A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO OPERAR UM ANDON Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO OPERAR UM ANDON Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin."— Transcrição da apresentação:

1 COMO OPERAR UM ANDON Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin

2 QUALIDADE NA FONTE Filosofia que coloca a responsabilidade pela qualidade em cada ponto da produção, pois cada operador inspeciona não só o seu próprio trabalho, como o trabalho resultante dos processos anteriores. O objetivo é não deixar o defeito seguir adiante no processo. Poka-Yoke

3 GESTÃO VISUAL Tem como objetivo proporcionar a informação de forma mais simples e clara, visando sempre a melhoria do desempenho e não apenas uma forma de exibição dos resultados.

4 ANDON E A GESTÃO VISUAL O andon é uma forma de gestão visual das ocorrências no local de trabalho. É apresentado em forma de quadro e sinalizadores sonoros e luminosos.

5 ANDON E A QUALIDADE NA FONTE O andon vai ao encontro da idéia de Qualidade na fonte, pois ele para a linha nos casos em que os problemas nela identificados não são imediatamente corrigidos, impedindo que o defeito passe ao processo seguinte.

6 ANDON Termo japonês para lâmpada. Ferramenta de gestão visual que mostra o estado das operações em uma área em um único local e avisa quando ocorre algo anormal. (Léxico Lean) Ferramenta para ajudar a parar e identificar anormalidades.

7 ANDON Também é importante para a gestão da fábrica por quantificar o tempo que uma linha parou por um determinado motivo e o tempo total de parada de produção daquela linha no final do dia. Quadro de acompanhamento da produção: Motivos de parada são quantificados (quanto tempo) e qualificados (o que aconteceu).

8 TIPOS DE ANDON Quadro de meta da produção: São geralmente quadros suspensos que são constantemente atualizados durante o turno.

9 TIPOS DE ANDON Sinal de trânsito: Lâmpadas vermelha, amarela e verde que mostram visualmente a posição de um posto de processamento ou uma máquina. Pode até ser uma simples lâmpada ligada a um dispositivo de inspeção, mostrando uma condição passa-não-passa.

10

11 EXEMPLO TOYOTA

12

13

14

15 SISTEMAS ANDON Os alertas gerados podem ser registrados em softwares de forma a gerar uma base sólida de informações. Com essa base, elas podem ser estudadas, analisadas e hackeadas para programas de melhoria continua. Os sistemas modernos de Andon podem incluir gráficos, textos ou mesmo áudio, visto que todos estes recursos podem ser implementados se o quadro for um televisor de LED por exemplo. O áudio pode conter melodias ou mesmo sons diferentes, cada qual correspondente a um defeito ou área a ser acionada.

16 EXEMPLO – EMPRESA CONTINENTAL Utilizado para controlar o ritmo de trabalho; 7 lâmpadas no posto gargalo da linha de montagem. Controle visual do ritmo de trabalho estabelecido pelo Takt Time. O Takt Time foi dividido pela quantidade de lâmpadas, que foram programadas para acender uma após a outra na mesma quantidade de tempo. As lâmpadas vermelhas indicam que o tempo para montar a peça está chegando ao fim. Caso o operador não consiga montar a peça até a última lâmpada acender, todas as lâmpadas piscam simultaneamente, indicando atraso na montagem.

17 Indica qual posto das linhas de montagem está com algum problema; Quando a luz vermelha está acesa, indica problemas no posto e direciona a manutenção para o determinado posto. EXEMPLO – EMPRESA CONTINENTAL

18 CONCLUSÃO É necessária uma boa sistemática de exposição e resolução dos problemas para que o investimento na gestão visual através da utilização de andon seja válido. Diferencial do STP: Comprometimento e desenvolvimento das pessoas quanto à resolução dos problemas, mas ainda mais importante é que os problemas fiquem visíveis para que o desperdício seja eliminado.

19 CONCLUSÃO Mostra o ritmo do Takt para todas as estações de trabalho (padrão a ser seguido); Regula o Trabalho padronizado dos operadores; Identifica onde o problema esta ocorrendo ou aconteceu;

20 CONCLUSÃO Aciona toda uma Cadeia de Ajuda, começando o ciclo pelo líder da área, passando pelo supervisor, gerentes, diretores e até chegando a um grupo multi-funcional composta de responsáveis de várias áreas de apoio. É de suma importância no processo de detecção e eliminação das anormalidades dentro do tempo Takt.

21

22 ANDON x DEMAIS TEMAS Lean Manufacturing Jidoka Andon Cadeia de Ajuda

23 ANDON x DEMAIS TEMAS Cadeia de Ajuda Heijunka Kaizen Jidoka Tempo Takt Sistema puxado


Carregar ppt "COMO OPERAR UM ANDON Ana Carolina de Souza Larissa Orsi Mauana Dalmollin."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google