A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Definição: São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Definição: São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio."— Transcrição da apresentação:

1

2 É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Definição: São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. Atualmente, os hidrocarbonetos são a fonte de energia mais importante e indispensável para as necessidades e o desenvolvimento dos países.

3 Exemplos importantes: MetanoMetano; PetróleoPetróleo; Gás natural (85% a 99% de metano; etano, propano, butano, N 2, CO 2 entre 0,5% e 15%) BenzenoBenzeno;

4 O Benzeno é uma das substâncias químicas tóxicas mais presente nos processos industriais. É a substância mais cancerígena É encontrado mais em refinarias de petróleo e siderúrgicas É altamente prejudicial ao organismo Pode causar leucemia, anemia, distúrbios do comportamento, entro outros. É utilizado com matéria prima de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, pesticidas e várias drogas. Ele é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico. O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia. hidrocarboneto aromáticolíquidoinflamável leucopenia BENZENO

5

6 : Álcool: Grupo funcional oxidrila (OH) presa a um carbono saturado. Possui oxigênio (O) Não são ALCOÓIS!

7 Metanol É muito tóxico (causa cegueira e se ingerido leva a morte); Usado como combustível em motores de explosão; Utilizado como matéria-prima na formação do metanal (formaldeído); Etanol É usado com solventes; Combustível para carros a álcool Na obtenção de vários compostos orgânicos; Em bebidas alcoólicas.

8 FENÓIS: Compostos que possuem um ou mais grupos OH ligados diretamente ao anel benzênico. Representação: Ar OH Obs.: Ar = anel aromático

9

10 : ÉTERES: São compostos que possuem oxigênio entre carbonos. Representação: R – O – R ou ROR ou Ar – O – Ar Possui alta inflamabilidade; Foi usado como anestésico a partir de 1842; Tira a sensibilidade da pele; Obs.: R e R representa agrupamentos de carbonos diferentes

11 Apresentando a carbonila : ALDEÍDOS: São compostos que apresentam o grupo – CHO, chamado formila ou aldoxila.

12

13 : CETONAS: Assim como os aldeídos, as cetonas também apresentam em sua estrutura o grupo carbonila, porém o grupo carbonila (C=O) fica entre os átomos de carbono.

14 A cetona mais conhecida é a ACETONA, cujo nome oficial é propanona.

15 : ÁCIDOS CARBOXÍLICOS: São compostos que possuem o grupo carboxila ̶ COOH; ou:

16 O ácido fórmico é liberado nas picadas de formiga e possui larga aplicação nos processos de tingimento de lã e couro. O ácido butírico participa do cheiro da manteiga rançosa. O ácido caprílico, C 7 H 15 ̶ COOH, foi isolado da gordura de cabras. O ácido valérico (C 4 H 9 C ̶ COOH) é o que dá cheiro ao queijo roquefort. O ácido acético

17 : ÉSTER: São compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar).

18 Óleos e gorduras são ésteres. O biodiesel, extraído de vegetais, é um éster. O aroma do jasmim é devido ao acetato de benzila. O acetato de etila tem sabor e aroma de menta.

19

20 : AMIDA: Estruturalmente podem ser consideradas derivadas de ácidos carboxílicos pela substituição do grupo OH por um grupo amino (NH 2 ).

21 : AMINA: As aminas derivam da amônia (NH 3 ) quando um ou mais hidrogênios são substituídos por grupos orgânicos (R). Não confunda amida com amina. Nas amidas, o grupo NH 2 sempre está ligado ao grupo carbonila (C=O)

22 A fenilamina (anilina) é a matéria-prima de corantes. No vinho há etilfenilamina.

23

24

25

26

27


Carregar ppt "É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Definição: São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google