A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BANDA DESENHADA LINGUAGEM VERBAL ESCRITA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BANDA DESENHADA LINGUAGEM VERBAL ESCRITA"— Transcrição da apresentação:

1

2 BANDA DESENHADA LINGUAGEM VERBAL ------------------- ESCRITA
MEIO DE COMUNICAÇÃO MISTO LINGUAGEM VERBAL ESCRITA LINGUAGEM NÃO VERBAL IMAGEM Conta histórias através da conjugação de imagens e texto, numa determinada sequência narrativa. Emissor ESCRITOR - ILUSTRADOR Receptor LEITOR

3 Índice Origem da BD Desenvolvimento da BD Cronologia da BD
A Banda Desenhada em Portugal Linguagem da BD Representação gráfica da BD

4 Origens da BD Devemos olhar para as origens da BD em duas perspectivas separadas: antes da invenção da imprensa, procurando os antepassados das imagens populares. depois da invenção da imprensa, nas imagens já impressas.

5 Os Antepassados - Pré-História
As pinturas pré-históricas parecem representar cenas isoladas : aqui um mamute, ali um caçador matando um bisonte, mais adiante um cavalo a galope. Nestas primeiras imagens traçadas pelo homem, descobrimos, no entanto, técnicas de representação ainda hoje utilizadas, especialmente na BD.

6 Antiguidade: O Egipto O aparecimento da escrita que se liga ao desenho deu origem à criação de um género de comunicação que se encontra intimamente ligado com a origem das nossas BDs : o texto ilustrado ou a ilustração comentada por um texto.

7 Idade Média Foi na Idade Média que se formaram os elementos que originaram a BD moderna, ainda dispersos por falta de técnicas de reprodução.

8 As Imagens Impressas No séc. XV, a revolução técnica produzida pela imprensa abria um importante período na história das imagens populares, que progrediria nos séculos seguintes, embora fosse necessário esperar pelo séc. XIX para o nascimento da grande imprensa e para o início de uma nova era na BD.

9 AS ILUSTRAÇÕES Romantismo e Realismo
Os artistas do séc. XIX desenvolveram um tipo particular de imagem popular e burguesa, através das ilustrações dos romances da época e das reedições ilustradas de obras antigas.

10 O cartaz Modernismo Os cartazes publicitários desenhados surgiram em forma impressa na segunda metade do séc. XIX. O cartaz e a BD obedecem às mesmas regras gráficas: exigências de impressão esquematismo do traço simplicidade das cores.

11 Desenvolvimento da BD 1889 - 1929 1929 - 1945 Estilo Europeu
Estilo Americano Idade do Ouro Os heróis (1929 – 1937) Os super – heróis (1938 – 1945)

12 A partir do início do séc
A partir do início do séc. passado, a imprensa para jovens adquiriu em França a fisionomia que ainda hoje conhece – as BDs publicadas em revistas, que, depois do sucesso obtido foram rapidamente editadas em álbuns.

13 Por volta de 1930 a BD começa a utilizar os rectângulos e balões para inclusão
do texto. É nesta altura que George Rémi, mais conhecido por “Hergé”, o criador de Tintin, inicia a sua obra. Em Inglaterra, o nascimento da BD foi extremamente rápido e influenciado pela grande tradição da caricatura.

14 Estilo Americano Paralelamente a esta evolução europeia, os Estados Unidos desenvolveram a sua própria BD. Esta apresenta três características diferentes, todas decorrentes do facto de ser publicada na grande imprensa. O grande volume de obras produzidas e a variedade do género. A forma da BD, incluída numa banda simples de quatro ou cinco rectângulos. A BD, chamada de comic strips, era lida por crianças e adultos.

15 Mickey foi também criado para o desenho animado por Walt Disney e Ub Iwerk em Em torno de Mickey elaborou-se todo um mundo maravilhoso, com enorme êxito junto das crianças, e deu-se início a uma era dedicada a estes heróis inocentes e divertidos.

