A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.

Cópias: 1
Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento - Breve Introdução -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em."— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação Brasília, Abril de 2007 Prof.: Lillian Alvares

2 Monitoramento Tecnológico Knowledge Management Veille Technologique Inteligência Empresarial Informação Para Negócios Business Intelligence Environmental Scanning Intelligence Economique Economic Intelligence Gestão do Conhecimento Inteligência Competitiva Vários Enfoques

3 Larry Kahaner, 1996 Programa sistemático de coleta e análise da informação sobre a atividade dos concorrentes e tendências gerais dos negócios visando atingir as metas da empresa Leonard Fuld, 1996 Informação analisada sobre concorrentes que tem implicações no processo de tomada de decisão da empresa Inteligência Competitiva Definições

4 Jan Herring, 1996 Conhecimento e previsão do mundo que nos cerca - prelúdio para as decisões e ações do presidente da empresa Benjamin Gilad, 1996 Informação que garante ao tomador de decisão que a empresa ainda é competitiva Inteligência Competitiva Definições

5 Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP) Processo de monitorar o meio ambiente competitivo com o objetivo de habilitar gerentes seniors, em empresas de todos os tamanhos, a tomar decisões informado sobre todas as coisas de marketing, P&D e investimentos táticos para as estratégias de negócio de longo prazo Inteligência Competitiva Definições

6 Richard Eells & Peter Nehenkis, permitir que a gerência superior mescle a informação econômica que recebe com a política social... de forma a aprimorar sua capacidade de planejar estrategicamente... Herbert Meyer, 1996 É a informação organizada e tratada... quando as condições externas mudam tão radicalmente que o plano estratégico precisa ser alterado, é a IC que dá o primeiro alerta para os próprios estrategistas Inteligência Competitiva Definições

7 Yves-Michel Marti & Bruno Martinet, 1996 Conjunto de ações de busca, tratamento e difusão (com vistas ao seu uso) da informação útil aos atores econômicos François Jakobiak, 1997 É a observação e análise da evolução científica, técnica, tecnológica e dos impactos econômicos reais ou potenciais correspondentes, para identificar as ameaças e oportunidades de desenvolvimento da sociedade Inteligência Competitiva Definições

8 Instituto Nacional de Tecnologia - INT Programa sistemático de coleta, gestão, análise e disseminação da informação sobre o ambiente organizacional, atividade dos concorrentes, tecnologias e tendências gerais dos negócios, visando subsidiar a tomada de decisão e atingir as metas estratégicas de organização Inteligência Competitiva Definições

9 Inteligência Competitiva

10 Evitar surpresas e reduzir incertezas na tomada de decisão Olhar o futuro Prever grandes mudanças estruturais e prevenir surpresas tecnológicas Ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente Ganhar vantagem competitiva Melhorar o planejamento de curto e longo prazo Inteligência Competitiva Para que?

11 Descrição do ambiente competitivo Previsão do ambiente competitivo Mudanças que podem afetar a estratégia da empresa Identificação de novos produtos, processos e oportunidades de parcerias Inteligência Competitiva Principais Resultados

12 Apoio na solução de entraves e debilidades empresariais Cancelamento de projetos científicos e tecnológicos não promissores Identificação de ameaças tecnológicas e oportunidades para investir em tecnologia Incorporação de avanços tecnológicos em produtos e processos Inteligência Competitiva Principais Resultados

13 Planejamento das atividades Obtenção das informação por meio de fontes formais e informais Processamento da informação Análise e interpretação da informação Difusão dos resultados Inteligência Competitiva Como Fazer?

14 Cenários Análise de Portfólio Análise da Concorrência Matriz SWOT Benchmarking Delphi Análise Automática da Informação Inteligência Competitiva Transformando Informação em Inteligência

15 base de dados boletins de notícias perfis da concorrência Relatório de Impacto Estratégico Relatórios de Análise da Situação Relatórios Mensais de Inteligência Relatórios Estratégicos Especiais baixo médio alto valor estratégico Inteligência Competitiva Difusão

16 fluxograma de Inteligência Competitiva base de dados externas dados tratados dados coletados é estratégico ? Sim Não Revisão e Análise processo de transformação da informação a inteligência briefings e IC especiais análise da situação impacto estratégico briefings e IC mensais perfis da concorrência boletins de notícias input output IC Inteligência Competitiva

17 fontes formais patentes livros normas técnicas legislação revistas anais de congressos diretórios fontes informais conhecimento da empresa fornecedores exposições e feiras missões e viagem de estudo comitês relatórios catálogos filmes jornais base de dados clipping internet congressos, seminários estudantes e estagiários candidatos a emprego prestadores de serviço redes pessoais Inteligência Competitiva Fontes Formais e Informais

18 C ollecting the information (coletar a informação) C ollate and catalogue it, Interpret it and Analyse it (CIA) (catalogar, interpretar e analisar) C onverting the information into intelligence (converter a informação em inteligência) C ommunication the intelligence (disseminar a inteligência) C ountering any adverse competitor actions (neutralizar a ação do concorrente) Inteligência Competitiva Coleta e Tratamento: O que está envolvido?

19 As Cinco Forças Competitivas de Porter

20 O Setor: Concorrência Ameaça de Novos Entrantes Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes Inteligência Competitiva

21 Barreiras à entrada de novos entrantes Economias de escala Diferenciação de produtos e identidade da marca Custos da mudança Exigência de capital Acesso à distribuição Política Governamental Retaliação esperada Barreiras à saída Inteligência Competitiva Forças Competitivas: A Ameaça de Novos Entrantes

22 Concentração dos clientes Volume do cliente Informação do cliente Possibilidade de integração para trás Produtos substitutos Lucros do cliente Diferenças dos produtos Identidade da marca Inteligência Competitiva Forças Competitivas: Poder de Negociação dos Clientes

23 Concentração dos fornecedores Enfraquece com a presença de insumos substitutos Importância do volume para o fornecedor Custo relativo às compras totais na indústria Diferenciação de insumos Ameaça de integração do fornecedor (para frente) versus ameaça de integração pelas empresas do ramo (para trás) Inteligência Competitiva Forças Competitivas: Poder de Negociação dos Fornecedores

24 Determinantes da Ameaça de Substituição: Preço relativo dos substitutos Propensão do cliente a substituir Custos da mudança Por exemplo: Açúcar X Sacarina Fibras Naturais X Fibras Sintéticas Metal X Plástico Inteligência Competitiva Forças Competitivas: Ameaça de Produtos Substitutos

25 Crescimento do ramo de negócios Número, equilíbrio e concentração das empresas do ramo Diversidade dos competidores Diferença dos produtos Custos de mudança Interesses empresariais Inteligência Competitiva Forças Competitivas: Determinante da Rivalidade de Empresas Existentes

26 Conhecer o concorrente: Como pensa Quão forte é Quais fraquezas possui Onde pode ser atacado Onde o risco de ataque é grande Inteligência Competitiva Guia de Inteligência Competitiva

27 Se você não conhece voce mesmo e seu inimigo, Então voce é tolo e certamente será derrotado na batalha Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo Então para cada batalha ganha, você sofrerá grandes perdas Se você conhece a si mesmo e a seu inimigo, Então você ganhará todas as batalhas Sun Tsu, AC Inteligência Competitiva

28 É perdoável ser derrotado, mas nunca surpreendido Frederico, o grande, Inteligência Competitiva


Carregar ppt "Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google