A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 IAESTE PORTUGAL www.iaeste.pt The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 IAESTE PORTUGAL www.iaeste.pt The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience."— Transcrição da apresentação:

1 1 IAESTE PORTUGAL The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience

2 2 Missão Organização Internacional Secretariado Nacional O que fazer antes, durante e de pois do estágio Resumo

3 3 MISSÃO Promover estágios práticos de alta qualidade entre os Membros, com o objetivo de aumentar as competências técnicas e profissionais e promover a cooperação internacional entre estudantes, instituições de ensino e empresas. IAESTE opera numa perspetiva multicultural sem distinção de raça, cor, sexo ou religião.

4 4 UMA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL Um programa mundial: 85 países participantes A participação no intercâmbio IAESTE está aberta aos estudantes das IES participantes no programa. Estão incluídas todas as áreas de estudo que requeiram competência práticas, se bem que haja incidência particular nas áreas tecnológicas

5 5 PARTICIPANTES NACIONAIS Existe um Secretariado Nacional e Comités locais. O Secretariado Nacional está localizado no Instituto Superior Técnico – Gabinete de Mobilidade e Cooperação internacional. Os comités nacionais estão localizados nas seguintes instituições: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Instituto Politécnico de Leiria (IPL) Instituto Superior Técnico Instituto Universitário de Lisboa (antigo ISCTE) Universidade de Aveiro Universidade da Beira Interior Universidade Técnica de Lisboa

6 6 ACEITEI O ESTÁGIO. O QUE DEVO FAZER? 1. Pagar 125 nas 48 horas seguintes. Esta verba será devolvida na totalidade se o estágio for cancelado ou o estudante não seja aceite pela entidade de estágio. Se o estudante desistir depois de pagar a verba não será reembolsado. No final do estágio o estuante receberá 75 da caução inicial, já que apenas 50 representam as despesas administrativas. 2. Preparar a candidatura.

7 7 CANDIDATURA: Documentos necessários Nomination Form Carta de Motivação Curriculum Vitae (modelo EUROPASS) Histórico Académico (a fornecer pelos Serviços) Cópia do cartão do Cidadão ou Passaporte (fora da UE) Declaração certificando que está inscrito no IPL (a fornecer pelos Serviços) Grading system (a fornecer pelos Serviços) Certificado de Inglês (exceto Brasil) Carta de recomendação de um docente Portfolio (estudantes de Arquitetura, Design)) Todos os documentos devem ser emitidos em inglês, exceto nas candidaturas para o Brasil.

8 8 Fui aceite pela entidade de estágio. O que tenho que fazer? Tem que iniciar os procedimentos necessários para obter o visto se for para um país fora da UE. Receberá da instituição todos os documentos necessários para o efeito que deverá entregar no consulado após agendamento prévio. MUITO IMPORTANTE: não marque a viagem sem ter a garantia da autorização do visto Comece a planear a sua viagem. 3. Faça a seguro de saúde. Na UE o Cartão Europeu de Saúde é suficiente. Em caso de doença crónica deverá fazer um seguro de saúde mesmo dentro da UE.

9 9 4. Receberá as seguintes cartas de aceitação: N/5-a – Para levar consigo quando partir. Tem todas as informações referentes ao estágio N/5-b – para preencher e entregar no GMCI do IPL. Vai necessitar de informação sobre o voo e do número da apólice de seguro (quando necessário). Depois de completar a informação deve enviá-la asap para o GMCI (de acordo com as regras da IAESTE os estagiários têm cerca de 15 dias para devolver o N/5-b preenchido se o estágio for num país europeu) 5. Finalmente terá de preencher o Termo de Responsabilidade, que deve ser assinado pelo estudante e pelo seu representante legal. Por favor anexe um documento de identificação do representante.

10 10 MUITO IMPORTANTE Os estagiários não poderão contatar a entidade recetora antes da aceitação formal. Depois de receberem os documentos de aceitação com a informação do supervisor de estágio, poderão colocar todas as questões que julguem necessárias.

11 11 IMPORTANTE A Suiça e o Reino Unido têm restrições para estudante fora da UE. Assim, os estudantes nomeados pelos comités locais em Portugal, só podem ser de naturalidade portuguesa no caso destes dois países.

12 12 Os estagiário são aconselhados a: Levar dinheiro suficiente para as seguintes despesas no 1º mês: alojamento alimentação Transportes públicos N/5-a – este documento contém informação relevante

13 13 CHEGADA – ESTÁ ALGUÉM Á MINHA ESPERA NO AEROPORTO Deve tentar chegar dentro do horário de trabalho para ter a certeza de que estará alguém no aeroporto para o receber. A pessoa que estiver à sua espera terá um cartaz identificando-se como sendo da IAESTE Alguns países europeus não oferecem um serviço de receção. Terá de levar consigo toda a informação necessária para chegar ao seu destino

14 14 Após o meu regresso. O que tenho de fazer? Preenhcer o Trainees Report e enviá-lo para o GMCI do IPL. Apenas depois disso receberá o cheque com o montante dos 75 euros da caução IMPORTANTE–No Trainees Report no item 18 deve escrever 50 e não125.

15 15 Representa um país e não uma IES. Que é estagiário da IAESTE Portugal. O estagiário deve estar consciente de que:

16 16 Números de mobilidade 2012 Estudantes enviados81 Estudantes recebidos Estudantes enviados89 Estudantes recebidos Estudantes enviados67 Estudantes recebidos75

17 17 Obrigada pela vossa atenção!


Carregar ppt "1 IAESTE PORTUGAL www.iaeste.pt The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google