A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!"— Transcrição da apresentação:

1 Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!! Toxicodependência Toxicodependência

2 Motivos associados ao uso
Problemática da Droga Introdução Drogas É um facto que as drogas constituem um problema enorme, cuja gravidade é cada vez mais reconhecida. Existem no mundo milhões de toxicodependentes que abusam de toda a espécie de drogas. Essas pessoas prejudicam a sua saúde o seu bem estar e comprometem a possibilidade de terem uma vida feliz. Por outro lado, são um numero de biliões as pessoas que sofrem em consequência das drogas; as famílias dos toxicodependentes e a sociedade em geral. O abuso das drogas e o tráfico ilícito de estupefacientes estão entre os problemas mais graves que o mundo de hoje tem que enfrentar. O fenómeno da toxicodependência é extremamente complexo, cujas raízes devem ser encontradas na intrincada relação de aspectos sociais, culturais e filosóficos que representam a própria essência humana. Centros de Apoio Motivos associados ao uso Críticas Consequência Conclusão

3 Problemática da Droga Presentemente, a problemática da droga faz parte do nosso dia a dia. Considera-se importante que os jovens tenham conhecimentos que lhes permitam compreender esa tão complexa problemática, de forma a facilitar a criação de mecanismos de defesa nas situações de risco de consumo. A curiosidade, a pressão do grupo e o gosto pelo risco são as principais causas que levam os jovens a experimentar a droga. A fuga a determinados problemas afectivos, de ordem pessoal ou familiar é uma razão comum, tanto nos jovens como nos adultos. O consumidor sente um intenso desejo de se drogar (dependência psicológica). O organismo fica dependente da droga e a falta desta provoca um grande mal estar físico (dependência física).

4 Drogas Anfetaminas Heroína Cocaína LSD Ecstasy Opium Haxixe
Apresento a partir desta página, um conjunto de drogas juntamente com algumas das suas características principais, incluindo dependência, consequências, etc. Tentamos apresentar as drogas que mais circulam, consequentemente as mais consumidas. Anfetaminas Heroína Cocaína LSD Ecstasy Opium Haxixe

5 As anfetaminas são de origem sintética e são mais frequentemente injectadas ou tomadas por via oral.
Criam grande dependência psíquica e a dependência física é, normalmente nula mas, possível. O uso habitual desta droga causa aumento da vigília, excitação, euforia e diminuição do apetite. Tomada em 'overdose' pode provocar agitação, hiperactividade, irritabilidade, insónia, convulsões e psicose anfetamínica (ideias paranóicas). Em relação aos efeitos a longo prazo esta droga pode provocar: alimentação deficiente, insónia, perturbações cutâneas, alucinações, ideias de referência, suspeita, psicose semelhante à esquizofrenia paranóias e agressões.

6 É neste contexto que muitas vezes se passam novas barreiras e se iniciam os consumos por via endovenosa, os roubos, a prostituição..." A cocaína é originária da folha da coca. É frequentemente injectada, inalada ou tomadas por via oral (sob a forma de crack). Cria uma dependência psíquica grande e sendo injectada, cria também grande dependência física. Em relação aos seus efeitos, o seu uso habitual cria excitação, autoconfiança e irritabilidade. A sobre dosagem de cocaína, cria, por seu lado, uma reacção ansiosa aguda, irritabilidade, depressão, sensações paranóicas e psicose cocaína (alucinações tácteis). A longo prazo, o consumo de cocaína provoca ulceração do septo oral, psicose e criminalidade.

7 "A influência dos outros, a incapacidade de equacionar o futuro e tomar decisões reflectidas e o desejo de aventura determinam o percurso." A sensação criada pelo ecstasy, de bem-estar e alegria, conjuga-se bem com o prazer procurado pelos jovens no fim de semana, nas discotecas e nas raves. Apresenta-se sob a forma de comprimido e, por ser uma droga recente, os seus efeitos a longo prazo não se podem determinar com rigor. No entanto, o uso e abuso desta droga pode ser mortal, principalmente quando combinado com outras drogas ou álcool.

8 " Mas mais do que a dependência ou não do haxixe, o que preocupa a maioria das pessoas é o risco da escalada do haxixe para outras drogas" O haxixe são as extremidades e a resina do CANNABIS (folhas e flores). É frequentemente fumado ou tomado por via oral. Cria grande dependência psíquica e a dependência física é nula, mas possível. O uso habitual de cannabis ou haxixe, provoca relaxamento, euforia, diminuição das inibições e aumento do apetite na fase final do efeito. A sobredosagem cria pânico e o seu uso a longo prazo cria debilitação, e síndrome amotivacional.

