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PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA

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Apresentação em tema: "PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA
Introdução Pesquisas Conteúdos de aula Extra classe Curiosidades Autoavaliação Menu / Sumário

2 Introdução Retornar ao Menu
Neste portfólio solicitado pela professora Aline de Bona, irei demonstrar algumas das matérias abordadas na disciplina de matemática desse 1º trimestre. Mostrarei também algumas curiosidades sobre a matemática, algumas pesquisas realizadas sobre a mesma, e também conterá a minha autoavaliação enquanto aluno. Retornar ao Menu

3 Conteúdo das aulas Nesse primeiro trimestre, trabalhamos com os seguintes conteúdos: Lógica Conjuntos Intervalos Funções Destes conteúdos, grande parte é uma revisão do ensino fundamental, apenas com diferenças em determinados cálculos.

4 Conteúdo das aulas Lógica:
Foram realizadas atividades com “problemas” de lógica, onde utilizamos de português, na interpretação das dicas dadas e matemática, para encontrar os resultados necessários, depois de acabadas as dicas.

5 Conteúdo das aulas Conjuntos:
Esse conteúdo foi abordado como revisão do que já tínhamos visto em “estudos anteriores”, onde fala dos conjuntos, sua notação, sua classificação entre outros. Créditos da imagem

6 Conteúdo das aulas Intervalos
Outra matéria que também já foi vista no ensino fundamental. Estudamos suas classificações, notações entre outros. Créditos da imagem

7 Conteúdo das aulas Retornar ao Menu Funções
Matéria também de revisão, porém com algumas modificações. Estudamos sobre relações, conjuntos numéricos nas funções, o uso do diagrama e gráficos. Retornar ao Menu Créditos da imagem

8 Curiosidades Separei algumas curiosidades que achei interessante, para deixar a matemática mais legal: O número Os números gugol e gugolplex Data histórica: 20/02 de 2002 O número dois e os provérbios

9 Curiosidades O número Se multiplicarmos o número por qualquer múltiplo de 9, entre 9 e 81, iremos obter um produto cujo algarismo que se repete é o próprio multiplicador dividido por 9.  x 9 =   (9 / 9 = 1) x 18 =   (18 / 9 = 2) x 27 =   (27 / 9 = 3) x 36 =   (36 / 9 = 4) x 45 =   (45 / 9 = 5) x 54 =   (54 / 9 = 6) x 63 =   (63 / 9 = 7) x 72 =   (72 / 9 = 8) x 81 =   (81 / 9 = 9)

10 Curiosidades Os números gugol e gugolplex
Gugol é o número 1 seguido de 100 zeros. Esse nome surgiu quando em certa ocasião, o matemático americano Edward Kasner perguntou ao seu sobrinho de 9 anos, Milton Sirotta, qual era o maior número que existia. A resposta do menino (algo como guuugol) não foi muito animadora, mas na mente de Kasner isso virou uma bela brincadeira. Em homenagem ao sobrinho, ele chamou de gugol ("googol", em inglês) o número 1 seguido de 100 zeros ou, dizendo de outra forma, o número 10 elevado a 100. Em seguida, usou o gugol como base para denominar um número ainda maior: o gugolplex, que equivale a "10 elevado a 1 gugol". Imagine quantas folhas de papel seriam necessárias para escrever o número gugolplex por entenso...

11 Curiosidades Data histórica: 20/02 de 2002
Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio. Essa conjugação ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/ É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002). A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.

12 Curiosidades Retornar ao Menu O número dois e os provérbios
Existem diversos provérbios que envolvem o número dois. Exemplos: "Mais vale um pássaro do que dois voando". "Homem avisado vale por dois". "Matar dois coelhos numa cajadada só". "Mais vale um toma do que dois te darei". "Dois proveitos não cabem num saco só". "Entre os dois venha o diabo e escolha". "Criados e bois, um ano até dois". "Custa mais sustentar um vício do que educar dois filhos". "Duas mudanças equivalem a um incêndio". "Duas vezes perdido o que ao ingrato é concebido". "Mais vale um hoje do que dois amanhã". "Mais vale um pé do que duas muletas". Retornar ao Menu Fonte

