A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Nacionais e Internacionais de avaliação da educação básica: características e principais resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Nacionais e Internacionais de avaliação da educação básica: características e principais resultados."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Nacionais e Internacionais de avaliação da educação básica: características e principais resultados

2 Brasil– avaliação da educação básica
Prova Série Período Foco Resultados SAEB ANEB 4ª, 8ª - EF 3ª - EM A cada 2 anos desde 1995 Língua Portuguesa Matemática Sistemas Estaduais de Ensino Prova Brasil ANRESC 4ª 8ª EF Cada 2 anos desde 2005 Escolas do ensino fundamental ENEM 3ª - EM egressos Anual de 1998 a 2008 Multidisciplinar e Redação Indivíduos ENCCEJA EF e EM , 2007,2008 Todas as áreas Indivíduos Certificação de nível + ENEM 3º EM, Egressos, EJA 2009 Depois 2x ao ano? Seleção Certificação de nível Avaliação das Escolas PISA (OECD) Jovens de 15 anos 2000, 2003, 2006, Letramento em Leitura, Matemática, Ciências Sistema nacional Maria Inês Fini abril 2010

3 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB
Principais Características Criado em 89 aperfeiçoado em 1995 Avaliação do rendimento escolar das séries terminais (4ª, 8ª e 3ª do ensino médio) em L.Portuguesa e Matemática Uso de matriz de competências e habilidades Aplicação de provas e de questionários de fatores associados ao desempenho. Uso da metodologia TRI e Construção de Escala de Proficiência. Fornece resultados para os sistemas

4 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB
Principais Resultados Avaliação da educação básica mostra estabilidade no desempenho dos estudantes. Atraso escolar é fator de maior impacto no rendimento escolar. Ciclo ou seriado: desempenho é o mesmo. Hábito de leitura e lição de casa fazem a diferença. Características das escolas explicam desempenho. Escolas das capitais e particulares obtêm maiores médias.

5 SAEB Contribuição de valor pedagógico inestimável
Iniciou a cultura de avaliação no Brasil. Elaboração da primeira Matriz de Referência para a Avaliação. Consolidação do sistema em parceria com CONSED/UNDIME.

6 PROVA BRASIL SAEB universalizado em turmas de 20 alunos ou mais das escolas públicas urbanas, sem os fatores associados. Usa Matriz de Referência SAEB. Usa mesma metodologia de composição das provas e tratamentos. Apresenta resultados na mesma escala de proficiência. Resultados por escola.

7 Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM original
Características Criado em 1998 aplicado anualmente Exame de caráter voluntário Afere o desenvolvimento de competências e habilidades ao final da escolaridade básica Provas interdisciplinares, contextualizadas e organizadas em situações problema Teste de múltipla escolha e redação

8 Exame Nacional de Ensino Médio ENEM - original
Objetivos: Conferir ao indivíduo parâmetros para auto-avaliação. Criar referência nacional para os egressos de qualquer das modalidades do ensino médio. Alternativa para o acesso à educação superior. A partir de 2004 PROUNI usa os resultados. A partir de 2005 resultados por escola. Em 2008, participaram cerca de 4 milhões de alunos.

9 Exame Nacional de Ensino Médio ENEM- original
PRINCIPAIS RESULTADOS Ausência do domínio da leitura compreensiva é principal causa do baixo desempenho. A maior parte apresenta desempenho na faixa regular e bom. Os homens apresentaram melhor desempenho que as mulheres na parte objetiva da prova, mas o resultado se inverte na redação. Os estudantes mais jovens apresentam melhores desempenhos.

10 ENEM principal contribuição de valor pedagógico para a educação
Envolve um conceito mais abrangente de aprendizagem. Os eixos estruturantes do exame: aprendizagem por resolução de problemas, interdisciplinaridade e contextualização. Só efeitos positivos para os jovens.

