A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do projeto e dos resultados da Auto-avaliação da FASETE Período 2004/2005 FASETE Faculdade sete de Setembro Paulo Afonso - BA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do projeto e dos resultados da Auto-avaliação da FASETE Período 2004/2005 FASETE Faculdade sete de Setembro Paulo Afonso - BA."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do projeto e dos resultados da Auto-avaliação da FASETE Período 2004/2005 FASETE Faculdade sete de Setembro Paulo Afonso - BA

2 Apresentação A Faculdade Sete de Setembro – FASETE vem desenvolvendo desde 2004 o seu programa de a Auto-avaliação Institucional. Este trabalho consiste em uma atividade integrada entre os corpos docente, discente e técnico-administrativo da Instituição, no sentido de mapear seus pontos fortes e fracos e propor mudanças que contribuam para maior qualidade dos serviços prestados.

3 Objetivos Geral Implementar um processo de Auto-avaliação Institucional na FASETE que envolva todos os segmentos da instituição e a sociedade civil, e que subsidie a sua gestão acadêmica e administrativa a potencializar seu projeto político pedagógico a aperfeiçoar o desempenho do seu processo ensino-aprendizagem.

4 Específicos Implementar um sistema de coleta de informações qualitativas e quantitativas, com dados relevantes para efeito de diagnóstico, controle e autoconhecimento da Instituição; Subsidiar a filosofia gerencial de aperfeiçoamento contínuo do Projeto Político Pedagógico da Instituição - PPI e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; Identificar potencialidades e insuficiências da instituição e a partir destas, propor mudanças que possibilitem melhorar o seu desempenho; Buscar dados e informações junto à comunidade acadêmica que orientem ações futuras da entidade; Prestar contas à comunidade acadêmica e à sociedade civil dos serviços prestados pela Faculdade.

5 Metodologia Abordagens, qualitativa e quantitativa, inspirada nos princípios de globalidade, sensibilização, legitimidade e adesão ao processo, coletando dados e informações, através de formulários eletrônicos com questionários estruturados, acerca da: Estrutura física da instituição; Atividades de ensino, extensão, gestão e responsabilidade social; Relações internas entre os membros da comunidade acadêmica, comunidade local;

6 Números de alunos, funcionários, professores; Formação acadêmica e titulação do quadro funcional e docente, bem como sua produção científica; Dados sobre retenção /evasão acadêmica, documentação entre outros; Coleta de opiniões de docentes, discentes, diretores e funcionários sobre a instituição de um modo geral.

7 Instrumentos de pesquisa As informações de caráter qualitativo e quantitativo foram coletadas através de dois tipos de formulários eletrônicos: um dirigido ao corpo docente, outro dirigido ao corpo discente. Cada um contendo uma média de 81 questões fechadas e 5 questões abertas. Relatórios semestrais dos setores da Instituição e das coordenações de cursos.

8 Universo e Amostra A População Discente O Universo pesquisado foi de 1200 alunos; A Amostra foi de 52% dessa população. A População Docente O Universo pesquisado foi de 48 professores; Junto a esse público foi realizado Censo.

9 O critério de avaliação O critério de avaliação utilizado nos questionários foi uma escala conceitual de 6 pontos com os conceitos: NA (não se aplica); NA (não se aplica); 1 – Ruim; 1 – Ruim; 2 - Regular; 2 - Regular; 3 – Normal; 3 – Normal; 4 - Bom; 4 - Bom; 5 - Excelente. 5 - Excelente.

10 Itens avaliados InstalaçõesDireçãoAtendimentoBiblioteca Demais serviços Condições gerais da Instituição Coordenação do curso

11 Disciplina / Metodologia ProfessorAluno

12 Dificuldades encontradas Foram encontradas algumas dificuldades durante a aplicação dos questionários de Auto-avaliação. Pouco interesse do aluno para responder aos questionários e manifestar suas opiniões; Afastamento de alguns professores por motivos de saúde ou de ordem pessoal, o que impediu a participação estes no processo.

