A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos Internacionais Alguns casos de separatismo recentemente bem sucedido, por via militar ou mais ou menos violenta, incluem: A Namíbia, da África.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos Internacionais Alguns casos de separatismo recentemente bem sucedido, por via militar ou mais ou menos violenta, incluem: A Namíbia, da África."— Transcrição da apresentação:

1

2 Conflitos Internacionais

3 Alguns casos de separatismo recentemente bem sucedido, por via militar ou mais ou menos violenta, incluem: A Namíbia, da África do Sul, em 1990 A Croácia, da antiga Iugoslávia, em 1991; A Bósnia, da antiga Iugoslávia, em 1992; A Eritréia, da Etiópia, em Por via pacífica, mediante referendo, atingiram recentemente a independência, países como: As repúblicas bálticas da ex-União Soviética (Estônia, Letônia e Lituânia, em 1991) A Eslovênia, da antiga Iugoslávia, em 1990 A Eslováquia e a República Checa, que formavam a Checoslováquia, em 1993 Timor-Leste, da Indonésia (mediante referendo após uma longa e violenta guerra de resistência, em 2002) Montenegro, em 2006, emancipado da Sérvia mediante um referendo de autodeterminação. A independência de Kosovo, emancipado da Sérvia em 2008, ainda não pode ser tida como bem-sucedida, eis que não foi até o momento reconhecida pela Sérvia, Rússia e outros países. Sua independência também não pode ser tida por pacífica ainda, devido à ameaça constante de guerra, tanto civil, podendo envolver a minoria sérvia do norte do país, como externa, contra a própria Sérvia.

4

5

6

7 NOVO MAPA (AMERICANO) DA AMÉRICA DO SUL

8 O conselho de segurança foi criado logo após a Segunda Guerra Mundial para resolver os conflitos internacionais com soluções diplomáticas. Nesse conselho existem 5 países com poder de veto são: China, EUA a maior potência do início do século XXI, França com influência napoleônica, A Inglaterra com sua forte economia e por fim a Rússia ex-união soviética(URSS) antiga potência socialista que entrou em decadência. E também existem outros 10 países, são rotativos.

9 Durante a existência da ONU houveram casos em que ela não atuou, ou seja, não fazendo o seu principal objetivo que é salvaguardar a paz mundial. Esses casos ocorreram no Iraque, Tibet, no Timor leste, na praça da paz celestial e também em muitos outros lugares. A ONU pussui uma conselho de segurança que foi estruturado para atuar em casos que possam interferir no principal objetivo da ONU.

10 CONFLITO LESTE X OESTE ( )

11 Conflito Norte e Sul PÓS 1989

12 BLOCOS ECONÔMICOS

13 Áreas de Influência

14

15 PRINCIPAIS CONFLITOS INTERNACIONAIS 1- Irlanda e Irlanda do Norte 2- Na Espanha e na França 3- Nos Balcãs 4- Ruanda e Burundi 5- Colômbia 6- Israel x Árabes 7- Índia e Paquistão 8- Taiwan e China 9- Turquia, Iraque, Síria, Armênia, Irã, Paquistão 10- Timor Leste 11- Coréia do Norte e do Sul 12- Rússia

16 Conflitos étnicos - religiosos Bósnia-Herzegovina Kosovo Chechênia

17 Onde está a PAZ?

18 TODOS OS CONFLITOS PODEM SER RESOLVIDOS! O mediador Martti Ahtisaari, vencedor do Prêmio Nobel 2008, disse que todos os conflitos podem ser solucionados, e fez um apelo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para que se esforce para trazer paz para o Oriente Médio. "Todos os conflitos podem ser solucionados, e não há desculpas para permitir que eles se tornem eternos", afirmou Ahtisaari na cerimônia de entrega do Nobel, em Oslo.

19

20 FOME – Pode ser causa de vários conflitos neste século A crise econômica fará com que o número de famintos ultrapasse, pela primeira vez, a marca de 1 bilhão de pessoas em A estimativa é da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Estado de S. Paulo,

21 ÁGUA- MOTIVO DE TENSÃO

22 A DOUTRINA BUSH E O EIXO DO MAL

23 IRAQUE E AFEGANISTÃO “COMBATE AO TERRORISMO”

24

25

26 O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. Osama Bin Laden Presidente da Coréia do Norte, Kim Jong-Il O cabeleireiro Bush apara as pontas do cabelo de Kim Jong Il... com Ahmadinejad a espreitar sorrateiramente...

27

28 A questão Basca e Irlandesa

29 A Questão Basca

30

31 QUESTÃO BASCA Países envolvidos França e Espanha Causas do conflito Diferenças étnicas entre os espanhóis, franceses e o povo Basco. Interesses políticos,territoriais e econômicos. Ações terroristas do ETA

32 A organização Euskadi Ta Askatasuna, mais conhecida pela sigla ETA, (Pátria Basca e Liberdade) é um grupo armado clandestino e ilegal, de ideologia independentista marxista e revolucionária, que pratica a luta armada como meio para conseguir a independência de Euskal Herria ( do País Basco). marxistaEuskal Herria

33

34 Em 11/03/2004 uma série de explosões em trens no centro de Madri, que matou mais de 180 e deixou centenas de feridos, abalou a Europa.

35 O ETA é considerado uma organização terrorista pela União Européia e pelos Estados Unidos. Começou a luta armada em 1968, exigindo um país basco independente no norte da Espanha e sudoeste da França. Desde então matou mais de 800 pessoas, na maioria em território espanhol. O grupo declarou um cessar-fogo unilateral em março de 2006 e começou negociações de paz com o governo do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. Porém, não houve acordo e em dezembro de 2006 o ETA detonou um carro-bomba no aeroporto de Barajas, em Madri, matando duas pessoas.

36 A Questão Irlandesa Domínio Britânico em 1897

37 A Questão Irlandesa X

38

39

40 CAUSAS DO CONFLITO Invasão da ilha da Irlanda pelos Ingleses Posse da Irlanda do Norte por parte do Reino Unido Fraca participação dos católicos no governo da Irlanda do Norte Diferenças religiosas – Católicos x Protestantes Atuação terrorista do IRA

41 O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo paramilitar católico que intenciona que a Irlanda do Norte separe-se do Reino Unido e seja re-anexada à República da Irlanda. Utiliza-se de métodos tidos como terroristas, principalmente ataques à bomba e emboscadas com armas de fogo. Tem como alvos tradicionais os protestantes, políticos unionistas e representantes do governo britânico. O IRA tem ligações com outros grupos nacionalistas irlandeses e seu braço político é o partido nacionalista Sinn Fein.

42 Imagem de arquivo de manobras militares a cargo de guerrilheiros irlandeses


Carregar ppt "Conflitos Internacionais Alguns casos de separatismo recentemente bem sucedido, por via militar ou mais ou menos violenta, incluem: A Namíbia, da África."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google