A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção pedagógica e metodologia Programa de Educação a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção pedagógica e metodologia Programa de Educação a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 concepção pedagógica e metodologia Programa de Educação a Distância

2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Construtivismo Para o construtivismo, o conhecimento é (re) construído pelo indivíduo nas interações com o ambiente externo. O aluno é o sujeito ativo no processo de aprendizagem, por meio da experimentação, da pesquisa em grupo, do estimulo à dúvida e ao desenvolvimento do raciocínio. Os conceitos são formados no contato com o mundo e com as outras pessoas (RONDELLI:2003)* * Cooperação e aprendizagem on-line. DP&A editora.

3 METODOLOGIA

4 FERRAMENTAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM Fóruns; Chats; Exercícios de respostas (aberta e fechada); Áudios, vídeos e textos de apoio; Tutor; Avaliação.

5 FÓRUNS Objetivos Servir como um espaço de interação entre os participantes, e entre estes e o tutor, usando-se como eixo central temas abordados no cd; Aprofundar idéias e conceitos.

6 CHATS Ambiente de interação em tempo real de: Participante com participante; Participantes com Tutor; Tutor com participantes;

7 EXERCÍCIOS DE RESPOSTA ABERTA E FECHADA Abrir espaço para contribuição livre do participante aproveitando a experiência pessoal; (aberta) Resgatar e fixar conceitos; (fechada) Despertar a curiosidade para o início de uma pesquisa independente; (aberta) Rever pontos que não ficaram claros; (fechada)

8 ÁUDIOS, VÍDEOS E TEXTOS DE APOIO Detectar os canais de comunicação e potencializá-los dentro do processo de aprendizagem (ver,ouvir, interpretar etc); Familiarizar o contato com as Novas Tecnologias da Comunicação (Internet: hipertexto, comunicação tempo real, grupos de discussão on-line etc).

9 TUTOR Moderador de fóruns e chats; Motivador do grupo; Referencial para pesquisa e aprofundamento de conceitos; Avaliar e nortear a execução das atividades e a interação com ferramentas disponibilizadas.

10 AVALIAÇÃO Processo de avaliação: Quantitativo: 75% de participação em fóruns propostos; 75% de presença em chats; 75% de exercícios enviados para tutorização; Qualitativo: Pesquisas; fomento de discussões etc. Carga Horária: 45 horas

11 SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM TOTAL Sugestão 1 1h 1h 1h 1h 1h 1h 1h = 7 horas Sugestão 2 1h30 1h30 1h30 1h30 1h = 7 horas Sugestão h30 3h30 = 7 horas Sugestão h = 7 horas Sugestão h = 7 horas DISTRIBUIÇÃO - CARGA HORÁRIA

12 QUA QUI SEX SAB DOM SEG TER QUA... DISTRIBUIÇÃO - CARGA HORÁRIA Fechamento das atividades às quartas-feiras


Carregar ppt "Concepção pedagógica e metodologia Programa de Educação a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google