A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de Brasília, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Brasília e entorno, que cursam o ensino regular pela manhã e têm aulas de reforço de português como segunda língua à tarde duas vezes por semana na mesma escola.

3 1. Tema: Concordância nominal 2. Gênero Textual Textos verbal e não-verbal 3. Conteúdo gramatical Adjetivos, substantivos, artigos 4. Público-alvo Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal.

4 5. PROCEDIMENTOS PARA A LEITURA 5.1 APRESENTAÇÃO DO TEXTO PRINCIPAL 5.2 TEXTOS FILHOTES (próximo eslide)

5 ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE CONTAGEM – MINAS GERAIS

6 show Centro educacional infantil Serra do Espinhaço Área verde

7 Aniversário de Contagem A cidade de Contagem comemora 99 anos neste mês! A programação de aniversário contará com shows, diversas atividades culturais e de lazer. No próximo dia 30 de agosto (segunda-feira), Contagem completa 99 anos de emancipação política e administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura programou extensa agenda com atividades artísticas, culturais e de lazer em todas as regiões da cidade. Há dois séculos, ninguém poderia imaginar que aquele povoado de registro fiscal da Coroa Portuguesa iria se transformar no coração da indústria mineira. O ano de 1690 figura entre os mais importantes da história do Brasil. Na região central onde está Minas Gerais, na Serra do Espinhaço, foi descoberto ouro. Rapidamente a região encheu-se de aventureiros em busca de enriquecimento. Consequentemente, surgiram vilas, que se desenvolveram para abastecer toda aquela gente.

8 Ninguém pode negar que Contagem sempre foi a força do trabalho em Minas Gerais. Esse retrato, motivo de orgulho dos habitantes da segunda maior cidade do Estado, é apenas parte de uma terra cheia de contrastes. Raízes históricas da arte e da cultura negras. Modernidade nos pontos de encontro espalhados por toda a cidade, parques e áreas verdes. Grandes redes de distribuição de produtos e serviços diversos. Centros de educação em todos os níveis. Rede de educação pública que se destaca atendendo a todas as crianças. Programas sociais e políticas públicas para idosos, juventude, crianças, negros, deficientes. É essa Contagem que convida a população, empresas e entidades representativas de diversos segmentos da sociedade para a festa dos 99 anos da cidade. Uma data que merece ser marcada com exemplos de cidadania e participação popular. A festa é sua! Com adaptações. Disponível em:. Acesso em 10 ago

9 5.3 LEITURA individual (palavra/sinal); individual (PSLS); discussão em sala de aula; compartilhamento de ideias, o que os alunos compreenderam; o professor tem um tempo para corrigir os alunos e prestar-lhes o suporte necessário.

10 5.4 Desenvolvimento/ procedimento/metodologia Explorar o conhecimento prévio dos alunos com os textos filhotes; Inferências sobre cidades antigas do Brasil; Perguntar se eles sabem como essas cidades continuam preservadas, sobre restauração de casas etc. (falar, ainda, sobre o IPHAN);

11 5.4 Trabalhando o conteúdo gramatical com o texto filhote Fale das cidades históricas e suas idades. Escreva no quadro a idade de cada uma delas, certificando-se de dar maior ênfase no plural

12 5.5 Foco Gramatical Exploração das idades das cidades. Mostrar duas palavras juntas: uma no singular e outra no plural (noventa_ e nove_ anos) Explicar que a quantidade em números fica no singular, mas o substantivo fica no plural. Explicar o funcionamento do plural em português, mudanças que devem ser feitas na frase.

13 Usar frases completas e sem cortes para trabalhar. Mostrar que, em português, duas palavras se ligam no plural, mas uma precisa estar com a marca de plural Procurar saber qual é a dificuldade do seu aluno

14 Como ligar o nome ao nome Uma flor Noventa e nove flores

15 Observe: Eu comprei uma flor. Eu comprei duas flores. Eu comprei noventa e nove flores.

16 Alguns plurais de substantivos: Gosto muito de carro prata. Gosto muito dos carros prata.

17 Era uma casa muito engraçada. Eram umas casas muitos engraçadas.

18 A cruz é de madeira. As cruzes são de madeira.

19 Ele tem um celular grande. Eles têm celulares grandes.

20 Andressa comprou um saco de pão. Andressa comprou dois sacos de pão.

21 Minha avó pregou o botão da calça. Minha avó pregou os botões da calça.

22 O chapéu está sujo. Os chapéus estão sujos.

23 Ganhei um anel do Gustavo. Ganhei muitos anéis do Gustavo.

24 O funil é de metal. Os funis são de metal.

25 André fez um gol. André fez dois gols.

26 Ana e Tereza compraram um lápis para Karine. Ana e Tereza compraram muitos lápis para Karine.

27 Mais palavras invariáveis: Minha mãe pegou os pires das xícaras. O ônibus chegou.

28 Atividades Coloque no plural: 1. Eu comi um chocolate. 2. Jean foi ao teatro. 3. Eliza e Júlia trouxeram um anel muito bonito. 4. Elias g 5. anhou o jogo, marcando um pênalti. 6. Luis ganhou um jogo de xadrez.

29 Produção de Texto Você sabe quantos anos tem a sua cidade? Narre a história de sua cidade no quadro abaixo.


Carregar ppt "Plano de aula desenvolvido pelas professoras Louise Ferreira e Romilda Monteiro sob a orientação da profª Janaína Ferraz de Aquino, da Universidade de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google