13 Pesquisas Para o portfólio desse primeiro trimestre trouxe esse assunto: Tecnologia auxilia no ensino da matemática

14 Pesquisas Tecnologia auxilia no ensino da matemática
As aulas de matemática nas escolas públicas de Ijuí (RS) ganharam reforço. É o projeto O Uso da Informática no Ensino da Matemática na Educação Básica, realizado pelos multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do município. A novidade foi apresentada no 1º Encontro Nacional ProInfo e TV Escola. Durante o evento, encerrado nesta sexta-feira, 15, em Brasília, os multiplicadores do NTE de Ijuí repassaram a experiência e anunciaram que já estão sendo produzidos CDs com 400 atividades da disciplina para distribuir a outras escolas. Segundo a multiplicadora do NTE de Ijuí, Maristela Luisa Brizzi, o projeto surgiu da necessidade dos professores de dispor de ferramentas tecnológicas para trabalhar com os conteúdos da matemática. “É uma das disciplinas com a qual os alunos têm mais dificuldades. Portanto, devemos utilizar recursos diversos para mudar esse quadro”, assinala.

15 Pesquisas O programa foi idealizado em 2005, junto com uma universidade do município e difundido nas escolas com laboratórios do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo Integrado). “A ideia de preparar o CD é para atender também às instituições que não possuem internet”, explica. Este ano, o NTE de Ijuí lançou curso de formação para os professores utilizarem os aplicativos do projeto. “As atividades simulam situações para auxiliar o aluno. É muito atrativo e tem funcionado bem. Queremos distribuí-lo para todo o país”, afirma. O Uso da Informática no Ensino da Matemática foi um dos dez projetos selecionados nos seminários regionais, realizados em 2008, para serem apresentados no 1º Encontro Nacional ProInfo e TV Escola. Na ocasião, cerca de 400 técnicos, multiplicadores e coordenadores dos programas de tecnologia do Ministério da Educação se reuniram para trocar experiências, expandir e qualificar o uso das tecnologias na sala de aula.

16 Pesquisas Retornar ao Menu
Para a coordenadora do ProInfo Maranhão, Akemi Wada, o evento é importante no sentido de criar soluções para os professores e disseminar a tecnologia educacional. “Sabemos que a tecnologia tem um desenvolvimento acelerado e nos próximos cinco anos estaremos em uma realidade diferente. Precisamos nos adaptar e nos preparar para o futuro da educação”, avalia. O Maranhão já possui laboratórios do ProInfo em 217 municípios. Em sua participação no encontro, o secretário de educação a distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, ouviu críticas e sugestões dos participantes e ressaltou a importância do uso da tecnologia em sala de aula. “Devemos valorizar um processo onde o aluno possa ser mais autônomo. Dessa forma ele entende os métodos de aprendizado que o tornam mais capacitado”, destacou. Retornar ao Menu Fonte

17 Extra classe Para o “Extra classe” resolvi trazer o humor na matemática, afinal de contas para um bom aprendizado, é preciso uma matemática alegre!

18 Extra classe Estava Jesus Cristo no monte da Oliveira meditando com os seus apóstolos quando de repente se levanta e diz: - y = x² - 3x + 5! Ao que os seus discípulos perguntam: - Mas Mestre, o que é isso? E Jesus responde: - Ah! Nada, só uma parábola...

19 Extra classe "Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios só sabe a média.“ "A taxa de natalidade é o dobro da de mortalidade, portanto uma em cada duas pessoas é imortal!"

20 Extra classe Dançando com a matemática: Retornar ao Menu

21 Autoavaliação Retornar ao Menu
Em relação a mim, acredito que eu tenha sido um bom aluno. Participo da aula, as vezes converso um pouco, mas acredito que não atrapalhe a mesma. Tenho um pouco de dificuldade com a matéria, principalmente por ter parado de estudar e ter esquecido grande parte das regras da matemática, que pra mim, seu conteúdo é sempre uma atualização. Talvez eu precise correr mais atrás das coisas e me esforçar ainda mais para alcançar o meu objetivo que é concluir o ensino médio. Em relação a uma nota, eu me daria uma nota 7,5, pois apesar de não ter tido um bom desempenho em algumas provas, sou o que se pode considerar um bom aluno. Participo, as vezes me excedo nas brincadeiras, mas não desrespeito ninguém. Sobre a professora, acredito que acima de qualquer cargo, ela é uma boa pessoa, alegre e brincalhona (e ligada em 220v hehehehe) Em relação a maneira da aula, acredito que poderia ser um pouco diferente a dinâmica. Acho que seria legal uma revisão antes da recuperação, que é no turno inverso, principalmente por ter mais de uma matéria que exige muito em questão de raciocínio na quinta feira. (Matemática e Física) Retornar ao Menu


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