A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manejo de Recursos Naturais EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO Prof. Fernando Pires.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manejo de Recursos Naturais EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO Prof. Fernando Pires."— Transcrição da apresentação:

1 Manejo de Recursos Naturais EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO Prof. Fernando Pires

2 Nas aulas passadas... Manejo de Zonas Costeiras Conceito Importância Premissas Estudo de Caso

3 Educação Ambiental "A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida". Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977) O reconhecimento internacional desse fazer educativo como uma estratégia para se construir sociedades sustentáveis remonta à década de 70, em Estocolmo, quando se instituiu o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA). Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

4 Educação Ambiental BRASIL Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.“ Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

5 Educação Ambiental Deve-se mencionar que a educação ambiental surge no Brasil muito antes da sua institucionalização no Governo Federal. Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Além de artigos de brasileiros ilustres e de uma primeira legislação conservacionista já no século XIX e início do século XX, temos a existência de um persistente movimento conservacionista e, no início dos anos 70, ocorre a emergência de um ambientalismo que se une às lutas pelas liberdades democráticas, que se manifesta através da ação isolada de professores, alunos e escolas.

6 Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi -PNUMA- Programa Internacional de Educação Ambiental - PIEA Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Programa Latino Americano e Caribenho de Educação Ambiental Histórico Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

7 Histórico no Brasil Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

8 Histórico no Brasil Conceitos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

9 Entraves Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Educação Ambiental Processo de médio à longo prazo; Obsolescência de ferramentas e ‘resultados’; Metas imateriais; Banalização dos processos; Amplitude de metodologias; Falta de ‘formalidade’ do processo; Descrédito das comunidades envolvidas.

10 Potencialidades Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Educação Ambiental

11 Relações Qual a relação entre Educação Ambiental e a Conservação? Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

12 Relações Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Educação Ambiental Multidisciplinaridade Transdisciplinaridade

13 Relações Qual o “público” da Educação Ambiental nas UCs? Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

14 Relações Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Público Externo Turismo Acadêmico Público Interno Comunidade Escolas Empreendedores Clientes Acionistas

15 Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Focos Educação sobre o meio ambiente. Embasada na “transmissão de fatos, conteúdos e conceitos, onde o meio ambiente se torna um objeto de aprendizado”. Educação no meio ambiente. Também chamada de educação ao ar livre, usa o contato com a natureza – ou com o contexto biofísico e sociocultural do entorno da escola ou da comunidade – como meio de aprendizado. Educação para o meio ambiente. Utiliza o meio ambiente como meta do aprendizado, buscando engajar a/o educanda/o, para que aprenda a resolver e prevenir os problemas ambientais. Educação a partir do meio ambiente. Proposição do Órgão Gestor, incorpora fatores como “saberes tradicionais e originários que partem do meio ambiente, as interdependências das sociedades humanas, da economia e do meio ambiente; a simultaneidade dos impactos nos âmbitos local e global; uma revisão dos valores, ética, atitudes e responsabilidades individuais e coletivas”.

16 Ecoturismo Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas

17 Ecoturismo Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas

18 Etnoecologica Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas

19 Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

20 Atividade ATÉ O DIA 03/12, ÀS 23:59h. IMPRETERIVELMENTE, TODOS DEVEM ENVIAR A AUTO-AVALIAÇÃO PARA O título do AUTO-AVALIAÇÃO - MRN - EQUIPE ___________ No corpo do deve conter a nota que você se daria e a nota que você daria a TODOS os componentes da equipe.


Carregar ppt "Manejo de Recursos Naturais EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO Prof. Fernando Pires."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google