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Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha.

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1 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha (gcunha@ufrgs.br) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Enade 2008 das Engenharias

2 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Apresentar informações de interesse à comunidade acadêmica sobre o Exame de Nacional de Desempenho de Estudantes Divulgar informações sobre o Enade 2008 dos cursos de Engenharia Discussão sobre a natureza da avaliação dos cursos através do Enade Objetivos da Apresentação

3 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Trata-se de uma obrigação de Estado implicitamente prevista na Constituição, pois é função do mesmo zelar pela Qualidade da Educação É também um compromisso de Estado, assumido pelo país diante de organismos internacionais (ONU), atividade afeta ao Sistema Educacional do país Não se trata, portanto, de imposição de Programa de Governo Aplica-se a todos os níveis de Ensino Educação envolve Ensino, Pesquisa e Extensão Os instrumentos de avaliação são definidos em legislação Por que o governo avalia a Educação ?

4 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Para as instituições e estudantes abrangidos pelo Sistema Federal de Educação, através do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Foco no subsídio à captação de informações para geração de políticas educacionais. Respeito à diversidade das instituições atuantes em educação superior (IES). Integração da Avaliação da Educação Superior em todos os seus níveis (graduação e e pós- graduação). Como é feita esta avaliação na Educação Superior ?

5 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Formas de avaliação da Educação Superior no SINAES: Avaliação institucional Auto-avaliação institucional Avaliação institucional externa (avaliadores Inep) Avaliação da Graduação: ACG - avaliação externa de cursos de graduação (avaliadores Inep) ENADE (avalia os cursos indiretamente, através da avaliação direta dos alunos) Avaliação da Pós-Graduação: Avaliação de Programas de Pós-Graduação (avaliadores CAPES) Quais os instrumentos de avaliação do SINAES ?

6 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Diferenças entre os princípios de avaliação do ENADE e do ENC (Provão): ENADE avaliação dinâmica: avalia o processo (e o produto) é mais justo com a IES que recebe alunos menos qualificados permite avaliar um número bem maior de cursos, em menos tempo ENC (Provão) avaliava somente o produto (avaliação estática) é mais favorável à IES que recebe o estudante de nível médio mais bem preparado ENADE - Fundamentos

7 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Componente pedagógica: Avaliação do ganho de valor (análise de mudança) obtido pela exposição do estudante à Educação provida pela IES Tem de ser avaliado o mesmo grupo de estudantes na condição inicial de ingressantes e na condição final de concluintes Avaliação do processo e do produto final Componente psicométrica: Provas têm de ser pautadas pelo princípio da comparabilidade Necessidade de avaliar a entrada e a saída do processo Intervalo de tempo padrão: 3 anos ENADE - nova proposta de avaliação por exame

8 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Ingressantes 2005 Concluintes 2008 ENADE – Análise de Mudança Aquisição de Competências Desenvolvimento de Habilidades Qual a efetiva influência da educação recebida pelo estudante no processo de aprendizado ? Processo de Aprendizado Ação da IES ?

9 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Enade provê os seguintes resultados: Nota do estudante: é secreta e é fornecida apenas ao estudante, mediante senha, não sendo divulgada publicamente ou utilizada para qualquer finalidade Nota do curso, calculada de forma relativa (ao desempenho geral de todos os participantes da prova num determinado tipo de curso) Esta nota é transformada num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito do Curso) Projeção esperada para a nota do curso, calaculada através de um índice, o IDD Este IDD é transformado, também, num conceito, numa escala de 1 a 5 (Conceito-IDD) Avaliação do questionário sócio-econômico para o curso Avaliação do questionário preenchido pelo coordenador do curso ENADE – resultados

10 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A nota final para obtenção do conceito do curso é dada pela expressão: NF = 0,25*NP T10 + 0,60*NP F30 + 0,15*NP I30 Onde: NP T10 – é a nota padronizada dos alunos iniciantes e concluintes do curso nas 10 questões sobre conhecimentos gerais NP F30 – é a nota padronizada dos alunos concluintes do curso nas 30 questões de conhecimentos de área do curso NP I30 – é a nota padronizada dos alunos iniciantes do curso nas 30 questões de conhecimentos de área do curso ENADE – a nota do curso