11 = 21 Habilidades Matrizes de Referência do ENEM original ↓ ↓ ↓
ÁREAS DE CONHECIMENTO COMPETÊNCIAS DO SUJEITO I Domínio de Linguagens II Construção de Conceitos III Resolução de Problemas IV Argumentação Consistente V Intervenção / Criatividade Princípios Científicos Tecnológicos = 21 Habilidades Princípios Filosóficos e Sociológicos Linguagens da Comunicação Princípios da LDB traduzidos ↓ ↓ ↓ Disciplinas do Ensino Médio

12 = 45 Habilidades Matrizes de Referência do ENCCEJA
ÁREAS DE CONHECIMENTO COMPETÊNCIAS DO SUJEITO I Domínio de Linguagens II Construção de Conceitos III Resolução de Problemas IV Argumentação Consistente V Intervenção / Criatividade Competências de Área conforme Diretrizes do Ensino Médio 1 = 45 Habilidades 2 3 4 . 9

13 ENEM atual Referências:
Lista de habilidades a serem avaliadas, indicadas por “Comissão de Governança” Quatro áreas de Conhecimento, 30 habilidades 45 questões de prova em cada área, duas areas por dia em dois dias de provas: 3 e 4/10 Nenhuma vinculação teórica ou metodológica aos exames anteriores (a não ser o nome ENEM)

14 Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – ENCCEJA original
Criado em 2002, adesão dos sistemas Construção de uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos em idade apropriada. Responder às necessidades sociais e às disposições legais da Constituição e da LDB.

15 Estruturação do ENCCEJA
As provas do ensino fundamental e do ensino médio correspondem às três áreas de conhecimento, estabelecidas na Base Comum Nacional: 1)Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física; 2)História e Geografia; 3)Matemática 4)Ciências Naturais

16 PISA – OCDE Objetivos Estruturar um esquema de referenciais comuns, estabelecidos de forma colaborativa pelos países… Analisar a si próprios pela ótica do desempenho de outros países identificando seus próprios pontos fortes e fracos.

17 PISA – OCDE Principais Resultados
Papel positivo de: expectativas elevadas. intenso ambiente de estudo. relações estreitas entre professores e alunos. Sistemas educativos de sucesso, incorporam em suas práticas educativas: gestão de resultados. definição clara sobre de objetivos. controle sistemático por todos os interessados.

18 PISA - principais contribuições pedagógicas para a educação no Brasil
Acesso a metodologias mais estruturadas Dados comparativos confiáveis Interação com equipes bem qualificadas

19 Novo SARESP Apoiado no currículo de São Paulo
Provas calibradas ( itens pré-testados) Usa a mesma métrica, a mesma gramática e contém habilidades do SAEB/ PROVA BRASIL. Dados comparáveis ano a ano. Integram a base de informações para a Gestão por Resultados;

20 Novo SARESP Articulação com o currículo:
Continuação Articulação com o currículo: Elaboração das Matrizes de Referência da Avaliação, a partir da definição clara de competências e habilidades, em cada disciplina e ciclo, com a indicação das expectativas de aprendizagem a serem avaliadas; Anualmente, avaliação em Língua Portuguesa e Matemática para compor o programa de Gestão por Resultados;

21 Novo SARESP ABRANGÊNCIA
Continuação ABRANGÊNCIA Anualmente, avaliação em Língua Portuguesa e Matemática para compor o programa de Gestão por Resultados; Anualmente, alternância entre as disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, concomitante à avaliação em Língua Portuguesa e Matemática; Anualmente, avaliação nas 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do EF e na 3ª série do EM.

22 Fatores Associados ao Desempenho
Pesquisa de dados que facilitam a compreensão de resultados: Questionários - coleta de dados e informações sobre as condições intra e extra-escolares que afetam o ensino e interferem na aprendizagem. Dinâmica especial a partir de 2008: Os profissionais da rede responderam on line, em plataforma web para garantir maior agilidade e economia na coleta dos dados Alunos/Famílias: enviados para a residência dos alunos.

23 Dimensões pesquisadas nos questionários:
Identificação pessoal: trajetória profissional Características gerais do funcionamento da escola Infra-estrutura física e material pedagógico Percepção da dinâmica da escola Atividades desenvolvidas em sala de aula, por disciplina avaliada Dados sócio-econômicos

24 SARESP Resultados Informações para a escola nos documentos:
Boletim da Escola: Dados gerais de participação no estado e no município Médias gerais por disciplina e série considerando: estado, Município e Escola. Médias do SAEB e Prova Brasil 2007 por disciplina e série considerando as escolas estaduais do Brasil e as escolas estaduais de São Paulo as escolas municipais do Brasil e as escolas municipais de São Paulo.

