A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 OBRAS EM CUIABÁ RESIDENCIAL TORCHIARA - CONSTR. CAMILOTTI LTDA

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46 DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE A ALVENARIA ESTRUTURAL

47 1 - O que é alvenaria estrutural?

48 Resp.: A alvenaria estrutural é o sistema construtivo que, pelos trabalhos de pesquisa, pelo desenvolvimento de materiais mais resistentes e pela incorporação de conceitos da indústria, apresentou maiores e mais visíveis avanços do que qualquer outra forma de estrutura usada na construção.

49 2 - Quais as vantagens de se utilizar alvenaria estrutural na obra ?

50 Resp.: as principais vantagens se refletem em: a) Elimina quase 100% formas e ou caixarias, conseqüentemente reduzindo a mão de obra em carpintaria e materiais; b) Redução marcante no uso de ferragem, concreto e mão de obra de armador; c) Simplificação das instalações elétricas e hidráulicas pela ausência de necessidade de rasgos nas paredes; d) Se usar revestimento, este será de menor espessura (em geral menor que 4 mm internamente e 6 mm nas faces externas das paredes); e) Facilidade de treinar mão de obra para executar o serviço;

51 f) Facilidade de detalhamento do projeto, resultando em maior rapidez e facilidade de execução; g) Facilidade de supervisão da obra; h) Ótima resistência ao fogo, além de excelente isolamento térmico e acústico; i) Grande flexibilidade arquitetônica, pelas pequenas dimensões dos blocos, além da variedade de cores, permitindo com isso detalhamentos estéticos bastante atraentes; J) Custo final da obra diminuindo consideravelmente;

52 3 - Os blocos podem ser usados em paredes estruturais ?

53 Resp.: Sim, desde que sejam do tipo específico para este fim, de acordo com as normas técnicas. Ele se chama estrutural pois suporta a carga da construção, mesmo sem as vigas e os pilares. Se precisar apenas fechar um vão, escolha os blocos de vedação, menos resistentes.

54 4 - Quais os tipos de blocos e quando aplicá-los ?

55 Resp.: Existe uma gama bastante diferenciada de blocos, sendo que você pode ter aplicações em que se faça necessário utilizar um bloco específico ou mesmo construído sob determinadas especificações técnicas (resistência, cor, etc.). Em resumo, é a sua aplicação que vai determinar qual bloco se deva empregar. Na hora da compra, converse com o vendedor que ele procurará orientá-lo da melhor forma possível.

56 5 - Há limite de altura para paredes de blocos de vedação ?

57 Resp.: Não, mas se elas tiverem mais de 3 metros de altura, exigem pilaretes e cintas, que devem ser concretados dentro dos próprios blocos.

58 6 - Resistência é sinônimo de qualidade ?

59 Resp.: Não. Existem outras normas para definirmos qualidade, tais como: absorção ( se o bloco for muito poroso, permitirá que a água passe fácil) e variação das dimensões ( altura, largura e comprimento devem variar no máximo 3 mm em relação às medidas padrão.

60 7 - Quais os cuidados no assentamento? As paredes exigem amarração ?

61 Resp.: O assentamento garante a qualidade da alvenaria (estrutural ou de vedação). A argamassa de assentamento precisa aderir bem ao bloco e apenas um profissional sabe a composição certa. O alinhamento, o nivelamento e o prumo das fiadas devem ser os mais precisos possíveis. Para unir duas paredes a solução mais adequada é a amarração entre os blocos. As juntas de amarração devem ser frisadas: com a argamassa ainda mole, aperta-se a junta com um ferro redondo de meia polegada.

62 8 - É possível quebrar a parede para fazer as instalações elétricas e hidráulicas ?

63 Resp.: Em paredes estruturais, o corte sempre deve ser evitado, pois não combina com a racionalização. Em casos extremos, corta-se apenas na vertical. O melhor é interromper a parede e concentrar as prumadas dentro de “shafts” ( espaços vazios construídos com blocos), ou utilizar o bloco hidráulico. Já as paredes de vedação permitem cortes horizontais e verticais, desde que não fiquem fragilizadas. Por isso o projeto executivo deve definir esses cortes de forma racional.

64 9 - Existem normas técnicas para garantir a qualidade desse material?

65 Resp.: Existem normas para os blocos estruturais e os de vedação, mas são exigências mínimas. As vezes um projeto requer condições que poucos fabricantes atendem.

66 10 - O bloco precisa ser impermeabilizado ?

67 Resp. : Os blocos têm certa porosidade, limitada pelas normas técnicas
Resp.: Os blocos têm certa porosidade, limitada pelas normas técnicas. Nas alvenarias aparentes, ele pode permitir a passagem de água através de seus poros. Para evitar infiltrações, o melhor recurso é o revestimento externo argamassado (reboco). Em blocos pouco porosos, pode-se usar tinta látex acrílica ( três demãos) para fechar os poros. Os blocos cerâmicos possuem excelente comportamento contra infiltrações. .

68 11 - O bloco serve para isolar calor e som?

69 Resp.: Os blocos são bons isolantes acústicos e térmicos.

70 12 - Como fazer o acabamento de uma parede de blocos ?

71 Resp.: Em paredes internas, e principalmente nas externas,não é preciso fazer o chapisco, se for aplicar reboco. Também pode-se aplicar a monocapa. Internamente, o mais indicado é revestimento de gesso ou reboco. Azulejos e pintura também podem ser aplicados direto no bloco.

72 13 - Que cuidados devo tomar ao usar alvenaria estrutural ?

73 Resp.: Os principais cuidados que devem ser observados são: a) Rejeitar blocos quebrados, trincados e sujos; b) Usar somente argamassa especificada em projeto; c) Preencher completamente as juntas entre os blocos com argamassa; d) Assegurar prumo e alinhamento corretos, uma vez que as paredes de blocos não recebem reboco grosso; e) Evitar deixar cair argamassa nos buracos dos blocos; f) Não reutilizar argamassa juntada do chão;

74 g) Garantir juntas de 1 cm, podendo a junta entre a laje e a primeira fiada ser mais grossa para corrigir o nível, desde que seja feita com argamassa especial; h) Não molhar o bloco antes de assentá-lo; i) Não usar argamassa após 2 horas e meia da mistura; j) Somente corrigir o prumo e o alinhamento do bloco no momento do assentamento. Se precisar corrigir o prumo e o alinhamento após executada toda a fiada, o bloco deve ser retirado com a argamassa e assentado novamente com argamassa nova; k) Não alterar o traço da argamassa com a adição de cimento ou areia. O único produto que pode ser usado na argamassa após a mistura é a água. l)Sempre usar argamassa industrial ou dosada em betoneira

75


Carregar ppt "ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google