11 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A nota padronizada é calculada usando-se as expressões a seguir: AP IES = (M IES – M área ) DP área Onde: AP IES - é o afastamento-padrão de acertos dos estudantes do curso da IES M IES - é a média de acertos dos estudantes da IES M área - é a média de acertos dos estudantes de toda a área, em todo o país DP área - é o desvio-padrão de acertos dos estudantes de toda a área de conhecimento, em todo o país ENADE – a nota do curso

12 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS [E, efetivamente, pela expressão:] NP = 5 (AP IES + AP mín ) (AP mín + AP máx ) Onde: M IES - é a média de acertos dos estudantes da IES M área - é a média de acertos dos estudantes da área no país AP mín e AP máx - são os valores mínimo e máximo de AP, considerados em módulo, para uma dada área, verificados dentre todas as IES participantes do exame nessa área ENADE – a nota do curso

13 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Observações importantes: a expressão para NP é aplicada 3 vezes para o cálculo de NP T10, de NP F30 e de NP I30, de modo a obter a nota final do curso para que uma questão seja considerada válida para a prova, deve ter poder de discriminação significativo, devendo ser mais acertada por alunos que tiveram bom desempenho do que por alunos que tiveram desempenho ruim; isto foi avaliado por um teste de correlação cursos que ainda não tenham egressos (cursos novos) não tiveram sua nota final computada ENADE – a nota do curso

14 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O conceito foi dado pela classificação assim estabelecida (prevista em lei própria): ENADE – O conceito do curso ConceitoNota Final 10 a 0,9 21 a 1,9 32 a 2,9 43 a 3,9 54 a 5

15 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Índice de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) foi introduzido no Enade 2005 pelo Inep Este índice é avaliado por área de conhecimento (ou por grupo de cursos, no caso das Engenharias) Este índice toma por base os estudantes de melhor nível de desempenho, sendo menos suscetível à contaminação pelos fator ausência à prova (ou ao fator boicote – seja parcial ou integral) Um conceito IDD maior significa que o curso atingiu um resultado mais compatível com a projeção esperada de resultados para o perfil dos estudantes do curso ENADE – Índice IDD

16 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Como é feita a avaliação do desempenho esperado dos estudantes (e dos seus cursos) ? Através da projeção dos resultados esperados para os concluintes a partir...... do desempenho dos ingressantes do curso... do grau de instrução de seus pais (ambas as variáveis apresentaram, nas séries históricas – inclusive, ENC -, alta correlação com os resultados de estudantes concluintes) ENADE – Índice IDD

17 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Os resultados do IDD são apresentados em número de desvios-padrões em que o curso encontra-se acima ou abaixo da média dos cursos de sua área (ou grupo) O IDD é, portanto, um índice relativo ao perfil do próprio estudante do curso e à média do comportamento dos cursos da sua área Ao final, é calculado um Conceito-IDD, também numa escala de 1 à 5, como a do conceito final do curso Apenas o intervalo [-3 DP; + 3 DP] é considerado para esta análise; cursos fora desse intervalo são considerados outliers e recebem automaticamente classificação 1 (se abaixo de –3 DP) ou 5 (se acima de + 3 DP) Portanto, a preocupação maior recai sobre cursos com piores conceitos-IDD, cujos estudantes poderiam, em tese, ter obtido melhores resultados ENADE – Conceito-IDD

18 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O INEP escolhe uma amostra representativa dos alunos de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições adotadas pelo ENADE: O INEP escolhe uma amostra representativa dos alunos de cada curso, com base em critérios estatísticos e nas definições adotadas pelo ENADE: estudantes de final de primeiro ano dos cursos (ingressantes): estudantes de final de primeiro ano dos cursos (ingressantes): aqueles que até o dia 1º/ago/2008 haviam concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso estudantes de último ano dos cursos (concluintes): estudantes de último ano dos cursos (concluintes): aqueles que até o dia 1º/ago/2005 haviam concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso ou que sejam formandos neste segundo semestre de 2005 a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes (intervalo de 3 anos) a avaliação do ganho (análise de mudança) advém do desempenho comparado entre o mesmo grupo de estudantes nas condições de ingressantes e de concluintes (intervalo de 3 anos) ENADE – Elementos do desenho da amostra

