A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade Quinto Encontro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade Quinto Encontro."— Transcrição da apresentação:

1 Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade Quinto Encontro

2 Desejo dos professores Retomada sistemática do PADoc Auto-avaliação Institucional Indicação dos estudantes

3

4 1º Encontro: Docência Universitária: Reflexões e Perspectivas º Encontro: A Identidade Católica na Vivência do Professor 3º Encontro: Conhecimento-Ciência: uma das dimensões do saber 4º Encontro: A Universidade Católica

5 1. Avaliação descritiva tomando por base o perfil desejado do professor da UCPel, pensado pelos professores, alunos e gestores; Observações em relação ao instrumento anterior - 3º Encontro 2. Explicar os níveis de critério de avaliação [1,6] – escala de Likert;

6 3. Promover a conscientização do aluno a respeito da importância da avaliação e como isso vai ser feito; Observações em relação ao instrumento anterior 4. O processo deveria ser voluntário – o aluno tem o direito e não o dever de avaliar; 5. Trabalhar com conceitos e não com notas (satisfatório/insatisfatório);

7 6. Duas ou três questões deveriam relacionar-se com a missão e identidade da Universidade; Observações em relação ao instrumento anterior 7. Criar uma alternativa onde o aluno possa optar por não responder; 8. Criar um mecanismo de retorno da avaliação para os professores, não reduzido à entrega pontual do resultado da avaliação;

8 9. O resultado da avaliação deve permitir à PROGRAD, aos diretores e aos coordenadores traçarem planos de ação para intervir no produto final da avaliação; Observações em relação ao instrumento anterior 10. Dar retorno aos alunos dos resultados interventivos, valorizando a aplicação do instrumento;

9 11. Evitar utilização do instrumento junto às provas, após as provas, sugerindo-se a aplicação do instrumento aos alunos no semestre posterior ao cumprimento da disciplina; Observações em relação ao instrumento anterior 12. Possibilitar que os professores também façam sua auto-avaliação.

10 Avaliação do semestre anterior; Mudanças no Processo inclusão de uma questão para livre manifestação dos estudantes; auto-avaliação dos professores; decalagem ; criação de mecanismo de retorno da avaliação para os professores;

11 Questões encaminhadas aos docentes e discentes, conforme sugestões apresentadas: 1) Preenche(o) o horário da aula com atividades pertinentes? 2) Demonstra(o) conhecer os assuntos abordados? 3) Relaciona(o) os assuntos abordados e a realidade profissional? 4) Além da aula expositiva, diversifica(o) as propostas de ensino-aprendizagem? 5) É(Sou) aberto à participação dos estudantes?

12 Questões encaminhadas aos docentes e discentes, conforme sugestões apresentadas: 6) Atende(o) a dificuldades dos estudantes? 7) Utiliza(o) os resultados das avaliações (provas, trabalhos, outros...) para melhoria do ensino? 8) Contribui(o) para a formação humanística dos estudantes? 9) É(Sou) coerente com as Diretrizes e Normas da UCPel? 10) Questão livre ( que pode ser enviado à CPA)

13 Alternativas de respostas: A) sim, B) deve(o) melhorar, C) não, D) não sei informar. Questão 10: manifestação livre.

14 Participação de estudantes e professores Início do processo: 20/11/2006 Ao final do processo (30/03/2007): 90% professores 80% estudantes Até 7 de março de 2007: 50% professores 20% estudantes

15 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2 A maioria aproveitou para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na UCPel; raras manifestações destrutivas.

16 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2 dificuldade de relacionar teoria e prática métodos avaliativos inexperiência falta de preparo didático inflexibilidade desatualização

17 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2 desinteresse arrogância desmotivação descumprimento dos horários das aulas entrega de notas fora do prazo

18 Outras questões docentes... Falta de participação na alteração dos conteúdos das disciplinas. Maior integração do corpo docente. Melhoria da função extensionista da universidade. Sugestão do Português Redacional fora do turno normal. Importância das disciplinas serem teórico-práticas.

19 Outras questões docentes... Rebaixamento progressivo da realidade intelectual e cultural dos estudantes. Oferta de cursos de redação para os alunos. Dificuldade em aulas expositivas pela timidez. Avaliação disciplinar.

20 Avaliação Docente: processo e reciprocidade


Carregar ppt "Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade Quinto Encontro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google