16 A IDADE DE OURO DA BD A BD AMERICANA 1929-1945
Entre estas datas desenvolveu-se nos Estados Unidos a BD heróica. Inicialmente com heróis humanos, depois com heróis sobre-humanos, correspondendo, assim, a uma idade do ouro, tal o seu sucesso e a sua expansão.

17 Durante apenas nove anos apareceram vinte e cinco heróis de BD – só para falar dos mais célebres. Ao mesmo tempo, nasceram os diversos géneros: a BD de aventuras, as exóticas, sentimentais, policiais, medievais, de ficção científica, westerns, etc.

18 Popeye, o marinheiro apreciador de espinafres, criado por Elzie Crisler
Segar, assim como os seus companheiros e família: a namorada Olive Oyl, o mau Bluto, o pai Poppa, e outros.

19 Tarzan, imaginado em 1912 por Edgar Rice Burroughs, foi transposto
para a BD com desenhos de Harold Foster e, mais tarde, para o cinema por Burne Hogarth.

20 Nos anos 30 são criados por Walt Disney os amigos e familiares de Mickey :
Minnie, a namorada ;Clarissa, a vaca ; Horace Colar, o cavalo ; Pluto, o cão ; Donald, o pato, assim como os três porquinhos, os esquilos, o lobo mau e o lobinho, o coelho Bugs Bunny.

21 Os super-heróis O Superman tem desde o início as características que virão a ser comuns a todos os super - heróis: uma dupla identidade, poderes extraordinários, uma força espantosa e um corpo atlético num vestuário apelativo. Este super - herói combate pela verdade e pela justiça contra vilões sinistros e salvando vítimas inocentes.

22 Batman, o homem morcego, iniciou-se em 1939 com Bob Kane.
Em comparação com os poderes do Superman este herói criou um arsenal tecnológico prodigioso (a viatura batmobile, o avião batplane) e combate inimigos bem distintos, como Catwoman, Penguin, Joker e Mr. Freeze.

23 Cronologia da BD Pintura rupestre Hieróglifos egípcios

24 A célebre Tapeçaria de Bayeux data de 1077
A célebre Tapeçaria de Bayeux data de Esta notável peça conta, em 70 m de tecido, a história da invasão e conquista da Inglaterra por Guilherme "O Bastardo", duque da Normandia. Cena com balões. Suplemento Burlesco, Patriota #960,

25 Narração ilustrada. Jornal Para Rir #2 (2ª série),13-Ago-1857
Revista Popular #18, 3-Ago-1850 Narração ilustrada. Jornal Para Rir #2 (2ª série),13-Ago-1857

26 Mickey - O primeiro desenho animado
famoso (1926 ). A banda desenhada com movimento! O avô dos desenhos animados foi o inventor francês Émile Raynaud, com o seu Teatro Óptico, fundado em 1888.

27 Tarzan (1929) Buck Rogers (1929)
O primeiro comic realista - desenhado por Harold Foster. Buck Rogers (1929) O primeiro herói de ficção - científica.

28 Flash Gordon (1934) Mandrake (1934)
O mais famoso herói de ficção - cientifica. Mandrake (1934) O famoso herói de Lee Falk.

29 Fantasma (The Phantom) - 1936
O famoso herói de Lee Falk. Superman (1938) O mais famoso herói sobre - humano.

30 The Yellow Kid O primeiro comic nos U.S.A (1895).
The Yellow Kid, o primeiro comic a cores ( ). Estas narrações foram denominadas Comics porque durante 25 anos foram essencialmente cómicas.

31 Garth (1943) O mais famoso herói inglês.
Aparecem em Itália as fotonovelas (1947). Fotografias com balões.

32 Desenhos com cor e relevo
Tarzan de carne e osso. Adaptação de um filme ao estilo da banda desenhada Desenhos com cor e relevo Dan Dare Desenhos de cor e relevo

33 Desenhos e imagens reais
Desenhos feitos com o auxílio de computadores

34 Toy Story Arthur em CD-ROM Banda desenhada interactiva.
BD em que um objecto se anima quando lhe clivamos com o rato. Toy Story Desenhos feitos por computadores. Adaptação do cinema à BD.