19 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Exame aplicado tanto aos ingressantes, como aos concluintes de cada curso São 40 questões, a resolver em 4h00min. Há uma parte da prova (primeiras 10 questões), comum a todos os estudantes que prestam o exame, independentemente do seu curso: avaliação de formação geral; esta parte da prova tem peso de 25% sobre a nota O restante da prova (30 questões) destina-se à avaliação dos conteúdos, habilidades e competências inerentes à área do curso; com peso de 75% sobre a nota Há tanto questões discursivas, quanto de múltipla escolha, podendo ambas serem de grau baixo, médio ou elevado de dificuldade. O peso relativo de cada tipo de questão na prova varia de acordo com a deliberação de cada comissão de assessoramento, não podendo, porém, ultrapassar os 5% por questão. ENADE – Elementos do desenho da Prova

20 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O comparecimento do estudante selecionado amostralmente é obrigatório para que a prova tenha validade estatística! Por isso, a lei obriga ao comparecimento (para estudantes selecionados)! Por outro lado, estudantes que realizarem voluntariamente o Enade (sem terem sido selecionados), não contam para os índices do seu curso... E se o estudante não comparecer ? O estudante fica com situação irregular junto ao Inep, pois o Enade é um componente curricular obrigatório de todos os cursos superiores, hoje, no país! Sem realizar algum componente curricular, o curso do estudante não estará completo, e ele, portanto, não poderá ser diplomado! ENADE – Comparecimento à Prova

21 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O Enade é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos (inclusive, para efeito de divisão das áreas em que são realizadas as diferentes provas) As DCN estão baseadas em conceitos da Psicopedagogia A atividade docente é baseada no ato de avalizar o processo cognitivo por parte do estudante, isto é, em se garantir que o estudante, efetivamente, aprendeu Aprender, aqui, significa desenvolver atitudes, habilidades e competências no eventual contexto da assimilação de conteúdos Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

22 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Por isso, é necessário conhecer algumas definições subjacentes à prova, advindas da Psicopedagogia: Atitude – predisposição à execução de alguma atividade com determinado padrão de recorrência. Habilidade – domínio do uso do intelecto (eventualmente, agregado à destreza) de modo a executar tarefas específicas. Competência – capacidade de execução de atividades compostas pela execução de várias tarefas (requerendo, portanto, a presença de múltiplas habilidades ). Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

23 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Observações: O desenvolvimento das habilidades supõe, em algum grau, o envolvimento emocional e está relacionado com a freqüência e a intensidade de treinamento. É condicionante do aprendizado e da formação da competência. A aquisição da competência está baseada no desenvolvimento das habilidades e relaciona-se com o domínio de métodos e técnicas efetivamente aprendidas pelo estudante. O desempenho da competência está associado à presença da atitude. Obs.: as habilidades e competências a serem desenvolvidas nos cursos de graduação são habilidades acadêmicas, e não habilidades profissionais, as quais derivam do exercício profissional. Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

24 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Então, como devem ser elaboradas as questões da prova do Enade de modo a se examinar se esse objetivo central do processo de aprendizado foi atingido ? O conjunto das questões da prova é elaborado de modo a que todo o conjunto de habilidades e competências que se espera desenvolver nos egressos da área (previstas nas DCN) sejam cobertos Os conteúdos de formação da área devem ser utilizados, pela banca que elabora a prova, na verdade, como um coadjuvante do exame das habilidades e competências a ser efetuado. Enade – Fundamentos Psicopedagógicos

25 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Todos os ramos de Engenharia prestaram exame em 2005 e o repetirão em 2008 A divisão inicial dos grupos foi acertada pelo INEP com membros da ABENGE e da ABEPRO (entidades ligadas ao ensino de Engenharia) convocados para reunião em dezembro/2004, com esta finalidade Dificuldade: mais de 1300 cursos e cerca de 50 especialidades Divisão em 8 grupos: 7 grupos de Engenharia compostos por cursos que efetivamente seguem as diretrizes curriculares da Engenharia Grupo VIII: cursos que têm a denominação de Engenharia, mas que, na realidade, não seguem as diretrizes curriculares da área de Engenharia Engenharia agrícola e florestal, enquadrados nas ciências da terra, inclusive, de certo modo, remanescentes do ENADE 2004, 2007 ENADE: participam todas as Engenharias

