A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

educação NA ERA DIGITAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "educação NA ERA DIGITAL"— Transcrição da apresentação:

1 educação NA ERA DIGITAL

2 educação na era digital
Muito se fala nos dias de hoje na tal era digital, cada vez ocupando mais espaço, tornando cada vez fácil o acesso público para todos. Mas e nas escolas onde essa tecnologia não existe, ou existe em situações precárias? O ensino público se esforça para acompanhar o progresso tecnológico, mas infelizmente nem sempre dispõe de todos os recursos necessários para auxiliar na qualidade da aprendizagem.

3 Já existem escolas no Brasil onde a tecnologia funciona como ferramenta fundamental para uma melhor qualidade de ensino, como no Projeto Rocinha-Rio de Janeiro, onde cada aluno usa um computador, despertando assim, o interesse em aprender de forma mais atrativa e interessante.

4 Nessas escolas a antiga apostila cede espaço a uma versão virtual, professores ganham tempo, o aluno recebe mais conteúdo, conhecimento e o mais importante aprende com entusiasmo. Nesse caso, para que o projeto fosse colocado em prática a Prefeitura fez parceria com 17 empresas, contabilizando um gasto de R$3,5 milhões. Fonte g1.globo.com

5 Professores “Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não ser neutra, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura...” (Paulo Freire)

6 Os Ambientes de aprendizagem virtuais possuem característica que favorecem uma ruptura, tirando a visão que se tem de uma sala de aula comum, com todos alunos sentados em fileiras com seus cadernos sobre suas mesas e um professor escrevendo no quadro para que copiem.

7 Com a era digital as escolas possuem a sua disposição mais um recurso para proporcionar novas formas de aprender, porém é preciso pensar se os professores estão sendo formados para lidar com instrumentos tecnológicos de forma que beneficie a aprendizagem.

8 Professores e Administradores Escolares
A questão da modernização tecnológica muitas vezes é barrada na própria administração da escola que reluta em se adequar a essas inovações, entretanto administradores e professores devem mesmo atualizar seus conhecimentos nessas questões a fim de otimizar a aprendizagem em sala de aula. As tecnologias da informação não são a salvação das escolas, entretanto os administradores escolares devem estar atentos para as mudanças culturais que estão ao seu redor para não ficarem defasados diante do atual contexto histórico e social.

9 Os recursos de jogos, softwares, comunidades virtuais, ambientes de aprendizagem, se bem utilizados, só vem acrescentar ainda mais ferramentas na tarefa de ensinar, e tais recursos não podem mais ser ignorados.

10 “A INTERNET É UMA MUDANÇA/AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA
“A INTERNET É UMA MUDANÇA/AÇÃO DO HOMEM SOBRE A NATUREZA. A internet é um canal de transmissão cultural/multicultural. Ela promove a hominização digital”

11


Carregar ppt "educação NA ERA DIGITAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google