A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unp – Universidade Potiguar Projeto IV: Shopping Center

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unp – Universidade Potiguar Projeto IV: Shopping Center"— Transcrição da apresentação:

1 Unp – Universidade Potiguar Projeto IV: Shopping Center

2 Histórico: A origem dos Shopping Centers remontam aos Estados Unidos do pós- guerra, quando se vivia um crescimento econômico enorme. Em 1828, foi criado o primeiro shopping center nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. A corrida para a construção do maior centro comercial do mundo tem acontecido em tempos recentes. O South China Mall, em Dongguan, a norte de Hong Kong, na China, é o maior do mundo atualmente.

3 No Brasil, há 43 anos, foi inaugurado o primeiro shopping center, o Iguatemi, em São Paulo. De lá pra cá, o setor registra um crescimento sustentável e hoje contabiliza 384 centros de compras. Segundo a Abrasce a maioria das unidades estão na região Sudeste (54%) e só o Estado de São Paulo possui 214 shoppings. A região Sul concentra 19% dos shoppings, a Nordeste 15%, a Centro-Oeste 9% e a Norte 3%.

4 Tendências: Nos projetos diferenciados, seguindo a tendência mundial, as chamadas áreas open malls, usam luz natural e lojas abertas para ruas e jardins, integram os projetos de shopping centers no Brasil desde O Iguatemi Brasília segue essas novidade.

5 Está prevista para 2010 em São Paulo a inauguração de um condomínio composto de um shopping center de luxo, nove torres residenciais com apartamentos de 236 a metros quadrados e quatro edifícios comerciais. Trata-se do Parque Cidade Jardim, apenas a primeira de mais de uma dezena de obras do gênero em andamento ou em projeto no Brasil: um empreendimento que reúne lazer, moradia e trabalho no mesmo espaço. O pioneiro conjunto desse tipo é o Roppongi Hills, complexo de metros quadrados construído em Tóquio.

6 Design estratégico: Toda estrutura além de ser pensada no bem-estar do consumidor é planejada para que também as pessoas tenham acesso a toda área comercial. Os corredores de circulação são um meio importante no que se refere ao design estratégico de um shopping, estes corredores podem ser largos ou estreitos, sendo eles largos proporciona ao consumidor liberdade de ciurculação. Muito importante frisar também que para que o design desenvolvido no espaço interno do shopping atenda com eficiência aos clientes em potencial, precisa ser estruturado de forma a separar as diversas atividades desenvolvidas no seu âmbito. Outro fator de extrema relevância são as áreas destinadas a alguns serviços primordiais, tipo banheiros, instalação de telefones, acesso aos estacionamentos, entre outros.

7 A rapidez como essas obras são erguidas revelam os avanços e a modernização da construção civil, que além do concreto armado e protendido, faz uso de lajes pré- fabricadas como meio de garantir a qualidade e a padronização que só a construção industrializada é capaz de proporcionar. Poucos edifícios são tão sujeitos também a mudanças de layout quanto os shopping centers. Por este motivo, os sistemas construtivos em aço são cada vez mais usados para esta tipologia. O Salvador Shopping, na capital baiana, conta com um sistema de construção misto, unindo aço e concreto na estrutura.

8 Festival Center: O Festival Center, cuja atuação concentra-se em opções variadas de lazer e entretenimento, tem no varejo atividade apenas de suporte, invertendo totalmente a lógica tradicional dos shoppings centers. Foi inaugurado em 21 de outubro de É o primeiro shopping "aberto", ao ar livre, de Salvador, porém está em uma situação delicada, com várias lojas fechando. A partir de um investimento da ordem de 50 milhões de reais, foi construído o maior Festival Center da América Latina em uma área de 28 mil metros quadrados à beira- mar. Esse empreendimento gerou 10 mil empregos diretos e indiretos, através de cerca de 140 operações dentre restaurantes, cafés, lojas, serviços, farmácias, agência de turismo, bancos, ópticas e joalheria. Possui ainda um complexo cinematográfico da UCI Cinemas, a casa de shows noturna Rock in Rio Café, o restaurante temático Café Cancun, a academia Hangar 45, as diversões e os jogos eletrônicos do Magic Games e o Boliche.

9

10 Referencial Direto:

11

12

13


Carregar ppt "Unp – Universidade Potiguar Projeto IV: Shopping Center"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google