26 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Enade - Grupos da Engenharia – previsão inicial GrupoCURSOS I Civil, Geológica, Cartográfica, Recursos Hídricos, Sanitária, Agrimensura II Elétrica, Computação, Industrial Elétrica, Eletrotécnica, Comunicações, Redes de Comunicação, Eletrônica, Mecatrônica, Controle e Automação, Telecomunicações III Mecânica, Industrial Mecânica, Aeroespacial, Aeronáutica, Automotiva, Naval IV Química, Bioquímica, Biotecnologia, Industrial Química, Alimentos, Têxtil V Materiais, Metalúrgica, Materiais – Plástico, Eng. Física VI Produção, Industrial, Produção Mecânica, Produção Elétrica, Produção Química, Produção Têxtil, Produção de Materiais, Produção Civil VII Ambiental, Minas, Petróleo, Industrial Madeireira, Engenharia VIII Agrícola, Florestal, Pesca Total

27 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Tipo de questões respondidas pelos estudantes que realizarão as provas dos Grupos I à VII da Engenharia: Formação geral: 10 questões (comuns a todas as áreas de conhecimento a prestarem exame, não apenas a Engenharia) Formação geral em Engenharia: 10 questões referentes aos conteúdos básicos de Engenharia (cf. Diretrizes Curriculares da Engenharia) Questões comuns ao Grupo: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes (inclusive, específicos) comuns a cada um dos grupos Questões da especialidade: dessas 20, 5 questões poderão contemplar cada especialidade dentro do grupo (caso dos grupos da Eng. Civil, Eng. Elétrica, Eng. Química e Eng. de Materiais, além do Grupo VII). Enade – A Prova da Engenharia

28 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Engenharia (Grupo I) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/civil + 5/especialidade Engenharia (Grupo II) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/elétrica + 5/especialidade Engenharia (Grupo III) Engenharia (Grupo III) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 20/mecânica Engenharia (Grupo IV) Engenharia (Grupo IV) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/química + 5/especialidade Engenharia (Grupo V) Engenharia (Grupo V) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/materiais + 5/especialidade Engenharia (Grupo VI) Engenharia (Grupo VI) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 20/produção Engenharia (Grupo VII) Engenharia (Grupo VII) 10/conhecimentos gerais + 10/ conhecimentos gerais de engenharia + 15/engenharia (genérica) + 5/especialidade Enade – A Prova da Engenharia

29 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Conteúdos comuns a todos os cursos participantes do ENADE 2008 (inclusive, cursos de Engenharia): 10 questões referentes à formação geral Conteúdos abordados: sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; exclusão e minorias; biodiversidade; ecologia; novos mapas sócio e geopolíticos; globalização; arte e filosofia; políticas públicas: educação, habitação, saúde e segurança; redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); vida urbana e rural; inclusão/exclusão digital; cidadania; violência; terrorismo, avanços tecnológicos, relações de trabalho. Enade – A Prova da Engenharia

30 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Distribuição dos pesos das 10 questões do componente de Formação Geral (FG): 7 questões objetivas: 85% da nota do componente FG 3 questões discursivas: 15% da nota do componente FG Enade – A Prova da Engenharia

31 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Forma de abordagem: situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas Habilidades a serem examinadas: analisar, sintetizar, criticar, deduzir, construir hipóteses, estabelecer relações, fazer comparações, detectar contradições, decidir, organizar, trabalhar em equipe e administrar conflitos. Competências a serem examinadas: ética profissional e compromisso com a sociedade Competências a serem examinadas nas questões discursivas: (construção de texto com) clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, adequação de vocabulário e correção gramatical. Enade – A Prova da Engenharia

32 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns a todos os cursos de Engenharia participantes do ENADE 2008 (exclusivamente, para os cursos de Engenharia dos Grupos I a VII): 10 questões referentes a conhecimentos gerais em Engenharia, conforme diretrizes curriculares das Engenharias (Resolução C.N.E./C.E.S. 11/2002) Tópicos abordados: Matemática; Física; Informática; Expressão Gráfica; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Comunicação e Expressão; Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania; Metodologia Científica e Tecnológica. Forma de abordagem: caracterização de situações típicas de problemas de Engenharia (aliás, regra geral que foi proposta às bancas que elaboraram as provas das Engenharias, para todas as questões propostas) Enade – A Prova da Engenharia

