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CRONOGRAMA 8h00: 8h00: Abertura do Evento 8h15: 8h15: Enquete: Mascote Galo 8h30: 8h30: Diagnóstico de Utilização da Informática e Internet 9h00: 9h00:

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1 CRONOGRAMA 8h00: 8h00: Abertura do Evento 8h15: 8h15: Enquete: Mascote Galo 8h30: 8h30: Diagnóstico de Utilização da Informática e Internet 9h00: 9h00: Como elaborar um plano de aula utilizando o Portal Clickideia? 9h45: 9h45: Intervalo 10h00: 10h00: Criação de um Plano de Aula 11h00: 11h00: Baú de Ideias 11h45: 11h45: Fale Conosco 12h00: 12h00: Almoço 13h30: 13h30: Curso AVA 15h50: 15h50: Entrega dos Certificados

2 Sugestão de Atividade: Ensino Fundamental 2 Escola: Portal Educacional Clickideia Professor (a): Equipe de Formação Áreas de Conhecimento: História e Português Ano: 7º ano / Turma: A

3 Título/tema da aula: Título/tema da aula: A Sociedade Medieval Áreas de conhecimento: Áreas de conhecimento: História e Português. Tempo estimado: Tempo estimado: 05 aulas

4 Objetivos: Refletir sobre os conceitos da Idade Média; Conhecer e caracterizar a estrutura social na Idade Média; Introduzir a linguagem jornalística; Estimular a criação e elaboração de textos jornalísticos. Incentivar a participação dos alunos em atividades na sala de aula ;

5 Desenvolvimento: 1ª Aula: Realizar um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre este período: a Idade Média; Introduzir o conteúdo a sociedade medieval através da leitura das Páginas de Conteúdo selecionadas. Esquematizar as ideias na lousa com os alunos.

6 Páginas de Conteúdo

7 Desenvolvimento: 2ª Aula: Revisar os conceitos aprendidos na aula anterior através de um Jogo da Forca. Dividir a turma em equipes e estimular a brincadeira (ferramenta Editor de Forca) Pedir que os alunos respondam os exercícios relacionados ao conteúdo na Galeria de Exercícios.

8 Jogo da Forca

9 Galeria de Exercícios

10 Galeria de Exercícios

11 Desenvolvimento: 3ª Aula: Introduzir a linguagem jornalística para que os alunos possam produzir um jornal sobre a Idade Média. O professor pode usar as Páginas de Conteúdo: Texto e Informação e Notícia como material de apoio.

12 Desenvolvimento: 4ª Aula: Dividir a turma em grupos de quatro a cinco alunos e propor a elaboração de um Jornal (no Editor de Jornal Básico). Os alunos poderão usar a criatividade e inventar notícias utilizando os conceitos aprendidos nas aulas sobre Idade Média. Nesta aula, os alunos irão se reunir em grupos e escrever três ou mais notícias.

13 Desenvolvimento: 5ª Aula: O professor levará os alunos ao laboratório de informática. Nesta aula, o aluno irá pesquisar imagens para ilustrar as notícias. No Editor de Jornal Básico, vão finalizar o trabalho e montar o jornal.

14 Jornal

15 Recursos: Projetor; Laboratório de Informática; Computadores; Páginas de conteúdo; Galeria de Exercícios; Ferramenta Editor de Forca; Ferramenta Editor de Jornal Básico;

16 Avaliação: Avaliar a participação dos alunos nas aulas e nas discussões; Avaliar a participação dos alunos no Jogo da Forca Avaliar as produções dos alunos: o Jornal

17 Referências:


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