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Gestão de Crises.

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Apresentação em tema: "Gestão de Crises."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Crises

2 Palestrante JB Vilhena
Vice-presidente do INSTITUTO MVC. Vinte e três anos de experiência profissional nas áreas de Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ.

3 Se você quiser... Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um para dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC

4 O Que é uma Crise? Em geral?
Para uma organização (sindicato, igreja, ONG)? Para o governo ou a burocracia estatal? Para uma empresa privada?

5 Topicos a serem Abordados neste Treinamento:
A natureza das crises: Modelo de gerenciamento de crises Planejamento: Avaliação de riscos Gerenciamento de riscos Comunicação e liderança nas crises

6 Pontos Chave de uma Crise
Baixa probabilidade Alto impacto Incerteza = causas e efeitos ambíguos Diferentes percepções

7 Alto Nível de Ameaças: Segurança pessoal (aspectos psicológico e financeiros) Imagem da organização Relacionamento com os clientes Relacionamento com os acionistas Relacionamento com a comunidade

8 Ameaças Específicas para as Organizações:
Viabilidade operacional Reputação Credibilidade Saúde financeira Atuação legal (ética, moral e jurídica)

9 Efeitos: Incertezas/ambigüidades Urgência de respostas
Efeitos estratégicos das decisões Desgastes nas relações inter e intrapessoais

10 Características Comuns de uma Crise:
As coisas acontecem “de repente” É preciso tomar decisões urgentes O tempo é curto Ameaças específicas são identificadas Todo mundo quer informações urgentes sobre o que está acontecendo Há uma sensação geral de perda de controle A pressão cresce a cada segundo Trabalhos de rotina se tornam extremamente difíceis São feitos pedidos descabidos para tentar descobrir quem são os “reclamadores” O “pessoal de fora” (imprensa, sindicatos, políticos, “amigos”) começa a ter um súbito interesse pela empresa A reputação da empresa se abala As comunicações ficam incrivelmente difíceis de serem gerenciadas (tanto as internas quanto as externas)

11 Objetivos da Gestão de Crise:
Prevenção Sobrevivência Melhoria da situação geral no pós-crise

12 Identificando Crises Potenciais
Sua empresa está aberta aos alertas e colocações de funcionários? Essas pessoas são recompensadas, ignoradas ou punidas quando expressam sua opinião? Faça um Brainstorming: Causas externas: mudança radical de uma tecnologia; crise econômica no país; comprovação de que o uso de celular provoca câncer Causas internas: queda acentuada das vendas; empresa não observou as tendências do mercado e “perdeu o bonde” do crescimento; acionistas e executivos tem idéias diferentes sobre a melhor forma de gerir a empresa; Associados perderam a crença na empresa e na “causa”

13 Identificando Crises Potenciais (Exercício 1)
Piores Coisas que Podem Ocorrer Situação O que fazer sobre isso 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Fonte: Harvard ManageMentor

14 Priorizando as Crises Potenciais (Exercício 2)
Riscos da Empresa XYW Descrição do Risco Estimativa do Impacto da sua Ocorrência Probabilidade da Ocorrência Valor Estimado Perda de clientes que correspondem a 30% das compras R$ 4 milhões por ano 50% R$ 2 milhões em perdas por ano Greve no transporte: atraso de matérias-primas R$ ,00 perdas de lucro 15% R$ ,00 de perdas no lucro Fonte: Harvard ManageMentor

15 Melhor Forma de se Lidar com Crises
Pode-se fazer uma avaliação de todas as possíveis crises para poder, eventualmente, enfrentá-las. Deve-se estudar os pontos onde a empresa é mais vulnerável. Estudo no Instituto de Gerenciamento de Crises, em Louisville, Kentucky, em uma amostragem de casos, mostra: 5.700 problemas causados por falha de administração; 4.500 por acidentes.

16 Modelo de Gestão de Crises
Condições Anteriores Crise Intrínseca Percepção da Crise Resposta imatura para a crise Gestão amadurecida da crise Revisões e Feedback

17 O que não Fazer “Foi um episódio isolado. Não vai acontecer novamente”. Não ignore sinais de alerta. Resolva problemas potencialmente graves da primeira vez, antes de se tornarem crises. “Não quero incomodar meus chefes”. Comunique a crise imediatamente a escalões mais altos. Tempo é chave. “Legalmente estamos cobertos”. Ter razão em crises não significa vencer. A questão é de imagem, não apenas de leis. “Foi um problema menor. Não há motivo para pânico”. Não se iluda. Uma pequena rachadura num dique pode significar catástrofe. Fonte: Revista Exame, São Paulo, janeiro-2000.

18 Três Critérios para Avaliar o Sucesso na Gestão da Crise:
A capacidade da organização foi recuperada? As perdas foram minimizadas? As lições foram aprendidas?

19 (Embora Sorte nada Tenha a ver com a Boa Gestão de Crise!)
Obrigado e Boa Sorte! (Embora Sorte nada Tenha a ver com a Boa Gestão de Crise!)


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