9 A heroína deriva da morfina e pode ser injectada, fumada e snifada
A heroína deriva da morfina e pode ser injectada, fumada e snifada. Cria grande dependência física e psíquica. O seu uso habitual alivia a dor e a ansiedade e cria euforia. A sobredosagem pode causar miose, depressão do sistema respiratório, edema pulmonar, baixa de temperatura e morte. A longo prazo o consumo de heroína pode causar: letargia, obstipação, impotência, amenorreia, doenças físicas, por vezes graves, criminalidade e morte. "Para os jovens rapazes, o facto de consumir uma droga que implica que a vida «corra» em função da sua dependência, está de alguma forma relacionada com a demonstração dos valores comumente associados ao género masculino como a «coragem», a «aventura» e o «risco»“ "Enquanto que para as raparigas jovens esse processo de envolvimento com a heroína está normalmente carregado de uma simbologia negativa e de uma inconformidade e não aceitação das práticas desenvolvidas por elas.

10 " Os toxicodependentes não são iguais, são mesmo muito diferentes uns dos outros"
O LSD é uma droga sintética. É tomada por via oral. A dependência psíquica que cria é baixa e fisicamente, a sua dependência é nula. O uso habitual tem os seguintes efeitos: alterações das percepções, especialmente das visuais, alucinações, pânico, flashbacks e midríase. A overdose de LSD cria ansiedade, pânico, alucinações, tremores e psicose. A longo prazo, o LSD cria pânico, más viagens, alucinações e psicoses.

11 Apesar do ópio ter sido sempre utilizado com fins medicinais, actualmente as quantidades transaccionadas pelo mundo inteiro, não têm esse fim. O ópio é trazido para ser preparado quimicamente, para produzir morfina e codeína, principalmente. Embora a morfina seja agora utilizada com fins medicinais, o tráfico de ópio continua a ter destino no mercado das drogas. Alguns dos componentes químicos do ópio, não têm, no entanto, consequências graves para o organismo humano.

12 Centros de Apoio Muitos jovens e adultos que se dirigem a centros de tratamento para pedir ajuda referem que querem deixar a droga mas que não conseguem viver sem ela e acrescentam ainda que a droga já não lhes dá qualquer prazer. Contudo, a falta dele provoca-lhes um enorme vazio. Durante o tratamento, o toxicodependente confronta-se com uma situação muito complicada: por um lado, afastar-se da droga que lhe consumiu abusivamente a vida; por outro, reconquistar a confiança em si e nos outros, assim como o gosto pela vida. Estes percurso é, muitas vezes, interrompido por recaídas, pois a dependência psicológica da droga é difícil de ser resolvida. Durante o processo de tratamento, o toxicodependente encontra-se numa grande ambivalência: vai começar a viver o luto da droga e aprender a reconquistar o espaço ocupado por ela. O toxicodependente perdeu a confiança em si e ninguém confia nele.

13 Motivos associados ao uso
Estimular Curiosidade Acalmar Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas Sensação imediata de prazer que produzem Ficar acordado ou dormir Fugir ou enfrentar A facilidade de acesso e obtenção Emagrecer ou engordar

14 Críticas Qualquer droga é potencialmente tóxica, o grau de intoxicação depende da intensidade de seu uso, sendo directamente proporcional Mesmo com drogas aceites, toleradas ou até incentivadas pela sociedade é possível chegar ao abuso e de pendência química

15 Consequência A droga provoca alterações ao nível do sistema nervoso central podendo modificar o modo de pensar, de sentir e de agir. Os efeitos da droga variam conforme o tipo de substâncias, o estado físico e psicológico do consumidor e o contexto em que se ocasiona o consumo. A droga vai dominando e empobrecendo a vida. Diariamente, o toxicodependente pode viver situações de risco de vida, ora por excessos de consumo (overdose), ora por ter determinados comportamentos (utilização de seringas infectadas e/ou relações sexuais sem protecção), os quais podem originar doenças incuráveis. A relação com a droga pode levar a problemas com a justiça, devido a assaltos e outro tipo de roubos.    

16 Conclusão O Tema Droga é sempre difícil de abordar, mas há que saber encará-lo como uma realidade, infelizmente assustadora dos nossos dias. Muitas pessoas preferem ignorá-lo, mas há que discuti-lo e saber enfrentá-lo. Vivendo nós num mundo onde a solidão se encontra perdida no meio desta imensa multidão, torna-se difícil para muitos ultrapassarem os seus problemas, as suas dificuldades de adaptação à sociedade ( nesta enorme "aldeia global"), onde o individualismo é cada vez maior, em detrimento da inter-ajuda. Por estas razões as pessoas recorrem cada vez mais às drogas como forma de escaparem a essa solidão, a esse sofrimento, que por vezes representa a realidade dos nossos dias. Após a realização deste trabalho, pode concluir-se que as drogas interferem gravemente no funcionamento do nosso sistema nervoso, podendo provocar lesões irreversíveis, alterando o nosso comportamento e a nossa personalidade. E que sem dúvida alguma o estudo da interacção das drogas com o sistema nervoso é bastante complexo.  


Carregar ppt "Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google