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PublicouBernardo Andrade Alterado mais de 10 anos atrás
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CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM CURSO EAD
16º Congresso Internacional de Educação a Distância Foz do Iguaçú-2010 Ana Luísa Petersen Cogo Escola de Enfermagem UFRGS CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM CURSO EAD
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Introdução Informática no ensino de enfermagem – presencial/EAD
Diretrizes curriculares cursos de graduação em enfermagem: participação ativa do sujeito da aprendizagem e o uso de tecnologias da informação e da comunicação -Severo C L, Cogo ALP. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 27, n. 4, p , 2006. -Rodrigues RCV, Peres HHC. Revista Escola Enfermagem da USP, v. 42, n.2, p , 2008. -Brasil. CNE
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Introdução Poucas atividades EAD em enfermagem no Brasil
Cursos EAD enfermagem podem explorar pedagogias ativas Interação AVA- favorece propostas construtivistas-interacionista
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Teoria da Epistemologia Genética
Autonomia Relações de reciprocidade Relações de cooperação
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Autonomia “[...] ser capaz de se situar conscientemente e competentemente na rede dos diversos pontos de vista e conflitos presentes na sociedade” (LA TAILLE, 1992, p. 17).
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Objetivo Avaliar o processo de construção da autonomia entre estudantes de enfermagem no curso “Introdução a anamnese e ao exame físico” orientado pelo referencial epistemológico construtivista e interacionista, na modalidade a distância.
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Metodologia Estudo de caso qualitativo 20 estudantes de enfermagem
Curso EAD-60 horas-abril a junho de 2008 Critério de inclusão: 4ª etapa curso graduação EENFUFRGS Aspectos bioéticos: aprovação CEPUFRGS, TCLE
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Metodologia- Curso Moodle Institucional UFRGS Cinco Módulos
Trabalho em grupo Recursos: hipertextos, vídeos, OA, desenvolvimento de MC (CmapTools), wikis, fórum e bate-papo
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Metodologia Coleta de dados: bate-papo, fórum e grupo focal
Organização software NVivo8 Análise temática dos dados- categorias a priori Subcategoria ‘dinâmicas das trocas sociais’ da tese ‘Construção cooperativa do conhecimento em tecnologias do cuidar em enfermagem: anamnese e exame físico em ambiente virtual’, orientado pela Dra. Eva Néri Rubim Pedro- PPGENFUFRGS
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Caracterização Participantes
Faixa etária: 20 aos 28 anos Primeira atividade EAD dos alunos Oito alunos cursaram na graduação disciplinas que utilizaram AVA Taxa de evasão no curso: zero
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Dinâmicas das trocas sociais
ações que evidenciaram a construção de relações de reciprocidade a partir de regras de respeito mútuo acordadas entre os estudantes, sentimentos constituintes da autonomia.
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Dinâmicas das trocas sociais
compreensão do outro visibilidade das ideias regras de convívio sentimento de dever
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Compreensão do outro Perspectivas de colegas
Perspectivas de outros estudantes Perspectiva de profissionais da saúde Montangero J, Maurice-Naville D. 1998
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Compreensão do outro JÚLIA – [...] Então tu acabas ouvindo alguma ideia do outro, que eu acho legal, e que, às vezes, é diferente, acrescenta muito a maneira como tu pensas, às vezes, é igual a tua, e tu nem tinhas ideia que fosse. (Fonte: Grupo Focal I, , tarde.)
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Visibilidade de ideias
Respeito Mútuo Reciprocidade Diferentes pontos de vista Piaget J
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Visibilidade de ideias
CAROLINA – Eu acho que está sendo bem surpreendente, porque alguns colegas, como a Júlia que é bem quietinha em aula, mas, p.ex., no chat ela vai lá e coloca a opinião dela, então a gente acaba se surpreendendo. Agora eu estou conhecendo-a mais [...] (Fonte: Grupo Focal I, , tarde.)
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Regras de convívio Normas de convivência
Alunos respeitam ritmos colegas Alunos identificam gêneros textuais Convívio respeitoso PaivaVLMO, Rodrigues-Júnior AS. 2007
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Regras de convívio CATARINA – [...] a linguagem escrita é completamente diferente da linguagem falada. Tu chegares para uma pessoa “Eu discordo” e escrever para ela “Não concordo, eu discordo do que tu fez” pode soar, sei lá, estranho. A pessoa: “Assim não vou escrever mais nada”. (Fonte: Grupo Focal II, , tarde.)
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Relações entre colegas
Sentimentos de dever Controle AVA Relações entre colegas Moral Heterônoma Anderson B
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Sentimentos de dever TIAGO – Acho que no curso a distância, quando é dado um texto, o professor sabe o número real de alunos que tem, e todo mundo vai ter que postar alguma coisa sobre aquilo. [...] Porque o professor vai estar acompanhando ele. Já em aula presencial, [...] muitos não leem esse texto, porque na próxima aula ele sabe que o professor não vai pedir a opinião de cada um deles. [...] (Fonte: Grupo Focal I, , tarde.)
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Considerações Finais a construção da autonomia no processo de aprendizagem dos alunos compreensão dos pontos de vista dos colegas entendimento do processo de cuidar em enfermagem ouvir, ler e respeitar as ideias= AVA espaço para interações=AVA
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Considerações finais trabalho em grupo cooperativo mediada por computador é uma metodologia pedagógica possível para o ensino de enfermagem modalidade a distância conseguiu resgatar uma prática pedagógica ativa
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analuisa@enf.ufrgs.br http://chasqueweb.ufrgs.br/~anacogo
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