A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os índios Povos indígenas. Estas tribos são: assurini, tapirajé, kaiapó, tapirapés, rikbaktsa, bororó.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os índios Povos indígenas. Estas tribos são: assurini, tapirajé, kaiapó, tapirapés, rikbaktsa, bororó."— Transcrição da apresentação:

1 Os índios Povos indígenas

2 Estas tribos são: assurini, tapirajé, kaiapó, tapirapés, rikbaktsa, bororó

3 Os índios Na América do Sul à registos de indícios da presença humana à mais de 10 mil anos, os arqueólogos em geral acreditam que o seu povoamento começou à 20 mil anos antes de Cristo. Na época dos descobrimentos a população indígena tinha entre 1500 e até 6 milhões conforme as estimativas dessa altura.

4 Os índios Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças e colheita. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

5 Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças. Ele que faz o ritual da pajelança, onde evoca os deuses da floresta e dos ancestrais para ajudar na cura. O cacique, também importante na vida tribal, faz o papel de chefe, pois organiza e orienta os índios.pajécacique

6 A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indigena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.

7 Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste doBrasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feira em rituais simbólicos.

8

9 Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte.

10

11 Podemos dizer que a alimentação indígena é natural, pois eles consomem alimentos retirados diretamente da natureza. Desta forma, conseguem obter alimentos isentos de agrotóxicos ou de outros produtos químicos. A alimentação indígena é saudável e rica em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes. Como os índios não consumem produtos industrializados, ficam livres dos efeitos nocivos dos conservantes, corantes artificiais, realçadores de sabor e outros aditivos artificiais usados na indústria alimentícia. Somada a uma intensa atividade física, a alimentação indígena proporciona aos integrantes da tribo uma vida saudável. Logo, podemos observar nas aldeias isoladas (sem contatos com o homem branco), indivíduos fortes, saudáveis e felizes. Obesidade, estresse, depressão e outros males encontrados facilmente nas grandes cidades passam longe das tribos. Numa aldeia indígena, o preparo dos alimentos é de responsabilidade das mulheres. Aos homens, cabe a função de caçar e pescar.

12 Embora cada nação indígena possua sua própria cultura com hábitos e costumes próprios, existem alguns costumes que são comuns a praticamente todos os povos indígenas brasileiros. São estes que relacionamos abaixo: - Os índios brasileiros alimentam-se exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes, tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música. Costumam pintar o corpo nestes eventos. - Desde pequenas as crianças são treinadas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta; - Realizam rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta; - Moram em habitações feitas de elementos da natureza (troncos e galhos de árvores, palhas, folhas secas, barro); - Fazem objetos de arte (potes e vasos de cerâmica, máscaras, colares) com materiais da natureza. Esta atividade é desempenhada pelas mulheres das tribos; - Tratam as doenças com ervas da natureza e costumam realizar rituais de cura, dirigidas por um pajé; - Possuem o costume de dividir quase tudo que possuem, principalmente os alimentos; - Possuem uma religião baseada na existência de forças e espíritos da natureza.

13


Carregar ppt "Os índios Povos indígenas. Estas tribos são: assurini, tapirajé, kaiapó, tapirapés, rikbaktsa, bororó."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google