33 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Habilidades & Competências examinadas no contexto de cada ramo de Engenharia (cf. diretrizes curriculares das Engenharias): aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia identificar, formular e resolver problemas de engenharia desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas supervisionar a operação e a manutenção de sistemas Enade – A Prova da Engenharia

34 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica atuar em equipes multidisciplinares compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia assumir a postura de permanente busca de atualização profissional Enade – A Prova da Engenharia

35 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Conforme Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia, são considerados conteúdos profissionalizantes dos cursos de Engenharia, a serem incluídos nos mesmos conforme as suas especificidades e perfil pretendido para o egresso: Algoritmos e Estruturas de Dados Algoritmos e Estruturas de Dados Bioquímica Bioquímica Ciência dos Materiais Ciência dos Materiais Circuitos Elétricos Circuitos Elétricos Circuitos Lógicos Circuitos Lógicos Compiladores Compiladores Construção Civil Construção Civil Controle de Sistemas Dinâmicos Controle de Sistemas Dinâmicos Conversão de Energia Conversão de Energia Eletromagnetismo Eletromagnetismo Eletrônica Analógica e Digital Eletrônica Analógica e Digital Engenharia do Produto Engenharia do Produto Ergonomia e Segurança do Trabalho Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organização Estratégia e Organização Físico-química Físico-química Enade – A Prova da Engenharia

36 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Geoprocessamento Geoprocessamento Geotecnia Geotecnia Gerência de Produção Gerência de Produção Gestão Ambiental Gestão Ambiental Gestão Econômica Gestão Econômica Gestão de Tecnologia Gestão de Tecnologia Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Hidráulica, Hidrologia Aplicada e Saneamento Básico Instrumentação Instrumentação Máquinas de fluxo Máquinas de fluxo Matemática discreta Matemática discreta Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Civil Materiais de Construção Mecânica Materiais de Construção Mecânica Materiais Elétricos Materiais Elétricos Mecânica Aplicada Mecânica Aplicada Métodos Numéricos Métodos Numéricos Microbiologia Microbiologia Mineralogia e Tratamento de Minérios Mineralogia e Tratamento de Minérios Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Operações Unitárias Operações Unitárias Enade – A Prova da Engenharia

37 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Organização de computadores Organização de computadores Paradigmas de Programação Paradigmas de Programação Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional Processos de Fabricação Processos de Fabricação Processos Químicos e Bioquímicos Processos Químicos e Bioquímicos Qualidade Qualidade Química Analítica Química Analítica Química Orgânica Química Orgânica Reatores Químicos e Bioquímicos Reatores Químicos e Bioquímicos Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas Estruturais e Teoria das Estruturas Sistemas de Informação Sistemas de Informação Sistemas Mecânicos Sistemas Mecânicos Sistemas operacionais Sistemas operacionais Sistemas Térmicos Sistemas Térmicos Tecnologia Mecânica Tecnologia Mecânica Telecomunicações Telecomunicações Termodinâmica Aplicada Termodinâmica Aplicada Topografia e Geodésia Topografia e Geodésia Transporte e Logística Transporte e Logística Enade – A Prova da Engenharia

38 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo I: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Civil Tópicos abordados: Construção Civil; Materiais de Construção Civil; Hidráulica; Saneamento Básico e Ambiental; Teoria das Estruturas; Sistemas Estruturais; Transporte e Logística; Mecânica dos Solos; Fundações e Obras de Terra; Instalações Prediais. Engenharia – Prova do Grupo I

39 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Engenharia Sanitária: Hidráulica; Biologia e Microbiologia Sanitária; Bioquímica; Química Orgânica; Saneamento Básico e Ambiental; Mecânica dos Solos; Sistemas Estruturais; Climatologia; Direito e Legislação Ambiental; Controle da Poluição Ambiental. Engenharia Cartográfica: Cartografia; Astronomia de Campo; Sensoreamento remoto; Geofísica; Fotogrametria e Fotointerpretação; Sistemas de Informações Geográficas; Desenho Topográfico e Cartográfico; Saneamento Básico e Ambiental; Transportes; Legislação Cartográfica. Engenharia – Prova do Grupo I