35 Banda Desenhada, literatura, TV e cinema convergem todos
para os videogames de realidade virtual.

36 Raphael Bordalo Pinheiro (1846 – 1905)
foi um dos pioneiros da BD, com a figura típica do Zé Povinho, figura que representava as classes populares mais humildes da população.

37 A realização de uma BD inicia-se sempre com a criação de um pequeno texto literário, o argumento, que contem a ideia geral da história e o fio condutor dos principais acontecimentos. Depois de escreveres ou escolheres a história que queres contar deves planear a sequência de imagens - elaborar o guião

38 Guião Localizar a narrativa no espaço e no tempo.
Criar as personagens principais da história. Planear as cenas e os diálogos.

39 A criação de uma BD inicia-se sempre pela localização da narrativa no espaço e no tempo.

40 Personagens Necessitam de ter uma expressividade muito especial, sendo as expressões do rosto essenciais.

41 Alegria Tristeza

42 Medo Aborrecimento

43 Malícia Ingenuidade

44 As personagens principais devem ser caracterizadas física e psicologicamente.

45 Representação gráfica da BD
Prancha - página de BD, constituída pelo conjunto das várias tiras e vinhetas. Tira - conj. de vinhetas dispostas na horizontal e ocupando toda a largura da folha. Vinheta - espaço onde se desenrola uma cena.

46 Prancha

47 Balões Podem ter formas variadas e exprimem sentimentos, pensamentos e diálogos das personagens, apontando a personagem emissora. Balão de fala Balão de pensamento – tem contorno em arcos e apêndice em bolinhas.

48 Balão musical – tem notas musicais
ou pautas. Balão oof – para as vozes que chegam de fora da vinheta. A ponta fica fora do quadrado.

49 Balão de grito – tem contorno irregular e letras mais fortes para mostrar o nível elevado de voz.
Balão de fala baixo.

50 Balão exclamativo – sugere espanto.
Balão de fala colectiva - representa a fala de várias personagens. Balão interrogativo - transmite dúvidas, questões.

51 Legendas e cartuchos Servem para o autor dar informações complementares. A legenda aparece colocada na horizontal por cima da vinheta. O cartucho ocupa um espaço vertical entre as vinhetas.

52 Onomatopeias Metáforas visuais
São signos gráficos que pretendem reproduzir certos sons da acção. Metáforas visuais São sinais gráficos que substituem as palavras, indicando as emoções ou os pensamentos das personagens.

53 Signos Cinéticos – elementos que dão a sensação de movimento ou dinâmica.

54 Planos Plano geral Plano de conjunto Plano médio Plano americano
Plano aproximado Primeiro plano Grande plano Plano de pormenor

55 Planos de visão Plano Geral - Caracteriza o ambiente em que se desenrola a acção. Plano de Conjunto - Localiza as personagens no cenário.

56 Plano Médio Plano Americano
As personagens são apresentadas de corpo inteiro, tomando praticamente a altura da vinheta. Plano Americano As personagens aparecem cortadas aproximadamente à altura dos joelhos.

57 Plano Aproximado Primeiro Plano
As personagens aparecem cortadas pela cintura. Primeiro Plano As personagens aparecem cortadas pelos ombros.

58 Grande Plano Plano de Pormenor
Coloca a personagem em evidência, com grande aproximação. Plano de Pormenor Identifica um pormenor importante da cena.

59 Ângulos de visão Picado Contrapicado
Representa a cena vista de cima para baixo. Contrapicado Representa a cena vista de baixo para cima.

60 COR A cor é um elemento muito importante que permite valorizar ambientes e pormenores. Ajuda a caracterizar as personagens e os seus estados de espírito. Reforça certas imagens e situações.

61 Elabora a tua BD Diverte-te ... aprendendo! Zélia Pereira


Carregar ppt "BANDA DESENHADA LINGUAGEM VERBAL ESCRITA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google