13 Apresentação dos Resultados da Avaliação Institucional da FASETE

14 Quadro sinótico comparativo entre as opiniões gerais de professores e alunos ITEM AVALIADO CONCEITOGERALPROFESSORESCONCEITO GERAL ALUNOS Pontuação dos PROFESSORES Pontuação dos ALUNOS InstalaçõesBOM NORMAL PROX. BOM Direção NORMAL AtendimentoBOMNORMAL BibliotecaNORMALNORMAL DemaisServiçosNORMALNORMAL

15 Quadro sinótico comparativo entre as opiniões gerais de professores e alunos ITEM AVALIADO CONCEITOGERALPROFESSORESCONCEITO GERAL ALUNOS Pontuação dos PROFESSORES Pontuação dos ALUNOS Condições Gerais da Instituição NORMALNORMAL Coordenação dos cursos NORMALNORMAL Disciplina / Metodologia BOM NORMAL PROX. BOM ProfessoresBOM AlunosNORMALBOM * Foi considerado o conceito Normal próximo de Bom a pontuação acima de 3,79.

16 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidades Ações Realizadas Ações Programadas Instalações Laboratórios e recursos didáticos. Salas de aula, ambiente físico dos laboratórios,áreas de circulação, sanitários. Criação de novo laboratório com mais 20 máquinas; Aquisição de mais 2 data- shows totalizando 4 e 15 retroprojetores. Manutenção semestral dos laboratórios para atualização de softwares. Direção Relacionamento com a direção. Abertura da direção para críticas e sugestões. Criação da ASCOM e ADAP para intermediar a comunicação entre alunos e direção. Criação de instrumentos que viabilizem a comunicação entre direção e corpo discente. AtendimentoXerox. Atendimento na tesouraria, setor pessoal, recepção. Mudança nos horários da xerox. Cursos de capacitação e qualidade no atendimento p/ funcionários.

17 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidades Ações Realizadas Ações Programadas Biblioteca Acervo: necessidade de atualização e adequação do acervo ao usuário. Acesso a Internet, atendimento, espaço para estudo individual, preservação do acervo, espaço físico, ambientação, informatização dos serviços. Aquisição de aproximadamen- te 5 mil exemplares; Construção de cabines para orientação de monografias; Criação da sala de multimídia. Contato com professores e coordenadores para preenchimento de formulário e solicitação de novos livros para o acervo. Demais Serviços Dificuldades de acesso ao Portal para verificação de notas, faltas etc; Divulgação de informações de interesse de professores e alunos, criação de canais de comunicação. Otimização do portal educacional já em funcionamento para consulta do histórico acadêmico do aluno. Desenvolvimen to de software para realização de matrículas on-line;

18 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidadesAçõesRealizadas Ações Programadas Demais Serviços – *Continuação Desatualização dos dados no portal. Divulgação de informações de interesse de professores e alunos, criação de canais de comunicação. Implementação da Assessoria de Comunicação – ASCOM para cuidar da comunicação interna e externa da Instituição. Atualização periódica de quadros de avisos e murais de sala; Acompanhament o do DTI para dar suporte ao Portal. Mudanças no sistema do site para possibilitar mais flexibilidade e atualização mais rápida. Criação do jornal interno da FASETE.

19 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidades Ações Realizadas Ações Programadas Condições Gerais da Instituição Esclarecimento e divulgação dos critérios para concessão de bolsas, Esclarecimento e divulgação dos critérios para concessão de bolsas, Atividades de extensão e pesquisa ainda incipientes Responsabilidade social – faculdade aberta a terceira idade; Prestígio da Instituição junto à sociedade; Divulgação das decisões institucionais sobre normas e regras. Elaboração por parte da ADAP de critérios formais para acompanhamento de estágios e concessão de bolsas de estudos. Criação de um calendário semestral para reunião do colegiado; Reuniões semanais entre Coordenações de cursos e

20 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidades Ações Realizadas Ações Programadas Instalações Laboratórios e recursos didáticos. Salas de aula, ambiente físico dos laboratórios,áreas de circulação, sanitários. Criação de novo laboratório com mais 20 máquinas; Aquisição de mais 2 data- shows totalizando 4 e 15 retroprojetores. Manutenção semestral dos laboratórios para atualização de softwares. Direção Relacionamento com a direção. Abertura da direção para críticas e sugestões. Criação da ASCOM e ADAP para intermediar a comunicação entre alunos e direção. AtendimentoXerox. Atendimento na tesouraria, setor pessoal, recepção.