40 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Engenharia Geológica: Química Orgânica; Físico-Química; Geoquímica; Paleontologia; Mineralogia; Sedimentologia; Geologia Estrutural; Estratigrafia; Geofísica; Petrologia; Geologia Econômica. Engenharia Hídrica: Hidráulica; Biologia e Microbiologia Sanitária; Bioquímica; Transporte e meios de Navegação; Hidrologia Fluvial e Subterrânea; Irrigação e Drenagem; Sistemas e Circuitos Hidráulicos; Aproveitamento Hidroelétrico; Saneamento Básico e Ambiental; Controle da Poluição Ambiental. Engenharia – Prova do Grupo I

41 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Engenharia de Agrimensura: Astronomia de Campo; Hidráulica; Saneamento Básico e Ambiental; Mecânica dos Solos; Fotogrametria e Fotointerpretação; Cartografia; Transportes; Desenho Topográfico e Cartográfico; Loteamento e cadastro Técnico municipal; Direito Agrário e Legislação. Engenharia – Prova do Grupo I

42 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo II: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Elétrica Tópicos abordados: Circuitos elétricos; Circuitos lógicos; Conversão de energia; Eletromagnetismo; Eletrônica analógica; Eletrônica digital; Sinais e sistemas; Materiais elétricos; Métodos numéricos. Engenharia – Prova do Grupo II

43 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Computação: e estrutura de dados; Organização de computadores; Redes de computadores; Sistemas de informação; Sistemas operacionais. Controle e automação: Controle de sistemas dinâmicos; Modelagem, análise e simulação de sistemas; Robótica; Sistemas lineares e não lineares; Automação industrial. Eletrônica: Instrumentação; Sistemas digitais; Processamento de sinais de áudio e vídeo; Circuitos eletrônicos; Dispositivos semicondutores. Engenharia – Prova do Grupo II

44 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Eletrotécnica : Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Máquinas elétricas; Modelagem e análise de sistemas de potência; Instalações elétricas; Acionamentos elétricos. Telecomunicações : Transmissão digital da informação; Antenas e propagação; Sistemas de comunicação; Redes de comunicação de dados; Telefonia. Engenharia – Prova do Grupo II

45 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo III: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Mecânica Tópicos abordados: Ciência dos Materiais; Controle de Sistemas Dinâmicos; Engenharia do Produto; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Instrumentação; Máquinas de Fluxo; Materiais de Construção Mecânica; Mecânica Aplicada; Métodos Numéricos; Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas; Processos de Fabricação; Qualidade; Sistemas Mecânicos; Sistemas Térmicos; Tecnologia Mecânica; Termodinâmica Aplicada. Engenharia – Prova do Grupo III

46 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Obs.: (as especialidades não tiveram questões específicas dentro do Grupo III) Industrial Mecânica Industrial Mecânica Aeroespacial Aeroespacial Aeronáutica Aeronáutica Automotiva Automotiva Naval Naval Engenharia – Prova do Grupo III

47 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo IV: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia Química Tópicos abordados: Mecânica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa; Termodinâmica física; Termodinâmica química; Cinética homogênea, cinética heterogênea e cálculo de reatores; Operações Unitárias em sistemas particulados; Operações Unitárias com transferência de calor e de massa; Processos industriais (balanços de massa e de energia, análise de processos, sem focar nos processos unitários específicos). Engenharia – Prova do Grupo IV

48 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões da especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades: Engenharia de Alimentos: Preservação, conservação e distribuição de alimentos; Higiene e segurança alimentar; Embalagens; Pré-processamento e processamento de alimentos; Controle de qualidade em alimentos; Química, bioquímica e microbiologia de alimentos Engenharia Bioquímica: Bioquímica; Microbiologia industrial; Engenharia Bioquímica; Bioprocessos Engenharia de Biotecnologia: Bioquímica; Microbiologia industrial; Engenharia Bioquímica; Bioprocessos Engenharia Têxtil: Processos específicos da indústria têxtil Engenharia – Prova do Grupo IV

