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“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”

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Apresentação em tema: "“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”"— Transcrição da apresentação:

1 “Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Quinto Encontro

2 Retomada sistemática do PADoc - 2006
√ Auto-avaliação Institucional √ Desejo dos professores √ Indicação dos estudantes

3

4 2006... 1º Encontro: Docência Universitária: Reflexões e Perspectivas
2º Encontro: A Identidade Católica na Vivência do Professor 3º Encontro: Conhecimento-Ciência: uma das dimensões do saber 4º Encontro: A Universidade Católica

5 Observações em relação ao instrumento anterior - 3º Encontro
1. Avaliação descritiva tomando por base o perfil desejado do professor da UCPel, pensado pelos professores, alunos e gestores; 2. Explicar os níveis de critério de avaliação [1,6] – escala de Likert;

6 Observações em relação ao instrumento anterior
3. Promover a conscientização do aluno a respeito da importância da avaliação e como isso vai ser feito; 4. O processo deveria ser voluntário – o aluno tem o direito e não o dever de avaliar; 5. Trabalhar com conceitos e não com notas (satisfatório/insatisfatório);

7 Observações em relação ao instrumento anterior
6. Duas ou três questões deveriam relacionar-se com a missão e identidade da Universidade; 7. Criar uma alternativa onde o aluno possa optar por não responder; 8. Criar um mecanismo de retorno da avaliação para os professores, não reduzido à entrega pontual do resultado da avaliação;

8 Observações em relação ao instrumento anterior
9. O resultado da avaliação deve permitir à PROGRAD, aos diretores e aos coordenadores traçarem planos de ação para intervir no produto final da avaliação; 10. Dar retorno aos alunos dos resultados interventivos, valorizando a aplicação do instrumento;

9 Observações em relação ao instrumento anterior
11. Evitar utilização do instrumento junto às provas, após as provas, sugerindo-se a aplicação do instrumento aos alunos no semestre posterior ao cumprimento da disciplina; 12. Possibilitar que os professores também façam sua auto-avaliação.

10 Mudanças no Processo √ Avaliação do semestre anterior; √ inclusão de uma questão para livre manifestação dos estudantes; √ auto-avaliação dos professores; √ decalagem; √ criação de mecanismo de retorno da avaliação para os professores;

11 Questões encaminhadas aos docentes e discentes, conforme sugestões apresentadas:
1) Preenche(o) o horário da aula com atividades pertinentes? 2) Demonstra(o) conhecer os assuntos abordados? 3) Relaciona(o) os assuntos abordados e a realidade profissional? 4) Além da aula expositiva, diversifica(o) as propostas de ensino-aprendizagem? 5) É(Sou) aberto à participação dos estudantes?

12 Questões encaminhadas aos docentes e discentes, conforme sugestões apresentadas:
6) Atende(o) a dificuldades dos estudantes? 7) Utiliza(o) os resultados das avaliações (provas, trabalhos, outros ...) para melhoria do ensino? 8) Contribui(o) para a formação humanística dos estudantes? 9) É(Sou) coerente com as Diretrizes e Normas da UCPel? 10) Questão livre ( que pode ser enviado à CPA)

13 Alternativas de respostas:
A) sim, B) deve(o) melhorar, C) não, D) não sei informar. Questão 10: manifestação livre.

14 Participação de estudantes e professores
Início do processo: 20/11/2006 Ao final do processo (30/03/2007): 90% professores 80% estudantes Até 7 de março de 2007: 50% professores 20% estudantes

15 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2
√ A maioria aproveitou para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na UCPel; √ raras manifestações destrutivas.

16 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2
√ dificuldade de relacionar teoria e prática √ métodos avaliativos √ inexperiência √ falta de preparo didático √ inflexibilidade √ desatualização

17 Avaliação docente pelos discentes – 2006/2
√ desinteresse √ arrogância √ desmotivação √ descumprimento dos horários das aulas √ entrega de notas fora do prazo

18 Outras questões docentes...
√ Falta de participação na alteração dos conteúdos das disciplinas. √ Maior integração do corpo docente. √ Melhoria da função extensionista da universidade. √ Sugestão do Português Redacional fora do turno normal. √ Importância das disciplinas serem teórico-práticas.

19 Outras questões docentes...
√ Rebaixamento progressivo da realidade intelectual e cultural dos estudantes. √ Oferta de cursos de redação para os alunos. √ Dificuldade em aulas expositivas pela timidez. √ Avaliação disciplinar.

20 Avaliação Docente: processo e reciprocidade


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