A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Toxoplasma gondii e toxoplasmose A toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e numerosas espécies de vertebrados inclusive o homem. Ocorre com frequência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Toxoplasma gondii e toxoplasmose A toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e numerosas espécies de vertebrados inclusive o homem. Ocorre com frequência."— Transcrição da apresentação:

1 Toxoplasma gondii e toxoplasmose A toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e numerosas espécies de vertebrados inclusive o homem. Ocorre com frequência no homem sob a forma de infecção crónica assintomática. É capaz de determinar nos indivíduos adultos um quadro agudo febril com linfadenopatia e corioretinite. A forma congénita é particularmente grave. Infecçao oportunista nos Aidéticos- 30% soropositivos acaba com encefalite toxoplásmica.

2 Ciclo evolutivo- Toxoplasma gondii

3 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Os gatos são os únicos hospedeiros definitivos de T. gondii- eliminam os oocistos Mamíferos ou aves desempenham papel de hospedeiros intermediários Parasita intracelular- SFM, leucócitos e células parenquimantosas. Transmissão da infecção- através de carne contendo esporozoítos-cistos ou Bradizóitos ou por via congénita.

4 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Em hospedeiros não imunes com infecção aguda a multiplicação dos toxoplasmas faz-se dentro das células parasitadas- conduzindo a formação de pseudocistos É um processo relativamente rápido e novos pseudocistos podem desenvolver-se em seguida e são chamados taquizoítos.

5 Toxoplasma- alongado, encurvado em arco crescente –com extremidade mais atenuada que outra-medem 4-8 µm Os cistos medem 20 a 200 µm podendo ser arredondados ou Alongados. São os bradizoítos. O período prepatente é de 7-9 dias.

6 Toxoplasma gondii e toxoplasmose As fontes de infecçao: - a ingestão de carne mal cozida de animais que servem como hospedeiros intermediários. - a ingestão de oocistos infectantes por contaminação com fezes de gato. - a infecção transplacentária por uma mãe infectada. - Infecção por transfusão de sangue contaminado pode ocorrer, mas não é comum.

7 Toxoplasma gondii e toxoplasmose 5-Patogénese, Patologia e Sintomatologia O quadro da doença no homem varia consideravelmente em função da idade em que se dá a contaminação e do estado imune. 5.1-Toxoplasmose congénita ou neonatal Curso da doença dependente da idade gestacional em que se deu a infecção e capacidade dos anticorpos maternos de proteger a criança. As mulheres com infecção crónica por Toxoplasma gondii não contaminam os seus filhos durante o desenvolvimento intrauterino Os filhos de mulheres que contraem a infecção durante o período de gestação estão sujeitos a riscos de alta gravidade.

8 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Patogénese, Patologia e Sintomatologia Se infecçao materna ocorre entre a concepçao e o 6º mês costuma haver um quadro agudo ou subagudo. Quando no último trimestre a doença tende a ser branda ou asintomática. Geralmente os casos de toxoplasmose congénita apresentam curso subagudo ou crónico com parasitas em todos os orgaos mas prevalecendo na retina e SNC. Inicia-se com um processo de agudo em que há hepatomegália, icterícia, meningoencefalite que leva à morte fetal ou aborto..

9 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Patogénese, Patologia e Sintomatologia 20-30% das crianças nascidas com toxoplasmose tem a forma nervosa ou ocular. A localizaçao exclusivamente ocular ocorre em 10% dos casos. Evidencias de doença logo após o nascimento compreendem retinocoroidite, calcificaçoes cerebrais, perturbaçoes neurológicas, hidrocefalia ou meningocefalia.

10 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Toxoplasmose neonatal Período de incubaçao entre 5 a 20 dias ou alcançar vários meses. A maioria dos casos adquiridos na idade adulta ou 2ª infancia sao assintomáticos. Os casos sintomáticos podem manifestar-se por adenopatia, febre.

11 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Toxoplasmose em imunodeficientes Contrastando com indivíduos normais a doença é extremamente grave em individuos imunodeficientes. Infecçoes crónicas e assintomáaticas subitamente tornam-se agudas Com a pandemia do SIDA a toxoplasmose vem ocupando um lugar destacado como causa de morte por infecçoes oportunistas

12 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Toxoplasmose em imunodeficientes Na maioria dos casos desenvolve-se um quadroclínico de encefalite aguda que mata em poucos dias. Outras vezes a evoluçao é prolongada. Os aidéticos que desenvolvem encefalite geralmente já tem o diagnóstico de AIDS, mas por vezes a encefalite é a primeira manifestaçao clínica Nos países onde se consome muita carne mal cozida a frequencia de sorologia positiva é muito alta 96% e 70% respectivamente razao pela qual 25% dos pacientes com AIDS desenvolve encefalite toxoplásmica. A maioria dos pacientes apresenta febre, cefaleias, alteraçao da funçao cerebral, confusao, letargia, alucinaçoes ou psicose franca. As convulsoes e sinais neurológicos focais aparecem em 1/3 dos casos

13 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Diagnóstico: Clínico Anamnese, exame clínico e epidemiologia da doença Parasitológico Exame de exsudatos, LCR e tecidos corados com Giemsa Isolamento de toxoplasma- Inoculaçao de material suspeito em camundongos

14 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Diagnóstico: Imunologico Teste de Sabin Feldman Imunofluorescencia Indirecta Hemaglutinaçao- Indirecta Imageológico-massaslesionais,hipodensas, múltiplas e bilaterais TAC-tomografia axial computarizada RMN- ressonancia magnética nuclear

15 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Tratamento: Quimioterapia com carcter supressivo agindo sobre os taquizoítos deixando por for a os brazizóitos que estao protegidos por capas quisticas Sulfonamidas e pirimetamina (Cotrimoxazole) Clindamicina

16 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Epidemiologia e controle: A toxoplasmose tem distribuiçao cosmopolita, verificando- se em todos os continentes e climas. Prevalencia varia de lugar para lugar e de acordo com os hábitos alimentares (ingestion de carne mal cozida). O T.gondii encontrado em grande número de animais domésticos e selvagens dentre os quais o cao, o gato, coelho, porco, carneiro, boi, pombos e aves. Os casos clínicos confirmados constituem reduzido número. Grupos de maior risco crianças e pessoas com serologia negativa

17 Toxoplasma gondii e toxoplasmose Controle: Cocçao adequada dos alimentos Manter boa higiene e lavar as maos após manipulaçao de alimentos crus Evitar que gatos brinquem nos parques onde brincam os crianças Nao permitir que gatos cacem outros animais Eliminar as diariamente as fezes dos gatos e forros


Carregar ppt "Toxoplasma gondii e toxoplasmose A toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e numerosas espécies de vertebrados inclusive o homem. Ocorre com frequência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google