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DEEP WATER TRAINING A única atividade física realmente sem impacto feita na parte funda da piscina com o uso de um colete de flutuação. É necessário que.

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1 DEEP WATER TRAINING A única atividade física realmente sem impacto feita na parte funda da piscina com o uso de um colete de flutuação. É necessário que a profundidade permita uma liberdade de movimentos e amplitude também, alguns professores adaptam a aula de deep para a parte rasa, mas perde-se com isso muitos benefícios principalmente onão impacto nas articulações.

2 FC Estudos desenvolvidos por Prof. Kruel, 1994 da UFRGS, comprovaram existir uma modificação da frequência (bradicardia) de acordo com a profundidade da água e Freqüência Cardíaca Inicial. TABELA...

3 Estudos desenvolvidos por Prof. Kruel, 1994 da UFRGS, comprovaram existir uma modificação da frequência (bradicardia) de acordo com a profundidade da água e Freqüência Cardíaca Inicial. F.C.M= 220-idade - F.C. de repouso na água (bradicardia *quadro) * Bradicardia e Profundidade da Água no Corpo F.C. Inicial Quadris Umbigo Xifóide Ombros Pescoço Para calcular a Zona Alvo de Treinamento, multiplique 65% e 85% para indivíduos normais e 40% - 60% para cardíacos (aumentando o tempo de atividade e diminuindo a intensidade do exercício), sobre este valor: idade - bradicardia = F.C.Máxima na profundidade estabelecida

4 + RESPOSTAS Segundo Becker (2000), a pressão da imersão remove a necessidade biológica para vaso constrição, aumentando o fluxo sanguíneo muscular. As forças hidrostáticas somam uma força circulatória adicional produzindo uma pressão que excede a pressão diastólica mediana e age para eliminar o edema, o lactato muscular e outros produtos finais do metabolismo.

5 OUTRAS VANTAGENS A viscosidade permite que os alunos/pacientes regulem facilmente os movimentos evitando dor e excessos. A água tem um calor específico, uma qualidade que transmite esse calor para os tecidos lesionados reduzindo, portanto a inflamação e estimulando a circulação, bem como aumentando a mobilidade e a flexibilidade articular. Imersão reduz a sensação de dor sem medicação que é diminuída pela temperatura, estimulação, prazer e relaxamento e falta de peso ao estar na água. Tensão provocada pela dor pode se reduzida pelo calor e flutuação, e com movimentos mais lentos, rítmicos só possíveis na água. A água induz ao relaxamento dando uma sensação de bem estar psicológico

6 ESTRATÉGIAS DE ENSINO Ensine fora da água até que você conheça todos os seus alunos, suas necessidades e eles estejam familiarizados com os movimentos, seu nome para determinados movimentos e suas variações se necessárias. É melhor que você fique fora da água e é também mais seguro, pois no Brasil o professor é também o salva-vidas, e você vê o que está acontecendo com todos os alunos.Conseguimos demonstrar melhor e temos mais escolhas de como explicar e demonstrar os movimentos e podemos motivar todos.. Para alguns alunos trabalhar em grupo não é a melhor solução e recomende um trabalho personalizado ou hidroterapia

7 DEEP RUNNING CORRIDA NO FUNDO Aqua running or deep-water running, consiste na simulação da corrida na parte funda da piscina vestindo um colete de flutuação que mantém a cabeça acima da água.A maneira de correr na água deve ser o mais próxima possível da corrida em terra. O corredor pode ser mantido no lugar usando um cinto com corda ou através da água atravessando a piscina na parte funda. Na corrida atada fica mais fácil para o técnico ou fisioterapeuta monitorar o atleta.

8 REABILITAÇÃO Sem a sobrecarga o deep torna-se um excelente meio de reabilitação ou condicionamento de atletas lesionados para os quais a corrida na terra é contra-indicada. Para qualquer atleta cujo esporte requer corrida, a corrida na água representa biomecanicamente um meio específico de condicionamento durante a reabilitação ou suplementação de treinamento.Isto tem uma importância grande, pois o efeito do treinamento inclui melhora na performance cardíaca e pulmonar bem como a musculatura específica.

9 DICAS PARA CORREDORES LINHA DA ÁGUA NA ALTURA DO OMBRO. Boca confortavelmente fora da água sem que o aluno eleve a cabeça para trás e o olhar para frente e não para baixo. Coluna posição neutra, corpo ligeiramente inclinado para frente. Braços idênticos ao usado em terra movimento partindo dos ombros Flexão do quadril 60 a 80 graus

10 DEEP WATER TRAINING TREINAMENTO EM PISCINA FUNDA

11 CORRIDAS E VARIAÇÕES VERTICAIS (com as variações de braços) Trote(braço de corrida, de tríceps,dorsal,ombro(fliper),remada e braço de peito Dribling (idem) Skippping (idem) Passada larga para FRENTE (idem) para TRÁS- (braço de peitoral) Ski(joelho estendido e tornozelos fletidos, ou estendidos(estacionária) ou empurrando com a sola. Chutes à frente estendido/fletido Anferzen

12 INCLINADOS Escalada Crawlchorrinho Crawlchorrão Crawl POLO AQUÁTICO Braço de peito/perna de crawl Perna de escalada Perna crawl Braço de peito com perna de crawl Bicicleta(com braço de peito ou braço parado)

13 ABDOMINAIS RETO: no lugar ou deslocando para frente ou para trás, curtinho, alternado pernas direita, esquerda ou as duas. OBLÍQUO: com pernas bem afastadas ou puxando as pernas na lateral(rotação do quadril) Joelhos afastados ou solas unidas Em V Com apoio de um macarrão ou caneleiras

14 SENTADOS Cadeirinha para frente :braço de tríceps :braço de peito :braço de dorsal Cadeirinha para trás :braço de bíceps :braço de peitoral Perna de Costas(variações = cadeirinha para trás)


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