A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

1 Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Porto Alegre, 30 julho de 2003

2 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Sumário Espaços e as mídias Bibliotecas, Centros de Documentação, Editoras, Internet Novas organizações: tele-trabalho, estrutura (recursos humanos, de armazenamento e de tratamento), recuperação e disseminação da informação, desenvolver produtos e serviços Leitores : do papel ao eletrônico on-line Compartilhar a informação: formatos e cooperação

3 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Espaços e as mídias Sociedade X Cidadania – evolução e adaptação Fontes de informação: forma, conteúdo e processo Satisfação das necessidades de informação Perfil profissional: ética, trabalho com reflexão crítica, presteza, dedicação, colaboração, cooperação, solidariedade, prudência Do papel ao virtual: suportes da informação, técnicas, tecnologias e pessoas

4 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias A biblioteca é um organismo vivo." Ortega y Gasset Adaptação e evolução... sobrevivência das pessoas e das organizações Conviver no mundo digital on-line: valores, velocidade, custos Bibliotecas, Centros de documentação, Editoras, Internet

5 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Novas organizações Teletrabalho e telesserviço Estruturas organizacionais: ambiente, profissionais, serviços e produtos Organização da informação: como recuperar determinada informação? Quais fontes utilizar? Barreiras : tempo, espaço, acesso, idioma, políticas internas e externas Quais serviços e produtos de informação?

6 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Leitores: do papel ao eletrônico on-line Texto escrito – editoração – diagramação – comercialização - distribuição Conversão: equipamentos e ferramentas Vantagens e limitações Custos X Benefícios Direitos autorais e licenças de uso Formatos : ASCII (.txt,.doc,...), HTML (.html,.htm ), códigos abertos e aplicações específicas (.ps,.doc – Word,.pdf - Adobe)ASCIIHTML

7 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Tipos de livros digitais eBooksBrasil, ePublisher House, começou em de 1999, nos primórdios da Revolução dos eBooks, com RocketEditions, para dar apoio e divulgar os formatos abertos. Os Livros Digitais eBookEditProTM são executáveis (arquivos *.exe). Requisitos técnicos – computador com Windows 95/98/NT4 e IE4+, sem nenhum programa adicional. Basta clicar e ler. Para escolher o tipo de letra que quiser, Para fechar os livros apresentados em tela cheia, basta utilizar Esc ou Alt+F4.

8 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias

9

10 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias

11 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias

12 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias

13 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Compartilhar a informação Formação do bibliotecário Gerenciar o acervo e a coleção Conhecer recursos informacionais Perfil do público ou da comunidade Classificação das necessidades Estratégias na recuperação da informação Serviços e produtos de informação

14 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Cuidados na Web e na vida Ataques Passivos Ataques Ativos Tipos de Ataques Vírus e Spam Dedos inexperientes Falsificação Usurpar

15 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Características dos recursos informacionais Aplicação de critérios de qualidade na seleção e uso das fontes de informação: –Aspectos forma, conteúdo e processo Disponibilidade e acessibilidade: pronto para uso; localização; custos (direitos autorais) Pertinência e relevância Confiabilidade: clareza, objetividade, precisão, autoridade (citação e referência)

16 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Usuários dos recursos informacionais Perfil dos usuários: motivação (atualizar constantemente) Autonomia do usuário Serviços dirigidos Produtos conforme a demanda Inovação Ambiente dinâmico: do tradicional ao virtual

17 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Interação no ambiente Presencial Telefone Telefax Internet: formulário específico, tutorial, ajuda on-line, Correio tradicional Vídeo, teleconferência, visita virtual...

18 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Habilidades do bibliotecário Conhecer o contexto social, educacional e cultural Manusear os recursos informacionais disponíveis Características qualitativas do acervo Comunicar a necessidade informacional Identificar o que se precisa, para que, quando Ambiente adequado e propício na recepção do usuário Relação profissional X relação de pesquisa Atividades e funções para solucionar questões de referência, administrativo e de processos técnicos

19 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias O bibliotecário e as mídias Competências e habilidades nas atividades, funções e tarefas. Saber atender e cuidar: identificar necessidades, estabelecer prazos, oferecer a informação requerida. Relações humanas: respeito, ética, dignidade, solidariedade, responsabilidade, comprometimento e seriedade. Entender os limites no processo de aprendizagem. Conhecer estrutura interna, diagnosticar viabilidades e utilizar recursos existentes.

20 Ursula Blattmann – Espaços profissionais a conquistar e as novas mídias Referências BLATTMANN, Ursula; FRAGOSO, Graça Maria. O zapear a informação em bibliotecas e na Internet. Belo Horizonte: Autentica, FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. Sõ Paulo : Martins Fontes, WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre : Sulina, 2003.


Carregar ppt "Espaços Profissionais a conquistar com as novas mídias aposte nesse profissional Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google