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C S C W Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática

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Apresentação em tema: "C S C W Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 C S C W Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Matemática
Fundamentos da Engenharia de Software Prof. Schneider

2 INTRODUÇÃO A constante preocupação com a necessidade de aumento da produtividade nas organizações deu início à chamada "automação de escritório“; Essa automação pode ser definida como a busca da transformação de aplicações individuais em ferramentas que permitam acesso simultâneo a grupos de usuários; O fato das organizações estarem distribuídas em lugares diferentes, de forma que seus profissionais precisem trabalhar com colegas distantes, e necessitem de resultados rápidos, foi uma das razões para o surgimento do CSCW;

3 INTRODUÇÃO Ao longo dos anos, os estudos foram sendo direcionados para a análise do comportamento de grupos no desempenho de atividades, com o objetivo de desenvolver tecnologias mais adequadas para o suporte ao trabalho cooperativo; Dessa forma, o termo "automação de escritório" foi sendo gradativamente substituído pelo CSCW, ou Trabalho cooperativo apoiado por computador; Esta idéia foi introduzida Irene Grief e Paul Cashman, em 1984, como "uma via para descrever como a tecnologia dos computadores pode ajudar os utilizadores a trabalhar em grupo".

4 Mapa conceitual - CSCW

5 GROUPWARE

6 GROUPWARE É a palavra da língua inglesa que designa as ferramentas computacionais existentes para facilitar a comunicação, colaboração e coordenação de ações de diversas pessoas; Trata-se de uma série de ferramentas - sejam elas software ou hardware - que permitem que pessoas trabalhem melhor juntas, o que facilita a integração, possibilita mais criatividade e inovação dentro da empresa, além de também permitir que respostas sejam encontradas mais rapidamente;

7 GROUPWARE Tipicamente, as ferramentas de groupware representam uma evolução das antigas ferramentas de Workgroup, sendo estas caracterizadas por trazerem maior produtividade para cada pessoa isoladamente; Assim, por exemplo, se anteriormente as pessoas usavam ferramentas de agenda isoladamente, a partir da evolução para o groupware, a ferramenta de agenda passa a ser colaborativa; através da rede, todos podem ver as agendas dos demais e até mesmo agendar reuniões;

8 GROUPWARE As ferramentas Groupware podem ser divididas em dois tipos:
Síncronas: Os usuários trabalham juntos e ao mesmo tempo; Valoriza-se a interação, visto que o tempo de resposta entre a ação de um participante e a reação de seus companheiros é curto. Assíncronas: Os usuários trabalham em diferentes instantes de tempo; Utilizadas quando se deseja valorizar a reflexão dos participantes, pois estes terão mais tempo antes de agir.

9 GROUPWARE Exemplos de Ferramentas GroupWare: Ferramentas Síncronas:
a) Quadro de Aviso Compartilhado: permite que duas ou mais pessoas vejam e escrevam em um "quadro" compartilhado, mesmo à distância. b) Vídeo Comunicação: estes sistemas permitem chamadas two-way ou multi-way chamando vídeos ao vivo, como um sistema telefônico com um componente visual adicional. c) Sistemas de Chat: permitem que várias pessoas em tempo real escrevam mensagens de texto em um espaço público. d) Sistemas de Suporte a Decisão: são projetados para facilitar a tomada de decisão em grupo. Eles podem prover ferramentas para brainstorming, idéias, ponderações e probabilidades em eventos e alternativas, e votação.

10 GROUPWARE Ferramentas Assíncronas
a) é a aplicação de groupware mais comum. b) Newsgroups e Lista de Mailing: são semelhantes a sistemas de , mas são direcionadas a mensagens entre grandes grupos de pessoas ao invés da comunicação um para um. c) Sistemas de Workflow: permitem que tarefas e documentos sejam distribuídos através dos membros de empresa segundo um fluxo pré-definido e estável. Este tipo de aplicação será discutido com mais detalhes posteriormente. d) Calendários Compartilhados: permitem agendamento, gerenciamento de projetos e coordenação entre várias pessoas. e) Sistemas Colaborativos de Edição: oferecem suporte em tempo real ou não. Processadores de textos podem oferecer suporte assíncrono mostrando autoria e permitindo que usuários acompanhem mudanças e façam anotações nos documentos.

11 Exodus – assíncrono e síncrono
GROUPWARE Exodus – assíncrono e síncrono Permite: troca de mensagens troca de arquivos awareness (status do usuário)

12 GROUPWARE NetMeeting – síncrono Permite conferência via: vídeo áudio
dados

13 GROUPWARE Visual SourceSafe
Permite o controle de atualizações de arquivos em ambientes de desenvolvimento que envolve mais de um desenvolvedor.

14 GROUPWARE TASKER Permite a comunicação entre os gerentes do projeto com desenvolvedores, através de tarefas. Permite o acompanhamento das tarefas através de seu status. Ex:. Tarefa em andamento, Tarefa concluída, Tarefa reprovada ... É possível comentar tarefas e outras coisas mais...

