A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Comunicação e gestão de crises Comunicação e gestão de crises 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações filiadas à AMB João José Forni Brasília,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Comunicação e gestão de crises Comunicação e gestão de crises 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações filiadas à AMB João José Forni Brasília,"— Transcrição da apresentação:

1 1 Comunicação e gestão de crises Comunicação e gestão de crises 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações filiadas à AMB João José Forni Brasília, 06/08/09 jforni@terra.com.br http://www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br Comunicação e gestão de crises Comunicação e gestão de crises 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações filiadas à AMB João José Forni Brasília, 06/08/09 jforni@terra.com.br http://www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

2 2 Conceito (ameaça, ruptura, passivo) Características (controle, divulgação, era da informação) jforni@terra.com.br Natureza das crises www.comunicacaoecrise.com

3 3 Nota na coluna, que não mereceu atenção Reclamação do cidadão, do contribuinte Ocorrência interna, tornada pública Vazamentos de e-mail, documento, telefonema jforni@terra.com.br A crise também pode ser www.comunicacaoecrise.com

4 4 Reputação, imagem, marca (ativo intangível) Resultados financeiros, valor de mercado, vendas, negócios Segurança, vidas, futuro da organização jforni@terra.com.br O que está em jogo na crise www.comunicacaoecrise.com

5 5 mídiaDecisivo. Admite-se a mídia como fator de agravamento da crise... jforni@terra.com.br O papel da mídia nas crises www.comunicacaoecrise.com

6 6 Numa sociedade democrática, o trabalho da imprensa é simples: afligir os confortáveis e defender os oprimidos Papel da imprensa www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

7 7 n Uma boa história n Respostas a perguntas básicas. Aquelas que qualquer cidadão gostaria de saber n Aquilo que, talvez, as organizações não gostariam de ver publicado O que a mídia séria quer saber www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

8 8 Nas crises, há uma tendência de a imprensa se avocar o papel de mediadora dos conflitos As instituições não podem discutir ou resolver pendências pela mídia O papel da mídia

9 9 REPUTAÇÃO?REPUTAÇÃO? O que isso tem a ver com a minha organização?O que isso tem a ver com a minha organização? Ativo intangível www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

10 10 67% dos executivos no mundo estão com medo de que a reputação de suas empresas esteja em risco ( Pesquisa da Weber Shandwick e da Economy Intelligence Unit, 2009) Executivos temem sabotagem de funcionários e vazamento de informações internas pelo crescente uso da internet jforni@terra.com.br Ameaça à reputação www.comunicacaoecrise.com

11 11 Qual a percepção do público sobre a minha organização? Se a percepção é equivocada ou distorcida... cabe à organização trabalhar para modificá-la A percepção da opinião pública www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

12 12 www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

13 13 Está muito claro que a crise financeira foi causada por um grosseiro erro de administração pelas pessoas que geriam os bancos. E o fato de que muitos deles continuam a comandá-los é profundamente irritante. (Niall Ferguson, historiador e professor da Universidade de Harvard, FSP 13/07/09) De onde vêm as crises? www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

14 14 O processo de gestão da crise Gestão de riscoGestão de risco Gestão de criseGestão de crise Pós-crisePós-crise www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

15 15 Liderança para conduzir a crise Rapidez das decisões Disposição para esclarecer tudo Escolha certa do porta-voz Respeito às pessoas envolvidas Gerenciamento da crise pressupõe jforni@terra.com.br www.comunicacaoecrise.com

16 16 Eficiente sistema de informação e de análise Roteiro básico (manual) com os principais passos Comitê de crise (casos mais graves) Estrutura para enfrentar a crise www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

17 17 Credibilidade é valor sem medida. Muito fácil de perder... Ética, respeito pelo consumidor, à legislação, responsabilidade social Valores que estão em jogo www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

18 18 n Os tribunais e as autoridades que cuidem melhor de seu sigilo. A função e os interesses da imprensa são outros. A imprensa tem a obrigação de conseguir e publicar as informações que são relevantes para o público. (Professor Edward Wasserman, Departamento de jornalismo e comunicação de massa da Universidade Washington and Lee, Lexington, Virgínia, 30/04/06) Sigilos e vazamentos jforni@terra.com.br

19 19 n Princípios básicos não esconda, não demore, não poupe A receita da crise www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

20 20 O problema é pior do que parece Não há segredos no mundo e que todos acabarão descobrindo tudo Sua crise será exposta da pior maneira possível Haverá mudanças nos processos e nas pessoas. Quase nenhuma crise termina sem sangue no chão Sua organização acabará sobrevivendo aos acontecimentos com ainda mais vigor Jack Welch Presuma que... www.comunicacaoecrise.com jforni@terra.com.br

21 21 http://www.comunicacaoecrise.com Amplo material sobre crise http://www.comunicacaoecrise.com Muito obrigado. jforni@terra.com.br www.comunicacaoecrise.com


Carregar ppt "1 Comunicação e gestão de crises Comunicação e gestão de crises 2º Encontro Nacional de Jornalistas das Associações filiadas à AMB João José Forni Brasília,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google