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Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio

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Apresentação em tema: "Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio"— Transcrição da apresentação:

1 Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio
Capítulo 10 Poder de Mercado: Monopólio e Monopsônio 1

2 Monopólio 2. Produto com ausência de bens substitutos próximos
1. Estrutura de mercado com apenas um produtor para muitos compradores 2. Produto com ausência de bens substitutos próximos 3. Barreiras à entrada extremamente fortes 4. O monopolista representa o lado da oferta do mercado e tem controle total sobre as quantidades ofertadas do bem. 5. Os lucros serão máximos no nível de produção em que a receita marginal é igual ao custo marginal. 3

3 Monopólio Receita média e receita marginal
Na condição de único produtor, o monopolista se baseia na demanda de mercado para determinar os níveis de produção e preço em que irá operar. Suponha uma empresa com a seguinte demanda pelo seu produto: P = 6 - Q 3

4 Receita total, receita marginal e receita média
Monopólio Receita total, receita marginal e receita média Receita Receita Receita Preço Quantidade total marginal média P ($) Q R ($) RMg ($) RMe ($)

5 Receita média e receita marginal
Monopólio Receita média e receita marginal Dólares por unidade produzida 7 6 Receita média (curva de demanda) Receita marginal 5 4 3 2 1 1 2 3 4 5 6 7 Produção

6 Receita média e receita marginal
Monopólio Receita média e receita marginal Observações 1. Para que as vendas aumentem, é necessário que o preço caia (demanda inclinada negativamente) 2. RMg < P 3. Comparação com a concorrência perfeita Em concorrência perfeita, o aumento das vendas não dependia da redução do preço RMg = P 3

7 Monopólio Decisão de produção do monopolista
1. Os lucros são máximos no nível de produção em que RMg = CMg 2. As funções de custo são idênticas 3

8 Decisão de produção do monopolista
Monopólio Decisão de produção do monopolista Se a empresa produzir abaixo do nível para o qual RMg = CMg, a redução na receita será maior do que a redução no custo (RMg > CMg). Se a empresa produzir acima do nível para o qual RMg = CMg, o aumento no custo será maior do que o aumento na receita (RMg < CMg).

9 Monopólio O lucro é maximizado quando a receita marginal iguala-se ao custo marginal Dólares por unidade produzida D = RMe RMg CMg CMe P1 Q1 Lucro perdido P* Q* P2 Q2 Lucro perdido Quantidade

10 Monopólio Um exemplo 3

11 Monopólio Regra prática para determinação de preços Um exemplo 3

12 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços Um exemplo 3

13 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços Um exemplo Pode-se verificar que, ao igualar a receita marginal ao custo marginal, a empresa está maximizando o lucro, com P = $30 e Q = 10. Isso pode ser visualizado graficamente. 3

14 Exemplo de maximização de lucros
Monopólio Exemplo de maximização de lucros $ C r r' c c’ R 400 Lucros 300 200 150 100 50 5 10 15 20 Quantidade

15 Exemplo de maximização de lucros
Monopólio Exemplo de maximização de lucros Observações Inclinação de rr’ = inclinação de cc’; as curvas de custo e receita são paralelas no nível de 10 unidades Lucros são máximos no nível de 10 unidades P = $30, Q = 10, RT = P x Q = $300 CMe = $15, Q = 10, CT = CMe x Q = 150 Lucro = RT - CT $150 = $300 - $150 C $ r' 400 R 300 c 200 r 150 Lucros 100 50 c 5 10 15 20 Quantidade

16 Exemplo de maximização de lucros
Monopólio Exemplo de maximização de lucros $/Q 40 CMg CMe RMe RMg Lucro 30 20 15 10 5 10 15 20 Quantidade

17 Exemplo de maximização de lucros
Monopólio Exemplo de maximização de lucros Observações CMe = $15, Q = 10, CT = CMe x Q = 150 Lucro = RT = CT = $300 - $150 = $150, ou Lucro = (P - CMe) x Q = ($30 - $15)(10) = $150 $/Q 40 CMg 30 CMe Lucro 20 RMe 15 10 RMg 5 10 15 20 Quantidade

18 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços 3

19 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços 3

20 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços 3

21 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços = markup sobre CMg como porcentagem do preço (P-CMg)/P 8. O markup deveria ser igual ao inverso da elasticidade da demanda. 3