15 WORKFLOW

16 WORKFLOW É o processo através do qual tarefas individuais convergem para completar uma transação - um processo de negócio bem definido - dentro de uma organização; Ele consiste na automação de procedimentos e fluxo de serviços onde documentos, informações ou tarefas são passadas de uma pessoa para outra através de uma via controlada por regras e procedimentos; O objetivo proposto pelo Workflow é a melhoria da coordenação do trabalho facilitada pela disponibilidade de uma infra-estrutura de comunicação;

17 WORKFLOW As principais funcionalidades dos sistemas de workflow disponíveis no mercado são as seguintes: Roteamento de trabalho: predefine a seqüência em que as atividades serão executadas, podendo ser baseado em respostas e em regras; Invocação automática de aplicativos: o aplicativo adequado para a realização da tarefa pode ser invocado automaticamente, através do sistema de gerenciamento de workflow; Distribuição dinâmica de trabalho: determinar qual participante irá executar a tarefa;

18 WORKFLOW Priorização de trabalho: a maioria dos sistemas de workflow permite que a prioridade de uma instância seja alterada, em geral por um usuário administrador; Acompanhamento do trabalho: capacidade de acompanhar uma determinada instância de workflow e descobrir imediatamente seu status atual de processamento, sob a responsabilidade de quem está no momento, e quanto tempo ela está esperando na atividade atual; Geração de dados estratégicos: através do armazenamento de certos atributos de cada instância de workflow executada, pode-se criar uma base de dados que reflete a eficiência e a eficácia dos processos atualmente desempenhados pela organização.

19 WORKFLOW Um aspecto que deve ser levado em conta, quando se trata de workflow, é a questão dele possuir características híbridas, ou seja, pode ter participantes humanos ou automatizados; Desta forma, em um workflow podem ser utilizadas ferramentas gerenciadoras de tarefas que interpretam e agem sobre eventos, como também podem interferir pessoas; Finalmente, a idéia de workflow é direcionada a processos de negócios. Em cada organização os processos de negócios apresentam características próprias, assim deve-se levar em consideração a importância do fluxo de trabalho para o sucesso da organização, modelagem e reengenharia destes processos.

20 AWARENESS

21 AWARENESS Pode ser conceituada como a contextualização das atividades individuais através da compreensão das atividades realizadas por outras pessoas; Em outras palavras, Awareness refere-se a ter conhecimento das atividades do grupo, saber o que aconteceu, o que está acontecendo e/ou o que poderá vir a acontecer, além do próprio conhecimento do que é este trabalho e o grupo ; Awareness significa uma compreensão do estado total do sistema, incluindo atividades passadas, status atual e opções futuras;

22 AWARENESS Estar atento aos colegas e às atividades por eles desempenhadas representa papel importante na fluidez e na naturalidade do trabalho, o que faz da awareness peça chave para qualquer forma de cooperação, uma vez que perceber, reconhecer e compreender as atividades dos outros é um requisito básico para a interação humana e a comunicação em geral; Awareness permite a cada usuário coordenar e estruturar seu trabalho, pois possibilita ao mesmo perceber e compreender no que os demais estão trabalhando;

23 AWARENESS Mostra oportunidades para comunicação informal e espontânea, suportando o estabelecimento e a manutenção de convenções no grupo; Em um caso de desenvolvimento cooperativo de software, é necessário que os membros tenham noção do contexto de suas atividades no contexto geral do processo para que possam perceber o andamento das atividades realizadas pelos demais e compreender como os resultados gerados por estas atividades podem ser conjugados com os seus próprios, para mais rapidamente chegarem ao resultado final; Neste caso, a ausência de suporte à percepção torna quase impossível a produção de um software consistente e de qualidade, de forma eficiente.

24 CONCLUSÃO O sucesso de uma organização nos dias atuais depende diretamente do desenvolvimento do trabalho em equipe; A aplicação de ferramentas de Groupware e Workflow aliada ao desenvolvimento do Awareness por toda a equipe de trabalho tem se tornado cada vez mais um passo fundamental para que esse sucesso seja alcançado; Com o avanço da tecnologia e a ampliação dos estudos na área de CSCW, a tendência é que o trabalho esteja cada vez mais descentralizado, permitindo que as pessoas possam colaborar/cooperar com extrema facilidade mesmo estando em diferentes escritório, cidades ou continentes.

25 DÚVIDAS??

26 COMPONENTES Alexandre da Silva Pereira
Maurício Eduardo da Conceição Antunes Rafael Oliveira

27 BIBLIOGRAFIA Sohlenkamp, M. Supporting group awareness in multi-user enviroment through perceptualization. Dissertation.Fachbereich Mathematik-Informatik der Universität - Gesamthochschule - Paderborn. Fevereiro, 1998.Borges, M. R.S.; Cavalcanti, M.C.R.; Campos, M. L. M. Suporte por computador ao trabalho cooperativo. In: XV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. XV Jornada de Atualização em Informática. JAI’95. Anais.Canela, RS. Julho, 1995.Cavalcanti, M.C.; Borges, M.R.S., Endo, M.Y. SISCO-RIO: Um sistema assíncrono para apoiar a preparação dereuniões. In: XI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Anais. Fortaleza, CE, outubro, P ; Adriana Avivacqua -


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