A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecer um pouco da história e origem do Tarô. A simbologia das cartas. Os tipos de Tarô existentes. Os métodos de consulta. A leitura e interpretação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecer um pouco da história e origem do Tarô. A simbologia das cartas. Os tipos de Tarô existentes. Os métodos de consulta. A leitura e interpretação."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecer um pouco da história e origem do Tarô. A simbologia das cartas. Os tipos de Tarô existentes. Os métodos de consulta. A leitura e interpretação das cartas em uma situação. Observação do estilo de aprendizagem. Proposta de aprendizagem de Tarô utilizando a Internet Consulta a materiais disponíveis em sites especializados. Realização de um curso on-line. Consultas de Tarô on-line. Tentativas de leitura e interpretação. Realização de uma consulta a uma taróloga para observação dos aspectos inseridos na consulta, e ainda, levantamento de informações a respeito do seu aprendizado. Objetivos estabelecidos: Ações realizadas:

2 História e origem do Tarô Existem muitas suposições a respeito da origem do Tarô. Egito, China ou Índia. Registro mais antigo – séc. XIV, França, Tarô de Gringonneur (Jacquemin Gringonneur). Contribuição de Carl Gustav Jung Teoria da sincronicidade - a ocorrência simultânea de um estado psíquico com um ou mais eventos externos, que fazem paralelos significativos do momento. Teoria do inconsciente coletivo - o Tarô estende a ponte entre o consciente e o inconsciente, driblando com símbolos nossas certezas e defesas. Extrai do inconsciente para a superfície da consciência os elementos necessários à compreensão de determinado problema.

3 Composto de 78 cartas, denominadas arcanos. 22 arcanos maiores Representam o mundo das idéias e das possibilidades. As energias que envolvem uma situação. Designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades. Estão ligados a alma, espírito ou destino. A estrutura do baralho 56 arcanos menores Simbolizam o mundo das formas e conclusões. O modo como as energias que envolvem uma situação irá se materializar. Determinam a direção e os objetivos. Realização. Na estrutura do Tarô as são ordenadas num esquema evolutivo que ilustra as variadas etapas emocionais e materiais que o homem pode experimentar em sua vida.

4 Tipos de baralho Tarô de Marselha Baralho Cigano Tarô Egípcio A morteAs transformações O carro As vitórias A força A magia

5 O Carro A justiça O eremita A roda da fortuna A força O enforcado Tarô de Marselha O Mago A Sacerdotisa A Imperatriz O Imperador O Papa Os Enamorados A morte A temperança O diabo A torre A estrela A lua O sol O julgamento O mundo O louco

6 O louco O mago A sacerdotisa A imperatriz O imperador O hierofante Os amantes O carro A justiça O eremita A roda da fortuna A força O enforcado A morte A temperança O diabo A torre A estrela Tarô Egípcio A lua O sol O julgamento O mundo

7 O Mensageiro Os Obstáculos O Mar O Equilíbrio A Árvore Os Ventos O Arco-Íris As Perdas A Chuva As Transformações A Magia As Alegrias A Criança As Armadilhas As Falsidades A Sorte As Novidades O Aliado A Espiritualidade As Ervas As Pedras Os Caminhos Os Desgastes Os Sentimentos As Alianças Os Livros O aviso O Cigano A Cigana Os Rios O Sol As Honrarias As Soluções A Matéria A Segurança As Vitórias Baralho Cigano

8 Diferentes versões do Tarô Egípcio

9 Tiragem de carta única PassadoPresenteFuturo Tiragem por três arcanos MandalaCruz de Celta Conselho Desconhecido PassadoFuturo Futuro (atemporal) Obstáculo Síntese Psique Origem Questionamento Oferece resposta a uma pergunta específica. Oferece resposta a uma pergunta específica, considerando os fatores do passado, o presente e o futuro. Alguns métodos de consulta

10 Resultados O reflexo do estilo de aprendizagem O estilo cognitivo Analítico/Verbal pareceu ficar bastante evidente no processo de aprendizagem. Confiabilidade das informações Uma boa parte das informações encontradas sobre os Arcanos maiores me pareceram divergentes e não complementares. Algumas a respeito dos métodos de consulta também eram conflitantes. Curso on-line – Tarô de auto-ajuda A realização do curso me permitiu sair do estágio zero de conhecimento a respeito do Tarô, porém o curso é bastante superficial e pouco atrativo. E-book A aquisição de um e-book não acrescentou muito no processo de aprendizagem de Tarô. As informações contidas no mesmo já haviam sido obtidas em outras fontes e não tive paciência para lê-lo na tela, uma vez que não permitia impressão. Consulta a Taróloga A visita a uma taróloga me deixou um pouco mais confusa a respeito do assunto. Pois muitas das observações e constatações que fiz não condiziam com o que havia estudado até então. Por exemplo, o uso de 3 tipos de baralhos, métodos de consultas próprios, forte valorização dos aspectos espirituais.

11 Conclusões O simples acesso a informação não leva necessariamente a construção de um conhecimento significativo. O acesso a informação me permitiu avançar alguns níveis, mas tive a sensação de que meu conhecimento ficou estagnado em um determinado nível. Necessidade de outros estímulos, informações ou interações para poder avançar. O resultado não atingiu minhas expectativas, pois pretendia aprender a ler einterpretar as cartas e não apenas aprender sobre o Tarô.


Carregar ppt "Conhecer um pouco da história e origem do Tarô. A simbologia das cartas. Os tipos de Tarô existentes. Os métodos de consulta. A leitura e interpretação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google