22 Regra prática para determinação de preços
Monopólio Regra prática para determinação de preços 3

23 Monopólio Comparação da determinação de preços sob monopólio e sob competição perfeita: Monopólio P > CMg Competição perfeita P = CMg Quanto mais elástica for a demanda, mais próximo o preço deverá estar do custo marginal. Se Ed for um número negativo grande, o preço deverá estar muito próximo ao custo marginal. 3

24 Monopólio Deslocamentos da demanda
Na competição perfeita, a curva de oferta de mercado é determinada pelo custo marginal. No monopólio, o nível de produção é determinado pelo custo marginal e pelo formato da curva de demanda. 3

25 Deslocamentos da demanda
Monopólio Deslocamentos da demanda $/Q CMg D1 RMg1 P1 Q1= Q2 D2 RMg2 P2 Quantidade

26 Deslocamentos da demanda
Monopólio Deslocamentos da demanda $/Q CMg D1 RMg1 RMg2 D2 P1 = P2 Q1 Q2 Quantidade

27 Deslocamentos da demanda
Monopólio Deslocamentos da demanda Observações Em geral, deslocamentos na demanda causam variações no preço e na quantidade. Um mercado monopolista não possui uma curva de oferta. Um monopolista pode ofertar diferentes quantidades ao mesmo preço. Um monopolista pode ofertar a mesma quantidade a diferentes preços. 3

28 Monopólio Efeito de um imposto Determinação do efeito de um imposto:
No monopólio, o aumento do preço causado por um imposto pode, às vezes, ser superior ao valor do imposto. Determinação do efeito de um imposto: t = imposto específico CMg = CMg + t RMg = CMg + t: condição de determinação do nível ótimo de produção 3

29 Efeito de um imposto de consumo sobre um monopolista
Monopólio Efeito de um imposto de consumo sobre um monopolista $/Q Q1 P1 Aumento de P: P0P1 > valor do imposto D = RMe RMg Q0 P0 CMg + t t CMg Quantidade

30 Monopólio Empresa com múltiplas instalações
A produção de muitas empresas ocorre em duas ou mais fábricas distintas, cujos custos operacionais podem ser diferentes. O custo marginal de cada fábrica deve ser igual à receita marginal. Algebricamente: 3

31 Empresa com múltiplas instalações
Monopólio Empresa com múltiplas instalações Continuação: 3

32 Empresa com múltiplas instalações
Monopólio Empresa com múltiplas instalações Algebricamente: 3

33 Produção com duas fábricas
Monopólio Produção com duas fábricas $/Q CMg1 CMg2 CMgT RMg* Q1 Q2 QT P* D = RMe RMg Quantidade

34 Produção com duas fábricas
Monopólio Produção com duas fábricas Observações: 1) CMgT = CMg1 + CMg2 2) Nível ótimo de produção: CMgT = RMg em QT e P RMg = RMg* RMg* = CMg1 at Q1, CMg* = CMg2 at Q2 CMg1 + CMg2 = CMgT Q1 + Q2 = QT RMg = CMg1 + CMg2 $/Q CMg1 CMg2 CMgT P* RMg* D = RMe RMg Q1 Q2 QT Quantidade

35 Poder de monopólio A ocorrência de um monopólio puro é um fenômeno raro. Entretanto, num mercado com muitas empresas, em que cada uma delas se depara com uma curva de demanda negativamente inclinada, a produção será determinada de modo que o preço seja maior que o custo marginal (cada empresa tem assim um certo poder de monopólio).

36 Poder de monopólio Exemplificando: Cenário 1
Quatro empresas com parcelas de mercado iguais (cada uma vende escovas de dente de um total de no mercado). Preço = $1,50.

37 Demanda de mercado de escovas de dentes
Poder de monopólio Demanda de mercado de escovas de dentes $/Q Ao preço de $1,50, a elasticidade da demanda é -1,5. A curva de demanda para a Empresa A depende do grau de diferenciação do seu produto em relação aos demais, e também da forma de competição entre as empresas. $/Q 2,00 2,00 Demanda do mercado RMgA DA 1,60 CMgA 1,50 1,50 1,40 1,00 1,00 Quantidade QA 10.000 20.000 30.000 3.000 5.000 7.000

38 Demanda de mercado de escovas de dentes
Poder de monopólio Demanda de mercado de escovas de dentes $/Q $/Q A Empresa A se depara com uma curva de demanda muito mais elástica devido à competição – Ed = -6. Ainda assim, a empresa tem algum poder de monopólio e seu preço é superior ao CMg. 2,00 Ao preço de $1,50, a elasticidade da demanda é –1,5. 2,00 DA RMgA 1,60 CMgA 1,50 1,50 1,40 Demanda do mercado 1,00 1,00 Quantidade QA 10.000 20.000 30.000 3.000 5.000 7.000