49 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Habilidades adicionalmente examinadas pela prova do Grupo IV: iniciativa e atitude; capacidade de raciocínio lógico e abstrato; capacidade analítica e de síntese; capacidade de lidar com o fracasso; visão integradora; capacidade em fragmentar para resolver problemas; capacidade crítica; capacidade de ação transformadora; capacidade de fazer analogias a partir de fundamentação básica; capacidade de obtenção e sistematização de informações Engenharia – Prova do Grupo IV

50 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo V: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia de Materiais Tópicos abordados: Ciência dos Materiais (nas classes dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos, dando ênfase aos seguintes conteúdos: ligações químicas e suas relações com propriedades dos materiais; sólidos cristalinos e amorfos; solidificação; difusão; diagramas de fases; defeitos cristalinos; mecanismos de endurecimento; mecanismos de tenacificação; propriedades mecânicas; transformações de fases; seleção de materiais; processamento de materiais; caracterização de materiais). Engenharia – Prova do Grupo V

51 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Físico-química e termodinâmica aplicada. Mineralogia e Tratamento de Minérios. Operações Unitárias. Processos de Fabricação. Química Orgânica. Análise de falhas. Reologia. Metalurgia extrativa Questões de especialidade: 5 questões, a contemplarem tópicos específicos de cada especialidade. Especialidades / tópicos: Materiais metálicos Materiais cerâmicos Materiais poliméricos Engenharia Metalúrgica Engenharia – Prova do Grupo V

52 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo VI: 20 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares mais especificamente relacionados com a Engenharia de Produção Tópicos abordados: Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento, Gestão Ambiental Engenharia – Prova do Grupo VI

53 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões comuns apenas ao Grupo VII: 15 questões referentes aos conteúdos profissionalizantes das diretrizes curriculares relacionados com os diversos cursos listados neste grupo Tópicos abordados: Ciência dos Materiais; Conversão de Energia; Estratégia e Organização; Gestão Ambiental; Gestão Econômica; Gestão Tecnológica; Mecânica Aplicada; Modelagem, Análise e Simulação de Processos; Segurança do Trabalho Engenharia – Prova do Grupo VII

54 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Questões específicas dos diversos cursos: 5 questões. Cursos e tópicos correspondentes: Engenharia Ambiental: Climatologia e Meteorologia; Controle de Poluição; Ecologia Aplicada; Estudo e Análise de Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Processos Biotecnológicos; Recuperação de Áreas Poluídas e Degradadas; Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes e Resíduos Sólidos. Engenharia Ambiental: Climatologia e Meteorologia; Controle de Poluição; Ecologia Aplicada; Estudo e Análise de Impactos Ambientais; Legislação Ambiental; Processos Biotecnológicos; Recuperação de Áreas Poluídas e Degradadas; Tratamento e Reaproveitamento de Efluentes e Resíduos Sólidos. Engenharia de Minas: Caracterização Tecnológica de Minérios; Economia Mineral; Geologia Aplicada; Lavra a Céu Aberto e Subterrânea; Legislação Mineral e Ambiental; Mecânica das Rochas; Mineralogia e Tratamento de Minérios; Perfuração e Desmonte de Rochas; Pesquisa Mineral; Pesquisa Operacional; Planejamento de Lavra; Transporte e Logística; Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos da Mineração. Engenharia de Minas: Caracterização Tecnológica de Minérios; Economia Mineral; Geologia Aplicada; Lavra a Céu Aberto e Subterrânea; Legislação Mineral e Ambiental; Mecânica das Rochas; Mineralogia e Tratamento de Minérios; Perfuração e Desmonte de Rochas; Pesquisa Mineral; Pesquisa Operacional; Planejamento de Lavra; Transporte e Logística; Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos da Mineração. Engenharia – Prova do Grupo VII

