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Processos Fisiopatológicos Prof. Cintia Schneider.

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1 Processos Fisiopatológicos Prof. Cintia Schneider

2 Processos Fisiopatológicos Objetivo: Promover o entendimento dos desvios o funcionamento fisiológico do organismo para poder atender o paciente de maneira mais abrangente e segura. Objetivo: Promover o entendimento dos desvios o funcionamento fisiológico do organismo para poder atender o paciente de maneira mais abrangente e segura. Essa disciplina ensina: Conceitos e identificação de inflamação, infecção, pressão arterial, mecanismos de desvio de função nos sistemas cardiovascular, nervoso, músculo- esquelético, linfático, respiratório, etc Essa disciplina ensina: Conceitos e identificação de inflamação, infecção, pressão arterial, mecanismos de desvio de função nos sistemas cardiovascular, nervoso, músculo- esquelético, linfático, respiratório, etc

3 Processos Fisiopatológicos 1° Encontro: Mecanismos de Lesão Celula 1° Encontro: Mecanismos de Lesão Celula –Conceitos –Isquemia, Hipóxia, Adaptação Celular –Mecanismos de Lesão 2° Encontro: Inflamação e Alterações Celulares 2° Encontro: Inflamação e Alterações Celulares –Processo Inflamatório –Processo Infeccioso –Hiperplasia, Displasia, Metaplasia, Neoplasia.

4 Processos Fisiopatológicos 3° Encontro: Lesões Musculares 3° Encontro: Lesões Musculares –Respostas inflamatórias a Lesão Muscular –Contratura, Estiramento, Contusões. –Alterações Patológicas nos Músculos –Trabalho de Fisiopatologia: Revisão de Patologia a Escolha 4° Encontro: 4° Encontro: –Fibromialgia –Lesões Articulares; Lesões Ósseas –Fisiopatologia da Coluna Vertebral –Entorses –Fraturas –Doenças Reumáticas

5 Processos Fisiopatológicos 5° Encontro: 5° Encontro: –Fisiopatologia do Linfedema –Fisiopatologia Respiratória –DPOC (Enfizema e Bronquite) 6° Encontro: 6° Encontro: –Entrega e apresentação do Trabalho 7° Encontro: 7° Encontro: –Prova

6 Processos Fisiopatológicos Método de Ensino: Método de Ensino: –São utilizados o método de exposição pelo professor, atreves de exposição verbal e ilustração e demonstração de slides e figuras, além do método de elaboração conjunta, onde o professor traz para os alunos suas vivências clínicas, afim de tornar o conteúdo mais interessante e de fácil entendimento. –Ao término da aula, o professor pode fazer uso do método de trabalho independente, direcionando questionários de fixação, para serem respondidos em casa, e corridos na próxima aula.

7 Processos Fisiopatológicos Método de Ensino: Método de Ensino: –No 3º encontro mais um método é utilizado, o método de trabalho em grupo, onde são direcionados aos alunos, temas sobre patologias a serem apresentados em forma de aula, pelos alunos no penúltimo encontro. –No penúltimo encontro, os alunos apresentam seus trabalhos, seguindo o método de trabalho em grupo, em forma de seminários. Durante as apresentações, o professor deve sempre fazer uso da exposição verbal, para acrescentar sues conhecimentos, enriquecendo as apresentações.

8 Processos Fisiopatológicos Método de Ensino: Método de Ensino: –No último encontro, utiliza-se o método de trabalho independente, através de uma avaliação individual sobre os conteúdos ministrados até então.


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