39 Poder de monopólio Mensuração do poder de monopólio
Na competição perfeita: P = RMg = CMg Poder de monopólio: P > CMg Índice de Lerner do Poder de Monopólio L = (P - CMg)/P Quanto maior o valor de L (que se situa entre 0 e 1), maior o poder de monopólio. L pode ser expresso em função de Ed L = (P - CMg)/P = -1/Ed Ed é a elasticidade da demanda da empresa individual, e não do mercado

40 Poder de monopólio Regra prática para a determinação de preços
A regra vale para qualquer empresa com poder de monopólio Se Ed for grande, o markup será pequeno Se Ed for pequena, o markup será grande

41 Elasticidade da demanda e o preço de markup
Poder de monopólio Elasticidade da demanda e o preço de markup CMg Q* P* P*-CMg Quanto mais elástica a demanda, menor o markup. $/Q $/Q RMe RMg RMe RMg Quantidade Quantidade

42 Exemplo: Preço de markup – de supermercados a jeans de marca
Poder de monopólio Exemplo: Preço de markup – de supermercados a jeans de marca Supermercados

43 Preço de markup – de supermercados a jeans de marca
Poder de monopólio Preço de markup – de supermercados a jeans de marca Lojas de conveniência

44 Preço de markup – de supermercados a jeans de marca
Poder de monopólio Preço de markup – de supermercados a jeans de marca Fabricante de jeans de marca Ed = entre -3 e -4 Preço: 33 a 50% acima do CMg CMg = $12 a $18/cada Preço no atacado= $18 a $27

45 Fontes do poder de monopólio
Por que algumas empresas detém considerável poder de monopólio, enquanto outras têm pouco ou nenhum? O poder de monopólio de uma empresa depende da elasticidade da demanda com que se defronta a empresa.

46 Fontes do poder de monopólio
A elasticidade da demanda de uma empresa é determinada pelos seguintes fatores: 1. Elasticidade da demanda de mercado 2. Número de empresas atuando no mercado 3. Interação entre empresas

47 Custos sociais do poder de monopólio
A existência de poder de monopólio implica preços mais elevados e quantidades menores produzidas. Qual será o efeito do poder de monopólio sobre o bem-estar agregado de consumidores e produtores?

48 Custos sociais do poder de monopólio
Peso morto decorrente do poder de monopólio B A Perda de excedente do consumidor Peso morto Devido ao preço mais alto, os consumidores perdem A+B e o produtor ganha A-C. C $/Q RMe RMg CMg Pm Qm QC PC Quantidade

49 Custos sociais do poder de monopólio
Captura de renda As empresas podem estar dispostas a pagar pela obtenção de poder de monopólio Lobbies Propaganda Investimento em capacidade produtiva excedente

50 Custos sociais do poder de monopólio
Captura de renda O incentivo a adotar práticas monopolistas depende do lucro a ser auferido. Quanto maior for a transferência dos consumidores para a empresa, maior será o custo social do monopólio.

51 Custos sociais do poder de monopólio
RMe RMg Na ausência de regulamentação, o monopolista produz Qm e cobra Pm. P1 Q1 Curva de receita marginal quando o preço máximo é fixado em P1. Para níveis de produção acima de Q1 , as curvas de receita média e marginal originais permanecem válidas. P3 Q3 Q’3 Se o preço diminuir para P3 a produção se reduzirá e surgirá uma escassez. $/Q RMg CMg Pm Qm CMe Se o preço diminuir para PC a produção atingirá seu nível máximo QC e não haverá peso morto. P2 = PC Qc Para qualquer preço abaixo de P4 a empresa incorre em prejuízo. P4 Quantidade

52 Custos sociais do poder de monopólio
O monopólio natural É o caso de uma empresa capaz de produzir a quantidade total ofertada por uma indústria a um custo inferior ao custo que seria obtido por várias empresas. Monopólios naturais ocorrem devido à presença de significativas economias de escala

53 Custos sociais do poder de monopólio
Regulamentação do preço do monopólio natural Pm Qm Na ausência de regulamentação, o monopolista produz Qm e cobra Pm. $/Q RMe RMg PC QC Se o preço máximo fosse fixado em PC, a empresa teria prejuízo e abandonaria o setor. CMg CMe Fixando-se o preço máximo em Pr obtém-se o maior nível possível de produção; o lucro é zero. Pr Qr Quantidade

54 Custos sociais do poder de monopólio
Regulamentação na prática De acordo com um método alternativo de formação de preço – a regulamentação da taxa de retorno – os órgãos reguladores fixam um preço máximo com base na taxa de retorno esperada da empresa. P = CVMe + (D + T + sK)/Q, onde P = Preço, CVMe = custo variável médio D = depreciação, T = impostos s = taxa de retorno permitida, K = estoque de capital da empresa

55 Monopsônio Um monopsônio é um mercado no qual há um único comprador.
Um oligopsônio é um mercado com poucos compradores. Poder de monopsônio é a capacidade de um comprador afetar o preço do bem, fazendo com que este seja inferior ao preço que prevaleceria em um mercado competitivo.

