A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Arte
Ensino Médio, 3ª Série SURREALISMO

2 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagem: Rene Magritte / Memory of a Voyage / 1952 /

3 ARTE, 3º. Ano Surrealismo O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido, primeiramente, em Paris dos anos 20. Este movimento seria inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo, reunindo artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo e, posteriormente, expandido para outros países (1). Imagem: Joan Miró / The Nightingale's Song at Midnight and the Morning Rain / 1940 / Perls Galleries, New York, NY, USA /

4 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud ( ), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa (2). Imagem: Sigmund Freud / Max Halberstadt / Domínio Público

5 Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí
ARTE, 3º. Ano Surrealismo Seus representantes mais conhecidos são (3): Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas André Breton na literatura Luis Buñuel no cinema

6 ARTE, 3º. Ano Surrealismo O surrealismo foi, por excelência, a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente (4). Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico. Imagens: (a) Giorgio de Chirico / Carl Van Vechten / Domínio Público (b) Giorgio de Chirico / Piazza d'Italia / 1913 / Art Gallery of Ontario, Toronto, Canada /

7 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Este movimento artístico surge todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico (5). Imagem: Salvador Dali / Persistência da Memória / 1931 / The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA /

8 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle (6). Imagem: Salvador Dali / Spanish Dances in a Landscape / 1946 /

9 ARTE, 3º. Ano Surrealismo A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto, como ponto de partida para uma nova linguagem artística (7).

10 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Para isso, era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições (8). Imagem: Max Ernst / Édipo / 1922 / Coleção Pricada /

11 ARTE, 3º. Ano Surrealismo A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo (9). Imagem: Rene Magritte / Le Chateau de Pyrenees / 1959 / Israel Museum, Jerusalem, Israel /

12 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente (10). Imagem: Giorgio de Chirico / Arqueólogos / 1927 /

13 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Buscava deliberadamente o bizarro e o irracional para expressar verdades ocultas, inalcançáveis por meio da lógica. Foram duas formas dentro do movimento: Joan Miró e Max Ernst praticavam a arte improvisada, distanciando-se o mais possível do controle consciente (13). Imagem: Joan Miró / Maternidade / 1924 /

14 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagens: (a) Joan Miró / Dançarinos / 1925 / Joan Miró / Números e constelações em amor com uma mulher / 1941 /

15 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagem: Max Ernst / O jardim da França / 1962 /

16 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagens: (a) Max Ernst / O Casal / 1925 / Marx Ernst / O mundo ou Mulher pássaro / 1921 /

17 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Já outros, como Dali, De Chirico e Magritte, usavam técnicas realistas para apresentar cenas alucinatórias que desafiavam o senso comum (11). Imagem: Salvador Dali / The Three Glorious Enigmas of Gala(second version) / 1982 / Gala-Salvador Dali Foundation, Figueras, Spain /

18 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagem: Salvador Dali / Tentação / 1946 / Musée Royaux des Beaux-Arts, Brussels, Belgium /

19 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagem: De Chirico / Arqueólogo / 1927 /

20 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagens: (a) Giorgio de Chirico / Gare Montparnasse (The Melancholy of Departure) / 1914 / Museum of Modern Art, New York, USA / De Chirico / O Mistério e Melancolia de uma Rua / 1914 /

21 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagens: (a) René Magritte / Chuva de homens / 1953 / (b) René Magritte / O filho do homem / 1926 /

22 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Imagem: René Magritte / Isso não é um cachimbo / 1948 / Coleção Privada /

23 ARTE, 3º. Ano Surrealismo O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases (12). Imagens: (a) Giacomo Balla / Velocidade de um Automóvel / (b) Marcel Duchamp / A fonte / 1917 / Tate Gallery, London, UK /

24 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente (13). Imagens: (a) Rene Magritte / A raça branca / 1967 / Patrimoine culturel de la Communauté français de Belgique, Brussels/ Joan Miró / Pássaro Lunar / 1945 /

25 ARTE, 3º. Ano Surrealismo A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e, nesse aspecto, eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais (14). Imagens: (a) Marc Chagall / Over the Town / 1918 / The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia / (b) Marc Chagall / I and the Village / 1911 / Museum of Modern Art, New York, USA /

26 ARTE, 3º. Ano Surrealismo Fontes de pesquisa: CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993. GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 1994. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. Imagens pescadas do Google. Vídeo com obras surrealistas no youtube, Música "Fin" de "Anberlin“

27 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2 Rene Magritte / Memory of a Voyage / 1952 / 03/04/2012 3 Joan Miró / The Nightingale's Song at Midnight and the Morning Rain / 1940 / Perls Galleries, New York, NY, USA /http://www.wikipaintings.org/en/joan-miro/the-nightingale-s-song-at-midnight-and-the-morning-rain 4 Sigmund Freud / Max Halberstadt / Domínio Público 6a Giorgio de Chirico / Carl Van Vechten / Domínio Público 6b Giorgio de Chirico / Piazza d'Italia / 1913 / Art Gallery of Ontario, Toronto, Canada / 7 Salvador Dali / Persistência da Memória / 1931 / The Museum of Modern Arts, New York, NY, USA /

28 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
8 Salvador Dali / Spanish Dances in a Landscape / 1946 / 03/04/2012 10 Max Ernst / Édipo / 1922 / 11 Rene Magritte / Le Chateau de Pyrenees / 1959 / Israel Museum, Jerusalem, Israel / 12 Giorgio de Chirico / Arqueólogos / 1927 / 13 Joan Miró / Maternidade / 1924 / 14a Joan Miró / Dançarinos / 1925 /

29 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
14b Joan Miró / Números e constelações em amor com uma mulher / 1941 / 03/04/2012 15 Max Ernst / O jardim da França / 1962 / 16a Max Ernst / O Casal / 1925 / 16b Marx Ernst / O mundo ou Mulher pássaro / 1921 / 17 Salvador Dali / The Three Glorious Enigmas of Gala(second version) / 1982 / Gala-Salvador Dali Foundation, Figueras, Spain / 18 Salvador Dali / Tentação / 1946 / Musée Royaux des Beaux-Arts, Brussels, Belgium /

30 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
19 Giorgio de Chirico / Arqueólogo / 1927 / 03/04/2012 20a Giorgio de Chirico / Gare Montparnasse (The Melancholy of Departure) / 1914 / Museum of Modern Art, New York, USA / 12/04/2012 20b Giorgio de Chirico / O Mistério e Melancolia de uma Rua / 1914 / 21a René Magritte / Chuva de homens / 1953 / 21b René Magritte / O filho do homem / 1926 /

31 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
22 René Magritte / Isso não é um cachimbo / 1948 / Coleção Privada / 12/04/2012 23a Giacomo Balla / Velocidade de um Automóvel / 23b Marcel Duchamp / A fonte / 1917 / Tate Gallery, London, UK / 24a Rene Magritte / A raça branca / 1967 / Patrimoine culturel de la Communauté français de Belgique, Brussels, Belgium / 24b Joan Miró / Pássaro Lunar / 1945 / 25a Marc Chagall / Over the Town / 1918 / The Tretyakov Gallery, Moscow, Russia /

32 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
25b Marc Chagall / I and the Village / 1911 / Museum of Modern Art, New York, USA / 12/04/2012


Carregar ppt "Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google