Scania para a Sustentabilidade Potencial – 50% Logística (BRT, BRS Verde) 2. Elemento Humano 3. Tecnologia do veículo 4. Bio-combustíveis (Etanol) Emissões de CO 2 por tonelada-km

13 OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICAS Alavancando uma nova mentalidade global

14 Legislação Estado de São Paulo Lei Estadual de Mudanças Climáticas /2009 Corte de 20% das emissões dos GEE - Gases de Efeito Estufa - até Transporte maior responsável pela queima de combustíveis fósseis e responsável por cerca de 50 % das emissões de CO 2 no Estado Transporte Coletivo sustentável como grande objetivo

15 Legislação Cidade de São Paulo Lei Municipal de Mudanças Climáticas /2009 Redução de 30% das emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa - nos próximos quatro anos Redução progressiva do uso de combustíveis fósseis nos ônibus: 10% ao ano até substituição total – 100% da frota operando com combustível renovável não fóssil em 2018

16 Legislação Cidade do Rio de Janeiro Lei Municipal de Mudanças Climáticas 5.248/2011 Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa: 8% até 2012; 16% até 2016; 20% até 2020 Prioridade ao transporte coletivo Incentivo a combustíveis renováveis de baixo carbono

17 Imagem e Regulamentação Criando Demanda Clientes de nossos Clientes e Imagem Serviços Públicos Verdes" Consumidores Governo

18 UMA BREVE HISTÓRIA Scania e Etanol

19 Anos Oitenta Desenvolvimento

20 Anos Noventa Operação Comercial

21 Novo Milênio Expansão e Internacionalização November 2010

22 Estágio Atual Consolidação e o Futuro

23

24 A TECNOLOGIA Segredo Revelado

25 Por que Ciclo Diesel? Componentes comuns aos motores diesel da linha. Ignição por compressão significa alta eficiência. Eficiência motores Scania: Diesel: Até 44% Etanol: Até Diesel

26 Níveis de Emissões - Padrão Europeu Scania ethanol bus 1989 Scania ethanol bus 1998 Scania ethanol bus 2007

27 Níveis de Emissões (g/kWh)

28 Níveis de Emissões (g/kWh)

29 SUBSTITUINDO DIESEL Desafio

30 EtanolBiodieselBiogas Eletricidade Bio- Hidrocarbonetos Combustíveis Renováveis

31 Alternativas de Combustíveis Renováveis November 2010 André R. de Oliveira Buses & Coaches Latin America Características EtanolBiodieselBiogásBio HCHidrogênio Capacidade de Produção Emissões Locais Redução CO 2 /GEE Impacto no Veículo Facilidade de Manuseio Comercialmente Disponível Sim Não Positivo Negativo Muito alto Alto Médio Baixo Muito Baixo

32 Etanol para Ciclo Diesel ED95 - Etanol para motores com ignição por compressão (ciclo diesel). Composição por volume: 95.6% - Etanol Hidratado 4.4% - Componente Facilitador de ignição, Inibidor de corrosão. Aditivos lubrificantes. Não é classificado como tóxico, perigoso ou explosivo % em volume

33 Conteúdo de Energia Etanol

34 OPERAÇÃO O Que Muda na

35 Operação com Etanol

36

37 CONCLUSÕES

38 Disponibilidade Local

39 Ônibus a etanol em Estocolmo desde 1989 Até 90% menos CO 2 fóssil com tecnologia existente. Qualidade do ar: Mais de 6 ton de particulados evitados/ano Gases de efeito estufa: Mais de ton de CO 2 evitados/ano ônibus ônibus

40 1 Tecnologia existente pode reduzir emissões - aqui e agora… 2 Etanol pode ser usado em larga escala para operações comerciais... 3 Biocombustíveis são eficientes em termos de custo total … Experiência em Etanol da Scania conclusões conclusões

41 André Oliveira


Carregar ppt "André Oliveira. Scania buses and coaches 100 years."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google