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UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo.

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo

2 Sobre o Palestrante: CEO do INSTITUTO MVC. Administrador pela FGV, Coordenador dos projetos de Educação Corporativa, E-Learning Consultoria em Desenvolvimento de LA Costacurta Junqueira Talentos Humanos. Seminários e Palestras nos EUA, Portugal, Uruguai. 07 livros publicados.

3 Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um para dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um para dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC Se você quiser...

4 Algumas Precauções Não Vou Citar Nomes, mas Situações Todos Falam do que Deu Certo, Mas…. Aprendemos com os Erros, para Não nos Embriagarmos com os Acertos

5 Os Dois Lados O ESTRATÉGICO O OPERACIONAL

6 Estratégias Faço ou Não Faço Benchmarking (Positivo e Negativo) Quem Vai Patrocinar Quem Vai Ajudar Internamente Quem Vai Executar as 03 Etapas A Quem Vai Atender / Cadeia de Valor Alvenaria ou Conhecimento Unidade de Negócios ou Treinamento Motivação Principal

7 Estratégias Funding Quais As Funções: Treinar, Pesquisar, Guardar, Difundir Treinamento = Trabalho O Modelo Jurídico

8 Operacional Perspectiva Temporal dos Programas / Futuro Ano 09 Meses Critérios de Avaliação Qualitativos e Quantitativos Marketing do Certo e do Não Deu Certo Grife

9 Operacional Aprender Ensinando Metodologias que Estimulem o Fluxo Multidirecional do Conhecimento A Idéia do Plano de Ação As Recompensas

10 Cliente Macro-Concepção Didática Educacional (Liderança) N anos 1 / 3 anos 4 / 7 anos 8 / 10 anos 11 / 12 anos Eixo Cidadania Corporativa Eixo Liderança Empreendedora Eixo MBA Sênior Eixo Competência Diretiva Eixo Ser Humano Eixo Programa de Trainees Eixo MBA Compacto Eixo Atualização Eixo Competências Críticas Eixo Reciclagem Eixo Externo Coaching Público Interno Formação Básica Pessoas Escolhidas para Fazer Programa sob Demanda Comunidade FornecedorFornecedor FornecedorFornecedor MercadoMercado MercadoMercado Preparação de consultores

11 Indicadores Vinculados Resultados Globais da Empresa Avaliação média das competências Demanda por trabalho na empresa Grau de motivação dos líderes Grau de satisfação dos clientes Índice de mobilidade vertical (promoções internas) Market-share Rentabilidade Saída de talentos Turnover

12 Composição da receita da Universidade Número de horas de treinamento por colaborador Número de participantes externos Percentual de consultores internos Indicadores Vinculados Resultados Globais da Empresa PROCESSO

13 Avaliação das atividades Citações positivas na imprensa Convite para palestras externas Índice de participação de convidados Número de alunos assíduos (coeficiente de fidelização / Evasão) Número de organizações interessadas em visitas Percentual do público-alvo interno QUALIDADE Indicadores Vinculados Resultados Globais da Empresa

14 Geração de caixa Número de projetos implantados Custo-hora de treinamento x média do mercado Índice comparativo de treinamento per capita Produtividade dos colaboradores fixos DESEMPENHO RESULTADOS FINANCEIROS Indicadores Vinculados Resultados Globais da Empresa

15 Critérios para Escolher Parceiros de uma Universidade Corporativa Prestígio Infra-estrutura Orient.Resultados Flexibilidade Confiança Currículo Proximidade Visão Compartilhada Nº de Universidades Corporativas

16 O que se Espera do Profissional de T&D èGerar Receita / Benefícios èAmpliar Espectro da Clientela èMensurar o que Faz / Vincular ao Negócio èUsar Treinamento como Ferramenta do Planejamento Estratégico èPensar Primeiro em Resolver Problemas Depois em Cursos / Seminários etc. èSer Respeitado pelo Cliente (Externo / Interno) èConhecer os Negócios (Rodízio) èSaber Dizer Não / Argumentar em Numerolês èSer Benchmarking no que Faz

17 1. Repetição de Erros. 2. Retrabalho. 3. Relações Desgastadas com Clientes. 4. Boas Idéias Não São Compartilhadas. 5. Seu Diferencial é o Só Preço. 6. Dificuldade em Acompanhar o Ritmo do Mercado. 7. Excessiva Dependência de Pessoas Chaves. 8. Morosidade no Lançamento de Novos Produtos. 9. Dificuldade de Definir Preços dos Serviços. Sinais de Advertência Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual Revista - Fortune

18 Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um para dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC Se você quiser uma cópia dos slides usados nesta apresentação mande um para dizendo que participou deste encontro. Você receberá também 3 artigos relativos ao assunto, além de uma assinatura do Insight MVC Se você quiser...


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