A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que ensinar História no Fundamental 1? Ricardo Dreguer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que ensinar História no Fundamental 1? Ricardo Dreguer."— Transcrição da apresentação:

1 Por que ensinar História no Fundamental 1? Ricardo Dreguer

2 Consciência histórica O que envolve Conjunto de operações mentais Tipo de operação Reconstituir experiências de outros tempos Objetivo Orientar a vida prática no presente. RUSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: UnB, 2001, p. 57.

3 O tempo e as durações Acontecimento. Curta duração. Plano político pontual. Uma data Conjuntura. Média duração. Relações de poder, econômicas e sociais. Uma geração Estrutura. Longa duração. Organizações duradouras. Vários séculos BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. Lisboa: Presença, 1986, p

4 Acontecimento (1822) Acontecimento (1808) Acontecimento (1789) Acontecimento (1720) CONJUNTURA – CRISE DA DOMINAÇÃO PORTUGUESA ( ) ESTRUTURA – DOMINAÇÃO PORTUGUESA ( )

5 Conceitos estruturantes Fatos históricos. Ações humanas significativas.. Mudanças ou permanências na vida coletiva. Sujeitos históricos. Agentes da ação social.. Significativos para estudos históricos. Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: história. Brasília: MEC/SEF, 1997, p

6 As fontes históricas ESCRITAS VISUAIS MATERIAIS ORAIS

7 É um fato histórico?

8 Acontecimento (2013) Acontecimento (1920) Acontecimento (1975) CONJUNTURA – DEPILAÇÃO NO SÉCULO XX Acontecimento (100 a.C) Acontecimento ( 500 a.C) ESTRUTURA – DEPILAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

9 Consciência Histórica no Ensino Fundamental 1

10 LUCCA (7 ANOS) 2º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

11

12

13

14 MATHEUS (9 ANOS) 4º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

15

16

17

18 Consciência Histórica 1º. ano 2º. ano 3º. ano Um trabalho em espiral 5º. ano 4º. ano Tempo Sujeitos Históricos Fontes Fatos Históricos

19 O ensino de História permite às crianças: formular hipóteses, avaliar e sustentar ideias com argumentos; discutir mudanças ao longo do tempo construir e comparar interpretações sobre o passado, o presente e o futuro. Hilary Cooper História no Fundamental 1 ?


Carregar ppt "Por que ensinar História no Fundamental 1? Ricardo Dreguer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google