A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência Competitiva - Breve Introdução -

Cópias: 1
Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento - Breve Introdução -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência Competitiva - Breve Introdução -"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Competitiva - Breve Introdução -
Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação Brasília, Abril de 2007 Prof.: Lillian Alvares

2 Inteligência Competitiva
Vários Enfoques Monitoramento Tecnológico Knowledge Management Veille Technologique Inteligência Empresarial Informação Para Negócios Business Intelligence Environmental Scanning Intelligence Economique Economic Intelligence Gestão do Conhecimento

3 Inteligência Competitiva
Definições Larry Kahaner, 1996 Programa sistemático de coleta e análise da informação sobre a atividade dos concorrentes e tendências gerais dos negócios visando atingir as metas da empresa Leonard Fuld, 1996 Informação analisada sobre concorrentes que tem implicações no processo de tomada de decisão da empresa

4 Inteligência Competitiva
Definições Jan Herring, 1996 Conhecimento e previsão do mundo que nos cerca - prelúdio para as decisões e ações do presidente da empresa Benjamin Gilad, 1996 Informação que garante ao tomador de decisão que a empresa ainda é competitiva

5 Inteligência Competitiva
Definições Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP) Processo de monitorar o meio ambiente competitivo com o objetivo de habilitar gerentes seniors, em empresas de todos os tamanhos, a tomar decisões informado sobre todas as coisas de marketing, P&D e investimentos táticos para as estratégias de negócio de longo prazo

6 Inteligência Competitiva
Definições Richard Eells & Peter Nehenkis, 1996 ... permitir que a gerência superior mescle a informação econômica que recebe com a política social... de forma a aprimorar sua capacidade de planejar estrategicamente... Herbert Meyer, 1996 É a informação organizada e tratada... quando as condições externas mudam tão radicalmente que o plano estratégico precisa ser alterado, é a IC que dá o primeiro alerta para os próprios estrategistas

7 Inteligência Competitiva
Definições Yves-Michel Marti & Bruno Martinet, 1996 Conjunto de ações de busca, tratamento e difusão (com vistas ao seu uso) da informação útil aos atores econômicos François Jakobiak, 1997 É a observação e análise da evolução científica, técnica, tecnológica e dos impactos econômicos reais ou potenciais correspondentes, para identificar as ameaças e oportunidades de desenvolvimento da sociedade

8 Inteligência Competitiva
Definições Instituto Nacional de Tecnologia - INT Programa sistemático de coleta, gestão, análise e disseminação da informação sobre o ambiente organizacional, atividade dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas de organização

9 Inteligência Competitiva

10 Inteligência Competitiva
Para que? Evitar surpresas e reduzir incertezas na tomada de decisão Olhar o futuro Prever grandes mudanças estruturais e prevenir surpresas tecnológicas Ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente Ganhar vantagem competitiva Melhorar o planejamento de curto e longo prazo

11 Inteligência Competitiva
Principais Resultados Descrição do ambiente competitivo Previsão do ambiente competitivo Mudanças que podem afetar a estratégia da empresa Identificação de novos produtos, processos e oportunidades de parcerias

12 Inteligência Competitiva
Principais Resultados Apoio na solução de entraves e debilidades empresariais Cancelamento de projetos científicos e tecnológicos não promissores Identificação de ameaças tecnológicas e oportunidades para investir em tecnologia Incorporação de avanços tecnológicos em produtos e processos

13 Inteligência Competitiva
Como Fazer? Planejamento das atividades Obtenção das informação por meio de fontes formais e informais Processamento da informação Análise e interpretação da informação Difusão dos resultados

14 Inteligência Competitiva
Transformando Informação em Inteligência Cenários Análise de Portfólio Análise da Concorrência Matriz SWOT Benchmarking Delphi Análise Automática da Informação

15 Inteligência Competitiva
Difusão alto Relatórios Estratégicos Especiais Relatórios Mensais de Inteligência médio Relatórios de Análise da Situação Relatório de Impacto Estratégico perfis da concorrência baixo boletins de notícias valor estratégico base de dados

16 fluxograma de Inteligência Competitiva
base de dados externas dados tratados dados coletados é estratégico ? Não Revisão e Análise Sim input IC processo de transformação da informação a inteligência output análise da situação perfis da concorrência impacto estratégico boletins de notícias briefings e IC mensais briefings e IC especiais fluxograma de Inteligência Competitiva

17 Inteligência Competitiva
Fontes Formais e Informais fontes formais patentes livros normas técnicas legislação revistas anais de congressos diretórios fontes informais conhecimento da empresa fornecedores exposições e feiras missões e viagem de estudo comitês relatórios catálogos filmes jornais base de dados clipping internet congressos, seminários estudantes e estagiários candidatos a emprego prestadores de serviço redes pessoais

18 Inteligência Competitiva
Coleta e Tratamento: O que está envolvido? Collecting the information (coletar a informação) Collate and catalogue it, Interpret it and Analyse it (CIA) (catalogar, interpretar e analisar) Converting the information into intelligence (converter a informação em inteligência) Communication the intelligence (disseminar a inteligência) Countering any adverse competitor actions (neutralizar a ação do concorrente)

19 As Cinco Forças Competitivas de Porter

20 Inteligência Competitiva
Ameaça de Novos Entrantes O Setor: Concorrência Poder de Negociação dos Clientes Poder de Negociação dos Fornecedores Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos

21 Inteligência Competitiva
Forças Competitivas: A Ameaça de Novos Entrantes Barreiras à entrada de novos entrantes Economias de escala Diferenciação de produtos e identidade da marca Custos da mudança Exigência de capital Acesso à distribuição Política Governamental Retaliação esperada Barreiras à saída

22 Inteligência Competitiva
Forças Competitivas: Poder de Negociação dos Clientes Concentração dos clientes Volume do cliente Informação do cliente Possibilidade de integração para trás Produtos substitutos Lucros do cliente Diferenças dos produtos Identidade da marca

23 Inteligência Competitiva
Forças Competitivas: Poder de Negociação dos Fornecedores Concentração dos fornecedores Enfraquece com a presença de insumos substitutos Importância do volume para o fornecedor Custo relativo às compras totais na indústria Diferenciação de insumos Ameaça de integração do fornecedor (para frente) versus ameaça de integração pelas empresas do ramo (para trás)

24 Inteligência Competitiva
Forças Competitivas: Ameaça de Produtos Substitutos Determinantes da Ameaça de Substituição: Preço relativo dos substitutos Propensão do cliente a substituir Custos da mudança Por exemplo: Açúcar X Sacarina Fibras Naturais X Fibras Sintéticas Metal X Plástico

25 Inteligência Competitiva
Forças Competitivas: Determinante da Rivalidade de Empresas Existentes Crescimento do ramo de negócios Número, equilíbrio e concentração das empresas do ramo Diversidade dos competidores Diferença dos produtos Custos de mudança Interesses empresariais

26 Inteligência Competitiva
Guia de Inteligência Competitiva Conhecer o concorrente: Como pensa Quão forte é Quais fraquezas possui Onde pode ser atacado Onde o risco de ataque é grande

27 Inteligência Competitiva
“Se você não conhece voce mesmo e seu inimigo, Então voce é tolo e certamente será derrotado na batalha Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo Então para cada batalha ganha, você sofrerá grandes perdas Se você conhece a si mesmo e a seu inimigo, Então você ganhará todas as batalhas” Sun Tsu, AC

28 Inteligência Competitiva
“É perdoável ser derrotado, mas nunca surpreendido” Frederico, o grande,


Carregar ppt "Inteligência Competitiva - Breve Introdução -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google