21 Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE Fragilidades e Potencialidades identificadas durante processo de Auto-avaliação da FASETE ItemFragilidadesPotencialidades Ações Realizadas Ações Programadas Instalações Laboratórios e recursos didáticos. Salas de aula, ambiente físico dos laboratórios,áreas de circulação, sanitários. Criação de novo laboratório com mais 20 máquinas; Aquisição de mais 2 data- shows totalizando 4 e 15 retroprojetores. Manutenção semestral dos laboratórios para atualização de softwares. Direção Relacionamento com a direção. Abertura da direção para críticas e sugestões. Criação da ASCOM e ADAP para intermediar a comunicação entre alunos e direção. AtendimentoXerox. Atendimento na tesouraria, setor pessoal, recepção.

22 Avaliação individual dos professores Foi entregue senha para que cada professor tivesse acesso a sua avaliação individual feita pelos alunos, no que concerne a diversos aspectos, tais como: metodologia, uso de recursos didático, pontualidade, etc, bem como sua pontuação e conceituação geral, na opinião dos alunos, relativos ao período

23 Considerações gerais De um modo geral, alunos e professores de todos os cursos da Faculdade Sete de Setembro, possuem percepções e opiniões bem parecidas, quanto a Instituição e aos serviços que esta oferece, dando-lhe um conceito que varia entre: Normal – pontuação 3 e Normal – pontuação 3 e Bom – pontuação 4. Bom – pontuação 4.

24 Os resultados apontaram para uma baixa percepção da comunidade acadêmica acerca da MISSÃO e VISÃO da FASETE. Assim, foi identificada a necessidade de uma exposição desses conceitos (visão e missão) para que sua essência possa ser vivenciada, refletida e cultuada diariamente; Foram apontadas a importância dos projetos de extensão já realizados e a necessidade da realização de cursos de nivelamento e de projetos de pesquisa; Foram apontadas a importância dos projetos de extensão já realizados e a necessidade da realização de cursos de nivelamento e de projetos de pesquisa; A partir da identificação da necessidade, já estão sendo oferecidos cursos de Especialização Lato Sensu em Administração, Turismo e Letras; A partir da identificação da necessidade, já estão sendo oferecidos cursos de Especialização Lato Sensu em Administração, Turismo e Letras;

25 A partir do processo de auto-avaliação foi Implementada a Assessoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional - ADAP; Está em andamento o levantamento do perfil dos Ingressantes e dos Egressos da FASETE; Foi elaborada e publicada a Revista Rios – a Revista Científica da FASETE; Foram realizadas também durante o processo avaliativo, a análise semestral das ementas, programas e bibliografias de todos os cursos da Faculdade;

26 Foi feita a aquisição de cerca de 5 mil novos exemplares para a biblioteca, distribuídos entre os cursos de Administração, Letras, Turismo e Sistemas de Informação; A FASETE participou do Dia Nacional da Livre Iniciativa ( evento anual); Está em andamento o Projeto formalizado de bolsas de estudos e de atendimento psicológico de alunos, funcionários e familiares da Instituição; Estão sendo divulgadas as atividades do grupo reviver – projeto social voltado para a 3ª idade; Estão sendo oferecidos Cursos de capacitação e ginástica laboral para funcionários; Comemora-se bimestralmente os aniversariantes do mês; O RH vem trabalhando a política e o plano de cargos e salários e a formação continuada de professores;

27 Os Eventos Acadêmicos: EPEL, EPA e interdisciplinares já fazem parte do nosso calendário acadêmico anual; Foram formadas as primeiras turmas dos cursos de Administração, Turismo e Letras; Há atualmente uma maior participação e acompanhamento de nossos alunos em congressos, maratonas, simpósios,etc.; Os estágios supervisionados são acompanhados por professores e coordenadores dos cursos; A FASETE Jr. Está em funcionamento – integrando todos os cursos da Instituição.

28 Atividades desenvolvidas pela CPA Encaminhamento do relatório final ao INEP; Aplicação de questionário junto ao corpo técnico- administrativo e aos egressos; Nova aplicação de questionários para alunos e professores para avaliação Institucional e dos cursos; Coleta semestral dos relatórios de todos os departamentos e coordenações dos cursos da Instituição para redação de relatórios parciais a serem enviados ao INEP, visto que o processo de auto- avaliação é contínuo; O Relatório Final enviado ao INEP já está disponível no site.


Carregar ppt "Apresentação do projeto e dos resultados da Auto-avaliação da FASETE Período 2004/2005 FASETE Faculdade sete de Setembro Paulo Afonso - BA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google