56 Monopsônio Comprador competitivo Aceitador de preço
P = Despesa marginal = Despesa média D = Valor marginal

57 Comparação entre o comprador competitivo e o vendedor competitivo
Monopsônio Comparação entre o comprador competitivo e o vendedor competitivo Comprador Vendedor $/Q $/Q P* Q* CMg RMg = CMg P* = RMg P* = CMg D = VMg DMg = DMe P* Q* DMg = VMg em Q* DMg = P* P* = VMg RMe = RMg Quantidade Quantidade

58 Comprador monopsonista
Monopsônio Comprador monopsonista DMg S = DMe A curva de oferta de mercado é a curva de despesa média do monopsonista $/Q VMg Q*m P*m Monopsônio DMg > P e acima de S PC QC Competitivo P = PC Q = Qc Quantidade

59 Monopólio e monopsônio
$/Q QC PC Monopólio Obs.: RMg = CMg; RMe > CMg; P > CMg RMe RMg CMg P* Q* Quantidade

60 Monopólio e monopsônio
$/Q PC QC Monopsônio Obs.: DMg = VMg; DMg > DMe; VMg > P DMg VMg S = DMe Q* P* Quantidade

61 Monopsônio Comparação entre monopsônio e monopólio Monopólio
RMg < P P > CMg Qm < QC Pm > PC Monopsônio DMg > P P < VMg Qm < QC Pm < PC

62 Poder de monopsônio No caso de poucos compradores no mercado, estes são capazes de influenciar o preço que pagam (por exemplo, no setor automobilístico). O poder de monopsônio lhes possibilita pagar um preço inferior ao valor marginal do produto.

63 Poder de monopsônio Fontes do poder de monopsônio
O grau do poder de monopsônio depende de três fatores. 1. Elasticidade da oferta do mercado Quanto menos elástica for a oferta de mercado, maior será o poder de monopsônio. 2. Número de compradores Quanto menor for o número de compradores, menos elástica será a oferta e maior será o poder de monopsônio. 3. Interação entre os compradores Quanto menos intensa for a competição entre os compradores, maior será o poder de monopsônio

64 Poder de monopsônio: oferta elástica versus oferta inelástica
DMg $/Q $/Q P* Q* VMg - P* VMg Q* P* VMg - P* S = DMe DMg S = DMe Quantidade Quantidade

65 Peso morto decorrente do poder de monopsônio
Determinação do peso morto no monopsônio Variação no excedente do vendedor = -A-C Variação no excedente do comprador = A - B Variação no bem-estar = A - C + A - B = -C - B Ocorre uma perda de eficiência dado que a quantidade comprada é menor $/Q DMg peso morto S = DMe B PC C A P* VMg Q* QC Quantidade

66 Limitação do poder de mercado: a legislação antitruste
Objetiva promover uma economia competitiva Baseia-se em regras e regulamentações que: Proíbem práticas que possam restringir a competição nos mercados Limitam as estruturas de mercado consideradas aceitáveis

67 Limitação do poder de mercado: a legislação antitruste
Exemplos de combinações ilegais: 1983 Seis empresas e seis executivos indiciados por conluio na determinação do preço do cobre 1996 A Archer Daniels Midland Company (ADM) foi julgada culpada de arranjos ilegais na fixação do preço da lisina – três pessoas foram condenadas à prisão em 1999

68 Resumo O poder de mercado é a capacidade que vendedores ou compradores têm de influenciar o preço de uma mercadoria. Há duas modalidades de poder de mercado: poder de monopólio e poder de monopsônio. O poder de monopólio é determinado, em parte, pelo número de empresas competindo no mercado. O poder de monopsônio é determinado, em parte, pelo número de compradores que atuam no mercado. O poder de mercado pode impor custos à sociedade. Há casos em que economias de escala tornam o monopólio puro desejável. Dependemos da legislação antitruste para evitar que as empresas acumulem poder de mercado excessivo.


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