25 SARESP Resultados Informações para a escola nos documentos:
Boletim da Escola: Dados gerais de participação no estado e no município Médias gerais por disciplina e série considerando: estado, Município e Escola. Médias do SAEB e Prova Brasil 2007 por disciplina e série considerando as escolas estaduais do Brasil e as escolas estaduais de São Paulo as escolas municipais do Brasil e as escolas municipais de São Paulo.

26 Boletim de Resultados da Escola
Os resultados obtidos pelas séries e componentes curriculares avaliados mostram : Distribuição percentual dos alunos nos Níveis de Desempenho das escalas de proficiência de Língua Portuguesa, de Matemática.

27 Níveis de Proficiência
Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 ESCALA DO SAEB 4ª EF Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 ESCALA DO SAEB 6ª EF LÍNGUA PORTUGUESA Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 ESCALA DO SAEB 8ª EF Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 125 150 175 200 225 250 275 300 325 350 375 400 425 450 475 500 ESCALA DO SAEB 3ª EM

28 Dia do SARESP na Escola Data incluída no calendário escolar sem a presença de alunos, onde professores, coordenadores, diretores e supervisores analisam os resultados de suas escolas apoiados pelos relatórios pedagógicos e ajustam suas propostas de trabalho.

29 Participação: 8.749 escolas 2.471.533 alunos
SARESP 2009 Participação: escolas alunos 3.227 escolas municipais em 531 municípios. 112 escolas particulares 179 unidades do SESI. 86 escolas do Centro Paula Souza 2 escolas de aplicação: USP e UNICAMP

30 É possível utilizar os resultados da avaliação em larga escala para melhorar o desempenho dos alunos?

31 No conjunto da rede, o Estado superou as metas do IDESP em 2009

32 No ciclo I, a meta do IDESP foi amplamente superada

33 No ciclo II, a meta do IDESP foi amplamente superada

34 No Ensino Médio, a meta do IDESP foi praticamente alcançada

35 73% das escolas atingiram ou ultrapassaram as metas em pelo menos um nível de ensino

36 93% entre as escolas que tiveram acompanhamento mais próximo da SE (com menores valores do IDESP em 2008) atingiram ou superaram as metas

37 Evolução da Proficiência em Língua Portuguesa
Em todos os ciclos, observa-se a elevação do indicador de desempenho, comparativamente a 2008. Na comparação entre os resultados do SARESP 2008 e a edição de 2009, o destaque cabe à 4ª série do ensino fundamental, que assinala um incremento de 10 pontos no intervalo de apenas um ano. Os resultados de Língua Portuguesa assinalam uma tendência de elevação dos níveis de proficiência do alunos em todo o percurso da educação básica. A melhoria vigorosa dos níveis de letramento nas séries iniciais projeta para os anos próximos a manutenção da tendência à elevação do desempenho nas séries seguintes.

38 Evolução da Proficiência em Matemática
Na comparação entre os resultados do SARESP 2008 e a edição de 2009, o destaque cabe à 4ª série do ensino fundamental, que assinala um incremento de 10 pontos no intervalo de apenas um ano. O aumento na 8ª série do ensino fundamental foi de 6 pontos. Os resultados de Matemática para o ensino fundamental também projetam um cenário de elevação dos níveis de proficiência do alunado. Os dados sugerem a existência de obstáculos mais severos à elevação dos níveis de desempenho em Matemática no ensino médio. Isso se revela na queda observada nos níveis de proficiência, em 2009, comparativamente aos resultados de 2008, com o alunado retornando ao patamar de 2007.

39 Ação emergencial para a Matemática
Curso de formação continuada para Professores de Matemática Público Alvo: professores de matemática que atuam no Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio. Carga Horária – 240 horas Estruturação do curso: Demanda caracterizada pelas dificuldades apontadas pelos professores na implementação da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Considera os resultados do Processo Seletivo Simplificado e a prova de Promoção pelo Mérito. Metodologia: aulas presenciais, videoconferência, oficinas pedagógicas e atividades WEB.

40 Construir, descrever, interpretar resultados de desempenho de alunos é importante desde que tenham sido construídos em base curriculares sólidas, claramente definidas pelos professores. Precisam ser amparadas por gestores arrojados que definam políticas educacionais mais abrangentes com metas de qualidade a serem atingidas e com forte amparo à projetos de implementação.


Carregar ppt "Sistemas Nacionais e Internacionais de avaliação da educação básica: características e principais resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google