A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE ORGANIZACIONAL Estudo de casos. Definições de caso O caso é um sistema integrado, "delimitado", é mais um objecto que um processo. É algo específico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE ORGANIZACIONAL Estudo de casos. Definições de caso O caso é um sistema integrado, "delimitado", é mais um objecto que um processo. É algo específico,"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE ORGANIZACIONAL Estudo de casos

2 Definições de caso O caso é um sistema integrado, "delimitado", é mais um objecto que um processo. É algo específico, algo complexo, em funcionamento. O caso po de ser uma pessoa, un estudante, um grupo, uma situação, uma estratégia, um papel, uma cultura, um programa, uma escoa, uma família, um assunto social, um povo, uma nação, entre outros. Um caso pode ter como foco qualquer dos seguintes atributos: a) indivíduos, b) atributos dos indivíduos, c) acções e interacções, d) traços de conduta, e) cenários, incidentes, acontecimentos, e f) colectivos ou grupos. O que é que faz o caso?, sua particularidade, sua unicidade.

3 Perguntas iniciais O que é que ocorre? Quando? Onde? Porquê? Quem participou na tomada de decisões? Quais são as consequências das decisões

4 O estudo de caso como desenho de investigação Processo de inquirir acerca do caso e o produto de se inquirir. Desenho de investigação que implica o estudo intensivo de diversos aspectos de um mesmo fenómeno. Procura alcançar explicações complexas e completas de um fenómeno em particular. Apoiado por diversas fontes e instrumentos.

5 O estudo de caso como desenho de investigação Quanto à sua tipologia, pode ser: – Intrínseco. – Instrumental. – Colectivo (múltiplos casos). Quanto ao momento de indagação: – Longitudinal. – Transversal.

6 O estudo de caso como desenho de investigação Outra clasificação refere que os casos poden ser: – Histórico. – Observacional ou etnográfico. – Situacional. – Clínico. Tipificação em função do relatório final: – Descriptivo. – Interpretativos. – Avaliativos.

7 O estudo de caso como desenho de investigação As perguntas iniciais de um estudo de caso: como, onde, quem, porquê, quando e porquê, para obter a informação uma vez que se procura o significado real dos acontecinmentos. Por isso, procura-se responder: qual é realmente o caso? Procura-se que seja autêntico (único), variado (pode ser desenvolvido em vários cenários), amplo (várias fontes).

8 Instrumentos Entrevista aberta. Entrevista estruturada. Entrevista semiestruturada. Entrevista biográfica. Entrevista autobiográfica. Observação participante. Evidências documentais Diários

9 Análise e interpretação Agregação categórica e interpretação directa. Correspondência e modelos. Generalizações naturalistas.

10 Triangulação Validação. Objectivos da triangulação. Estratégias da triangulação. – Triangulação das fontes. – Triangulação dos dados. – Triangulação do investigador. – Triangulação da teoría. – Triangulação metodológica. – Triangulação indefinida. Revisão dos interessados.

11 En síntese: O que é um caso? Narrativa breve de uma situação real ou focalizada (um ponto central a apresentar).

12 Um caso A discussão baseada em acontecimentos problemáticos que devem ser encarados em situações da vida real. A expresão de atitudes de diversas formas de pensar através da discussão ou intercâmbio entre os participantes.

13 Análise do caso PersonagensAcontecimentosSituações problemáticas Alternativas de solução

14 O esquema do Plano do estudo de caso por subtítulos Título Introdução Antecedentes gerais da organização Área específica de interesse (Justificação) Situação específica, problema ou oportunidade, decisão (acontecimentos, análise dos acontecimento, teorias explicativas, ….) Alternativas (novos cenários, novos conflictos, novos grupos, novas soluções) Conclusão


Carregar ppt "ANÁLISE ORGANIZACIONAL Estudo de casos. Definições de caso O caso é um sistema integrado, "delimitado", é mais um objecto que um processo. É algo específico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google