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Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review.

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2 Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review

3 Etapas Figura 1 - Ciclo de Inteligência Competitiva.
Fonte: Adaptado de Kahaner (1996)

4 Planejamento Define a missão do projeto de IC, principais objetivos, estratégias, ações que serão tomadas e recursos Aliada ao planejamento estratégico da empresa. MISSÃO – OBJETIVOS - ESTRATÉGIAS

5 Planejamento - Missão Informativa, desenvolve compreensão geral sobre indústria e competidores Ofensiva, estado dos competidores ou impacto de estratégias sobre os competidores Defensiva, ameaças que o competidor pode oferecer e que poderiam colocar em risco a posição da empresa no mercado. Segundo Miller INFORMATIVA -> COMPREENSÃO INDÚSTRIA E COMPETIDORES OFENSIVA -> identifica vulnerabilidades dos competidores ou determina o impacto que estratégias adotadas teriam sobre os competidores DEFENSIVA -> estabelece as ameaças que o competidor pode oferecer e que poderiam colocar em risco a posição da empresa no mercado.

6 Planejamento Caminhos e Ações para as demais etapas do ciclo levando em conta também fatores como: Segurança Planos de contingência.

7 Coleta Coleta de dados e informações que serão subsídio para as próxima fases. Irá coletar uma grande quantidade de dados não sumar necessárias para a análise de informações e desenvolvimento de conhecimentos a respeito do ambiente competitivo.

8 Visão geral da arquitetura dos relacionamentos empresariais
PRM Partner Relationship Management Relacionamento com o Clientes Relacionamento com Fornecedores e Parceiros CI KM BSC Alta Gerência ERP Outros Sistemas INTEGRAÇÃO Datawarehouse/ Datamart / OLAP / Datamining CRM Customer BUSINESS INTELLIGENGE B2B Fornecedores Parceiros Clientes B2C Internet Para Cassaro (2003), o BI é uma combinação de outras tecnologias da informação, como: Data warehouse (DW), data mart (DM), ferramentas OLAP, EIS (Executive Information Systems), data mining e DSS (Decision Support System). O Business Intelligence não deixa de ser um processo de coleta, transformação, análise e distribuição de dados, para melhorar a decisão dos negócios pertinentes às organizações, onde os bancos de dados são a infra-estrutura básica de qualquer sistema de BI, pois é onde vão estar armazenados os dados que serão transformados em informações relevantes. A Figura 2.14 apresenta, uma visão geral de arquitetura integrada de sistemas e tecnologias de BI, onde Barbieri (2001), projeta dois blocos: um front-office (concentração dos sistemas aplicativos voltados ao tratamento com os clientes – CRM - Customer Relationship Management), e o back-office (processos de apoio suportado por sistemas integrados ERP – Enterprise Resource Planning, PRM – Partner Relationship Management), que são os sistemas de relacionamento com fornecedores e parceiros, e outros aplicativos que interajam e viabilizem a eficiência operacional da organização). Nesse contexto, o recurso de informações executivas, representado pelo BI, ocupa um espaço fundamental, onde os dados transacionais serão transformados em recursos informacionais prontos para serem utilizados, de maneira mais rápida e objetiva pelos sistemas de front-office e pela camada decisória da organização. Agregados ao sistema de BI, virão as células de KM (Gestão do Conhecimento); CI (Inteligência competitiva) e BSC (Balanced Scorecard), descritos na seção Nesse ambiente, a Figura 2.14 através de uma visão geral da arquitetura dos relacionamentos empresariais, procura-se posicionar os sistemas de BI, diante dos processos de negócios de uma organização, as tecnologias e ferramentas de apoio. INE Data Warehouse Copyright © 2007 José Leomar Todesco

9 Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review

10 Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman
Em publicação para Harvard Business Review procuram. Mostram que durante uma crise séria, é comum a empresa cortar “P&D”, ou seja, Pesquisa & Desenvolvimento e se concentrar no básico.

11 BI / IC . Business Intelligence (BI) é o mesmo que Inteligência Competitiva (IC)? Não. Apesar de encontramos algumas citações que utilizam os termos como sinônimos, na maioria das vezes o primeiro está sendo empregado pelas empresas de tecnologia da informação como conjunto de ferramentas utilizadas para auxiliar nos negócios tais como: data warehouse, data mining, CRM, ferramentas OLAP e outras. Quando falamos de Inteligência Competitiva, estamos nos referindo a um processo muito maior que engloba a obtenção e tratamento de informações informais advindas das redes mantidas pelos sistemas de IC, nas quais as informações de BI estão inseridas.

12 Referências PRESCOTT, John E.; MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática: técnicas e práticas bem sucedidas para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2002. KAHANER, L. Competitive Intelligence: how to gather, analyse and use information to move your business to top. New York: Touchstone, p PIZZOL, Leandro Dal. Inteligência competitiva – um panorama entre a teoria e a prática organizacional, UFSC TYSON, Kirk W. M. The complete guide to competitive intelligence. Chicago: Leading Edge Publications, 2002.


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