A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Docente: Dr. Nuno Corte Real.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Docente: Dr. Nuno Corte Real."— Transcrição da apresentação:

1 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Docente: Dr. Nuno Corte Real

2 Ajuste da criança ao ambiente físico e social EDUCAÇÃO Através da aquisição de experiências Pelos chefes de família e sacerdotes Puberdade: acontecimento importante para a formação moral Transmissão de saberes-fazer com o objetivo imediato de satisfazer as necessidades de alimentação, vestuário e abrigo Adestramento dos mais novos através de jogos-imitação

3 Nos povos primitivos podemos caracterizar, ainda que de forma rudimentar, três formas fundamentais de educação: Educação Física  Através do jogo e da imitação, as crianças aproveitam para se exercitarem.  Imitam atividades de tecelagem, a construção de abrigos e de armas, a confeção de adornos. Educação Intelectual  Conforme o sexo e o modus vivendi da tribo.  Preparação das mulheres para o lar, para criação dos filhos e para colaborarem com os maridos nalgumas tarefas.  Educação prática que permite à criança prover as suas próprias necessidades e, mais tarde, as da família e as da comunidade. Educação Moral  Transmissão de determinados preceitos morais e espirituais.  Exibição de um comportamento respeitoso para com os pais e os mais velhos.  Sentimento de honra, fidelidade e obediência às autoridades legítimas.

4 Em síntese A educação primitiva incidia, portanto, sobre o saber (conhecimentos), o fazer (aptidões técnicas), o ser (valores) e o estar (reconhecer a sua posição na sociedade e agir em conformidade com ela). Tudo isto absorvido naturalmente por impregnação, não havendo espaço para a inovação, originalidade ou criatividade pessoal.

5 Nasceu em 551 a.C. Família de origem nobre mas bastante humilde Desempenhou o cargo de ministro da justiça Tornou-se um professor famoso Aos 50 anos começa a viajar por toda a China a divulgar os seus conhecimentos Diversos governantes passaram a inspirar-se nas ideias de Confúcio, para a organização da sociedade Busca pelo “Tao” Pregava que cada um cumprisse com o seu dever de forma correta. …..é, ainda hoje, o mais influente filósofo chinês

6 O pressuposto do pensamento confucionista é que o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos, chegar a uma vida virtuosa que lhe permita comportar-se corretamente, conforme o seu papel na sociedade. 1.Formação: O ponto de partida é a formação do indivíduo. Através do ensinamento e da autodisciplina, o indivíduo chega ao conhecimento e à prática da virtude. 2. Família: O primeiro âmbito em que o ser humano se forma e aprende a agir com autenticidade é a família. O filho aprende com os pais, o filho deve aos pais respeito, obediência, deferência, sustento na velhice, enquanto o pai dá ao filho, proteção e ajuda na sua formação.

7 3. Sociedade: O segundo âmbito é a sociedade, onde se aprendem e se praticam as virtudes sociais, sobretudo, a justiça (yi), a generosidade para com os outros, o perdão (shu) e a benevolência (ren). 4. Estado É no Estado, que coincide com sociedade ou mundo civil, em contraposição a uma condição de não civilização, que o homem aprende e pratica a virtude da lealdade- fidelidade (zhong).

8 Transmissor de valores e ideais da sociedade “Escola como agente educativo”; Postura do professor perante os alunos; As suas ideologias são observáveis ao nível micro e macro da docência.

9 MORTE Discípulos :Platão, Xenofonte, Aristóteles; Considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes; Platão, discípulo de Sócrates desde os vinte anos, transforma-o na personagem central dos seus diálogos; Embora Aristóteles não o tenha conhecido directamente, não deixa de o referir nas suas obras cerca de 40 vezes; Depois de uma vida inteira dedicada a interrogar os seus concidadãos, é acusado de corromper os jovens contra a religião e as leis da cidade.

10 Um dos fundadores da atual filosofia ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” Virtude não pode ser ensinada às pessoas “Só sei que nada sei" Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a conhecerem seus desconhecimentos

11 Diálogo (Maiêutica) Ironia

12 Professor – orientador de conhecimento; Criar as nossas próprias conceções; “Conhece-te a ti mesmo. Torna- te consciente da tua ignorância e serás sábio”; “Só sei que nada sei”. Incitou o culto do corpo

13 Apresentação de um Vídeo

14  Discípulo de Platão  Suas reflexões filosóficas (originais e reformuladas da tradição grega) configuraram um modo de pensar inegualável;  Prestou contribuições para o pensamento humano destacando-se: ética, política, física, metafísica, biologia, e outras áreas do conhecimento humano;  Os seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo;  Para Aristóteles, ser feliz e ser útil à comunidade constituíam dois objetivos fundamentais;  “A educação, como um caminho para atingir a vida pública”.

15  Crianças necessitam de movimento para evitar que o corpo fique frouxo;  Pilares da Educação são a leitura e a escrita, a ginástica, a música e o desenho;  Jogos são importantes e comparados a uma terapia de bem-estar;  Deve-se praticar ginástica com moderação para não contrariar o desenvolvimento harmonioso físico;  A mente e o corpo não devem ser duramente exercitados ao mesmo tempo;

16  Enquanto professores de E.F. é nossa função promover o desenvolvimento global dos alunos;  O professor de E.F. tem de incentivar do desenvolvimento tanto a nível físico, cultural, social e intelectual;  Aristóteles associava a prática desportiva ao bem-estar, prazer e lazer. Atualmente, os professores tornam as aulas maçadoras em detrimento do prazer, bem-estar e momentos de felicidade que a prática desportiva proporciona.

17 Obrigada pela Atenção!


Carregar ppt "2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Psicologia da Educação Docente: Dr. Nuno Corte Real."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google