A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Imperislismo... O Caso da África ( Parte II )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Imperislismo... O Caso da África ( Parte II )"— Transcrição da apresentação:

1 Imperislismo... O Caso da África ( Parte II )
Francisco Carlos Teixeira Da Silva UFRJ 2009

2 A África na Época dos Imperialismos ( 1873-1919)
As principais teses sobre o Imperialismos: Hobson ( 1902 ) e Lênin ( 1915 ): imperialismo e capitalismo; Nacionalismo e Imperialismo – W. Mommsen e alii; Imperialismos: uma sobrevivência ( J. Schumpeter, 1911 ).

3 A expansão européia: um fardo do homem branco?
As teorias de justificação do Imperialismo: Humanitarismo cristão; Darwinismo ou biologismo social; Racismo.

4 Suas expressões culturais:
Joseph Conrad, ; Lord Jim, 1902; Heart of Darkness, 1902; Nostromo, 1904; Rudyard Kipling, : The Jungle Book, 1894; Kim, 1901; Gunga Din, 1890; The Man Who Would Be King, 1888.

5 Justificando o Imperialismo: o discurso da história!
“... Isto foi o Imperialismo: uma forma ativa do orgulho nacional, método vigoroso de conquista econômica” – Jacques Crokaert, Histoire de L´Empire britannique, Paris, 1947. “A situação da África era significativa. Colocada à curta distância da Europa, descoberta desde séculos, esta terra parecia solicitar ser conquistada e colonizada... “ ( Idem ).

6 Justificando O Imperialismo: o discurso da história!
Cecil Rhodes: “...como mostra a história de todos os países, a expansão é tudo, e posto que as extensões de terra são limitadas, cabe entâo tomarmos desde logo as maiores porções possíveis, antes que seja tarde demais”.

7 As temáticas recorrentes das ciências sociais ocidentais sobre a África:
As questões étnicas: consideradas inultrapassáveis; A corrupção endêmica dos governos e das elites; A naturalidade da ineficácia; O subdesenvolvimento como traço autóctone. A “etnomania” ou invenção do tribalismo como resposta científica; A compreensão da África como fruto da colonização; Incapacidade de auto-desenvolvimento – da colonização até a “ajuda humanitária”; Sem a intervenção social não seria possível quebrar o elo com o passado selvagem;

8 “Tribalismo” só na África
“Tribalismo” só na África? Muro separando bairros católicos e protestantes na Irlanda do Norte, 2007.

9 Bósnia? Kossovo?,

10 O Colonialismo vai ao Cinema:
Nicholas Ray, 1963 Cy Endfield, 1964

11 Colonialismo e Cinema:
George Stevens, 1939 Basil Dearden, 1966

12 O fardo do homem branco John Huston, 1952

13 Ainda a Persistência: David Lean, 1984.

14 As origens: Congresso de Bruxelas, 1876: Leopoldo II propõe uma saída para a crise de 1873; : O Congresso de Berlim, uma nova partilha do mundo; Inglaterra: Disraeli ( ), A Era Imperial; Apogeu Imperial: o grande império, de Alexandria até a Cidade do Cabo.

15 França: compensações pela derrota de 1871
Antecedentes: a ocupação da Argélia em 1830; Jules Ferry ( ) e a política imperilista; O Grande império africano, do Atlântico ao Índico; Crise com a Inglaterra, 1898.

16 Os métodos do Imperialismo:
A colonização direta: França na Argélia; Protetorado: À Inglaterra na Índia ou a França no Marrocos; Estados semi-coloniais: China, Turquia.

17 Os métodos de dominação:
Negociação direta com chefes locais; Invasões, aliadas ou não com grupos locais; Missões religiosas; Penetração de mercadores; Aventureiros, naturalistas e cientistas; Empréstimos.

18 A partilha da África:


Carregar ppt "Imperislismo... O Caso da África ( Parte II )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google