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André Oliveira
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Scania buses and coaches 100 years
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Estratégia de Sustentabilidade
SCANIA
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Mudança Climática – Não Se, mas Quanto!
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Emissões Locais NOx (Óxido de Nitrogênio) Smog + Chuva Ácida
Material Particulado Riscos à Saúde
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Parte do Problema ou da Solução?
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Uso de Combustível Fóssil
97% de todo transporte mundial utiliza combustível derivado de Petróleo 7
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Transporte Sustentável
3 … formas de reduzir CO2 dos Transportes: 1. Menos Transporte … 2. Melhor Eficiência Energética … 3. Mais Biocombustíveis … Como reduzir emissões? De um ponto de vista teórico, isto é fácil … há apenas 3 formas possíveis: 1 – Menos Transporte 2 – Melhor eficiência energética (Híbridos) 3 – Mais bicombustíveis 8
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Mobilidade - O Maior Desafio das Cidades
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Transporte Público - Prioridade
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Emissões de CO2 (gramas/passageiro-km)
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Visão da Scania para a Sustentabilidade
Emissões de CO2 por tonelada-km 1. Logística (BRT, BRS Verde) 2. Elemento Humano 3. Tecnologia do veículo 4. Bio-combustíveis (Etanol) Potencial – 50% 2000 2020
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Opinião pública e políticas
Alavancando uma nova mentalidade global Opinião pública e políticas
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Legislação Estado de São Paulo
Lei Estadual de Mudanças Climáticas /2009 Corte de 20% das emissões dos GEE - Gases de Efeito Estufa - até 2020. Transporte maior responsável pela queima de combustíveis fósseis e responsável por cerca de 50 % das emissões de CO2 no Estado Transporte Coletivo sustentável como grande objetivo
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Legislação Cidade de São Paulo
Lei Municipal de Mudanças Climáticas /2009 Redução de 30% das emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa - nos próximos quatro anos Redução progressiva do uso de combustíveis fósseis nos ônibus: 10% ao ano até substituição total – 100% da frota operando com combustível renovável não fóssil em 2018
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Legislação Cidade do Rio de Janeiro
Lei Municipal de Mudanças Climáticas 5.248/2011 Redução das emissões de Gases de Efeito Estufa: 8% até 2012; 16% até 2016; 20% até 2020 Prioridade ao transporte coletivo Incentivo a combustíveis renováveis de baixo carbono
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Imagem e Regulamentação Criando Demanda
Clientes de nossos Clientes e Imagem Serviços Públicos “Verdes" Governo Consumidores
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Scania e Etanol UMA BREVE HISTÓRIA
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Anos Oitenta Desenvolvimento
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Anos Noventa Operação Comercial
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Novo Milênio Expansão e Internacionalização
November 2010
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Estágio Atual Consolidação e o Futuro
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Estágio Atual Consolidação e o Futuro
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Segredo Revelado A tecnologia
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Por que Ciclo Diesel? Componentes comuns aos motores diesel da linha.
Ignição por compressão significa alta eficiência. Eficiência motores Scania: Diesel: Até 44% Etanol: Até 43 % Motor Potência Torque Etanol Diesel
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Níveis de Emissões - Padrão Europeu
Scania ethanol bus 1989 Scania ethanol bus 1998 Scania ethanol bus 2007
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Níveis de Emissões (g/kWh)
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Níveis de Emissões (g/kWh)
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Desafio Substituindo diesel
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Combustíveis Renováveis
Etanol Biodiesel Biogas Eletricidade Bio-Hidrocarbonetos 30
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Alternativas de Combustíveis Renováveis
Características Etanol Biodiesel Biogás Bio HC Hidrogênio Capacidade de Produção Emissões Locais Redução CO2/GEE Impacto no Veículo Facilidade de Manuseio Comercialmente Disponível Sim Não Positivo Negativo Muito alto Alto Médio Baixo Muito Baixo André R. de Oliveira Buses & Coaches Latin America November 2010 31 31
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Etanol para Ciclo Diesel
ED95 - Etanol para motores com ignição por compressão (ciclo diesel). Composição por volume: 95.6% - Etanol Hidratado 4.4% - Componente Facilitador de ignição, Inibidor de corrosão. Aditivos lubrificantes. Não é classificado como tóxico, perigoso ou explosivo % em volume
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Conteúdo de Energia Etanol
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O Que Muda na Operação
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Operação com Etanol
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Operação com Etanol
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Conclusões
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Disponibilidade Local
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Ônibus a etanol em Estocolmo desde 1989
Qualidade do ar: Mais de 6 ton de particulados evitados/ano Gases de efeito estufa: Mais de ton de CO2 evitados/ano Até 90% menos CO2 fóssil com tecnologia existente.
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Experiência em Etanol da Scania
1 Tecnologia existente pode reduzir emissões - aqui e agora… 3 conclusões 2 Etanol pode ser usado em larga escala para operações comerciais... 3 Biocombustíveis são eficientes em termos de custo total …
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André Oliveira
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