A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Capital Karl Marx.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Capital Karl Marx."— Transcrição da apresentação:

1 O Capital Karl Marx

2 Antecedentes Esboço de uma contribuição para a crítica da Economia Política (Engels, 1844) Manuscritos Econômico-Filosóficos (Marx, 1844) Miséria da Filosofia (Marx, 1847) Trabalho assalariado e Capital (Marx, 1849) Grundrisse (Marx, ) Contribuição à crítica da Economia Política (Marx, 1859) Salário, Preço e Lucro (Marx, 1865)

3 O Capital Quatro livros: I – O processo de produção do Capital;
II - O processo de circulação do Capital; III – O processo global da produção capitalista. IV – Teria da Mais-Valia

4 O Capital: a edição brasileira
Traduzida do alemão para o português, a obra baseou-se nos livros revistos por Engels: Livro I – quarta edição (1890); Livro II – segunda edição (1893); Livro III – primeira edição (1894).

5 Prefácio da 1ª edição Karl Marx, Londres, 1867.
Continuidade da obra “Contribuição à crítica da Economia Política”, de 1859. O capítulo I retoma os assuntos tratados nessa obra (“A mercadoria” e “O dinheiro”), sendo melhorada a exposição de temas antes somente enunciados.

6 Prefácio da 1ª edição Marx anuncia o objetivo da obra que, segundo ele, visa ao descobrimento das leis econômicas que regem o modo de produção capitalista. Para tanto, ele toma a Inglaterra como referência para ilustrar a sua exposição uma vez que é o país que apresenta as relações mais avançadas de produção e circulação no período.

7 Prefácio da 1ª edição Marx afirma que, como a obra trata das leis e tendências que operam o modo de produção capitalista, a Inglaterra representa a imagem futura dos países menos desenvolvidos. O autor alerta para a dificuldade de compreensão do capítulo I, pois, na análise da célula da sociedade burguesa, a mercadoria, buscou-se expor “a substância e a magnitude do valor”.

8 Prefácio da 2ª edição Karl Marx, Londres, 1873.
Marx ressalta as observações que fez à 1ª edição, não só do ponto de vista estilístico por conta da publicação da versão francesa, como também à abordagem referente ao valor (forma do valor, medida dos valores).

9 Prefácio da 2ª edição A relação entre o desenvolvimento do modo de produção capitalista e o amadurecimento da Economia Política. Apesar do desenvolvimento do capitalismo na Alemanha, a Economia Política é débil, os autores fazem uma miscelânea entre a economia e a literatura. A Economia Política Inglesa se desenvolveu num momento em que a luta de classes estava florescendo.

10 Prefácio da 2ª edição A efervescência do debate científico da Economia Política inglesa ocorreu até a década de A primeira crise de superprodução representou a alteração do rumo dessa teoria uma vez que a teoria de Ricardo começou a ser usada contra a economia burguesa. Marx afirma a falência da economia burguesa a partir de Nesse período, após a crise de 1847, surgiram teorias de harmoziação entre a economia política burguesa e as reivindicações do operariado.

11 Prefácio da 2ª edição O desenvolvimento do capitalismo na Alemanha não foi suficiente para o avanço da teoria econômica. Os teóricos alemães continuaram a ser repetidores das teorias estrangeiras. A burguesia tentou de todos os modos cercear o acesso às obras de Marx na Alemanha. Como essa medida não funcionou, restou a eles escrever obras que tentavam amenizar a consciência burguesa.

12 Prefácio da 2ª edição Marx faz a distinção entre o método de exposição e o método de investigação. Segundo ele, a investigação deve apoderar-se da matéria, analisar o seu desenvolvimento e a conexão entre as partes que o constitui. Depois disso, é que é possível descrever adequadamente o movimento real. A redação de “O Capital” foi oportuna para Marx afirmar-se como discípulo de Hegel em um momento de duras críticas ao filósofo alemão, porém ressalvando a necessidade de virar a dialética de cabeça para cima.

13 Prefácio da edição francesa
Edição publicadas em fascículos conforme sugestão de Maurice La Châtre a fim de facilitar a sua difusão entre os trabalhadores franceses. Marx adverte sobre a tarefa árdia da leitura da primeira parte da obra e ressalta que, se obra, publicada em fascículos, pode facilitar o acesso dos leitores, por outro lado deixá-los entediados por não terem em mão o livro na íntegra, dificultando a conexão entre a lei geral e as questões imediatas.

14 Posfácio da edição francesa
Marx menciona o fato de que a publicação da edição francesa em fascículos o obrigou a revisar a 2ª edição alemã.

15 Prefácio da 3ª edição Friedrich Engels, Londres, 1883.
Após o falecimento de Marx, Engels passou a ser o responsável pelos manuscritos deixados por ele. Em virtude do estado enfermo, Marx não teve condições de concluir o segundo livro. Engels fez revisões à 2ª edição que envolveu a substituição de termos técnicos ingleses, mas manteve os pesos e medidas ingleses pela predominância deles na produção industrial.

16 Prefácio da edição inglesa
Friedrich Engels, Londres, 1886 A tradução de “O Capital”, a princípio restrita a Engels e Samuel Moore, acabou envolvendo a filha mais nova de Marx, Eleanor, e seu marido a fim de dar celeridade à publicação. Havia a intenção de publicar a edição inglesa há, pelo menos, uma década, mas a ausência de um tradutor experimentado fez com que o plano fosse adiado.

17 Prefácio da edição inglesa
A versão inglesa foi publicada um ano após a edição do segundo livro. Somente com a edição do terceiro livro seria possível a publicação da íntegra de “O Capital” na língua inglesa. O Capital: a bíblia do operariado. As análises contidas na obra tornaram-se princípios do movimento operário no continente europeu. Ela exerce influência, também, sobre o setor ilustrado sobre o movimento socialista.

18 Prefácio da 4ª edição Friedrich Engels, Londres, 1890.
Engels realizou revisão de notas explicativas em virtude das circunstâncias históricas.


Carregar ppt "O Capital Karl Marx."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google