A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conselho de Classe Intermediário. Oportunidade para checagem e correção de rota.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conselho de Classe Intermediário. Oportunidade para checagem e correção de rota."— Transcrição da apresentação:

1 Conselho de Classe Intermediário

2 Oportunidade para checagem e correção de rota

3 Marco Legal LDB 9394/96 Seção I Das Disposições Gerais Artigo 24: V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;

4 Marco Legal d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito; e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos; VI - o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação;

5 Conhecimento (bases científicas e tecnológicas) Aulas contextualizadas Critérios justos e coerentes, Recuperação Avaliações diversificadas Conselho de Classe

6

7 Um dos mecanismos que compõem a gestão democrática na instituição escolar; eixo articulador de todo processo de ensino- aprendizagem.

8 Conselho de Classe Supõe uma função essencialmente pedagógica buscando auxiliar a equipe docente nas tomadas de decisão sobre o aluno partindo da possibilidade de um conhecimento mais aprofundado deste sujeito.

9 Conselho de Classe Intermediário Finalidade: diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas, quanto aos docentes.

10 Conselho de Classe Intermediário O primeiro Conselho de Classe intermediário é fundamental para consolidação de um diagnóstico sobre os alunos e sobre as práticas docentes.

11 Conselho de Classe Intermediário O segundo Conselho de Classe intermediário deve ser pautado nos resultados obtidos as partir das ações elencadas para os alunos que apresentaram dificuldades e sobre as alterações nas práticas docentes.

12 Conselho de Classe Intermediário Analisar e refletir sobre as dificuldades, fragilidades, potencialidades e possibilidades dos dois lados, docentes e discentes.

13 Conselho de Classe Intermediário Porém, em geral, o Conselho de Classe intermediário fica preso a medidas de rendimento – atribuição de menções ou notas - que sempre detectam que o aluno é produtor de seu próprio fracasso escolar (falta de estudo, falta de assiduidade, falta de interesse), atestando uma avaliação baseada em juízo de valor pessoal e não em critérios objetivos.

14 Conselho de Classe Intermediário A constatação estando clara: O aluno não estuda (?) O aluno não frequenta às aulas ou O aluno não tem demonstrado interesse...

15 Conselho de Classe Intermediário A próxima pergunta a ser feita é...

16 Conselho de Classe Intermediário Por quê?

17 Conselho de Classe Intermediário E ao buscarmos hipóteses que respondam a nossa pergunta é importante que saibamos que nem sempre partimos de avaliações objetivas. Por exemplo:

18 Conselho de Classe Intermediário A afirmação o aluno não estuda engloba tanto aquele que não realiza atividades propostas, como aquele que realiza, entrega mas, que não demonstra ter obtido nenhum aprendizado.

19 Conselho de Classe Intermediário Então, um primeiro passo para um Conselho de Classe Intermediário bem aproveitado seria levantar hipóteses possíveis para responder as questões formuladas.

20 Conselho de Classe Intermediário O importante de querermos saber o porquê das coisas é que, somente a partir das hipóteses levantadas pelo grupo docente será possível:

21 Conselho de Classe Intermediário alterar as rotas traçadas anteriormente (planejamento); discutir e buscar ações coletivas que possibilitem alterar o panorama dos alunos que apresentam dificuldades;

22 Conselho de Classe Intermediário detectar pressupostos ( todos os alunos de 1ª série do Ensino Médio DEVEM saber....); pré-conceitos;

23 Conselho de Classe Intermediário falhas metodológicas e de sequência didática; sempre a partir do que foi diagnosticado no primeiro bimestre do ano.

24

25 Conselho de Classe Intermediário O Conselho de Classe Intermediário, em especial em curso integrado, oferece um oportunidade única de discussão sobre as formas possíveis de ensinar bases científicas visando uma aplicação tecnológica das diferentes ciências que compõem a base nacional comum.

26 Conselho de Classe Intermediário Nesta discussão coletiva será possível perceber um mesmo aluno sob diferentes perspectivas;

27 Conselho de Classe Intermediário Essas diferentes perspectivas comporão um mosaico que poderá nos orientar a aceitar ou refutar as hipóteses firmadas a partir das primeiras constatações sobre o aluno.

28 Conselho de Classe Intermediário Por exemplo: Se um aluno apresentou rendimento abaixo do esperado, devemos levantar como hipóteses:

29 Conselho de Classe Intermediário O aluno possui conhecimentos prévios? (sem saber potenciação é difícil aprender logaritmos); Que tipo de ação imediata pode ser efetuada para sanar ou minimizar o problema? Quais componentes do curso poderiam servir para este propósito?

30 Conselho de Classe Intermediário Como todos sabemos, a tarefa de educar na escola é um tarefa coletiva e ao realizarmos um Conselho de Classe intermediário com rigor e apuro, estamos pavimentando os caminhos de um educação efetiva, calcada em dados objetivos - a realidade concreta do aluno, suas dificuldades, seus interesses e facilidades - e nas probabilidades que temos em auxiliá-lo a descobrir e usufruir do conhecimento.

31 Esta apresentação foi elaborada com a colaboração das Supervisoras Regionais Milena Duarte Mostaco Região Grande SP Noroeste e Sílvia Mota Região Sorocaba

32 Dúvidas, Sugestões? GSE / Gestão de Vida Escolar Stella Lobo


Carregar ppt "Conselho de Classe Intermediário. Oportunidade para checagem e correção de rota."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google