55 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Engenharia de Petróleo: Administração e Economia Aplicada à Engenharia de Petróleo; Elementos de Construção de Máquinas; Engenharia de Reservatórios; Estimulação e Completação de Poços; Gênese e Migração de Petróleo; Geologia Aplicada; Mecânica de Fluidos Aplicada à Engenharia de Petróleo; Mecânica de Rochas Aplicada; Métodos Geofísicos de Pesquisa; Perfuração de Poços; Pesquisa Operacional; Recuperação de Óleo e Gás; Sistemas de Revestimentos de Poços; Termodinâmica Aplicada; Transporte e Logística de Petróleo. Engenharia de Petróleo: Administração e Economia Aplicada à Engenharia de Petróleo; Elementos de Construção de Máquinas; Engenharia de Reservatórios; Estimulação e Completação de Poços; Gênese e Migração de Petróleo; Geologia Aplicada; Mecânica de Fluidos Aplicada à Engenharia de Petróleo; Mecânica de Rochas Aplicada; Métodos Geofísicos de Pesquisa; Perfuração de Poços; Pesquisa Operacional; Recuperação de Óleo e Gás; Sistemas de Revestimentos de Poços; Termodinâmica Aplicada; Transporte e Logística de Petróleo. Engenharia Industrial Madeireira: Anatomia da Madeira; Biodegradação e Preservação da Madeira; Celulose e Papel; Estruturas de Madeira; Gestão da Produção; Logística; Processamento Mecânico da Madeira; Processos de Fabricação (Serraria, Beneficiamento, Painéis); Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira; Secagem da Madeira. Engenharia Industrial Madeireira: Anatomia da Madeira; Biodegradação e Preservação da Madeira; Celulose e Papel; Estruturas de Madeira; Gestão da Produção; Logística; Processamento Mecânico da Madeira; Processos de Fabricação (Serraria, Beneficiamento, Painéis); Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira; Secagem da Madeira. Engenharia – Prova do Grupo VII

56 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Engenharia: Os conteúdos a serem considerados são os definidos pelos tópicos constantes do Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia Engenharia: Os conteúdos a serem considerados são os definidos pelos tópicos constantes do Art. 6º § 3º das Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia Obs.: considera-se incluídos em curso genericamente denominado Obs.: exclusivamente, para fins de realização do ENADE, considera-se incluídos em curso genericamente denominado Engenharia aqueles estudantes que ainda não optaram por um ramo específico de Engenharia, no início da realização de seus cursos, quando este for o procedimento adotado pelas suas IES. Engenharia – Prova do Grupo VII

57 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS O grupo dos ramos de Engenharia listados no Grupo VIII não segue as diretrizes curriculares comuns aos demais ramos de Engenharia Questões comuns apenas ao Grupo VIII: 20 questões referentes aos conteúdos básicos e profissionalizantes comuns às diretrizes curriculares específicas relacionadas com os diversos cursos listados neste grupo (Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia da Pesca) Questões específicas a cada um desses 3 ramos: 10 questões Engenharia – Prova do Grupo VIII

58 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS A elaboração das especificações das provas, área por área, corre por conta das comissões de assessoramento constituídas pelo Inep para este fim Publicação de portarias pelo Inep Encaminhamento de recomendações específicas sobre as provas ao Inep (para serem transmitidas às bancas) A elaboração das provas, em si, corre por conta de agências contratadas para este fim pelo Inep, sob licitação Agências definem bancas para a elaboração de cada prova, conforme as recomendações das comissões Bancas elaboram provas e apresentam apenas espelhos das provas às comissões A Elaboração das Provas

59 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Agências que elaboraram as provas das Engenharias: Grupos I, II e III: Cesgranrio Grupos IV, V, VI, VII e VIII: CESPE Obs.: as comissões somente têm acesso aos presidentes das bancas e a membros-coordenadores dos trabalhos das agências A Elaboração das Provas

60 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Dificuldades na definição da especificação da prova enfrentada pelas comissões de assessoramento: Preocupação inicial era a da divisão da Engenharia em grupos, para que o número de provas a ser elaborado fosse menor Esta preocupação conduziu a que o foco das discussões sobre a prova inicialmente girasse em torno da divisão de conteúdos Havia, ainda, a memória do Provão, que era basicamente uma prova de conteúdos, como referência a considerar Isto tudo somado levou as comissões a encararem a prova, inicialmente, pela ótica dos conteúdos Mas um dos fundamentos maiores do Enade é o da averiguação do cumprimento das Diretrizes Curriculares A Elaboração das Provas

61 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Diretrizes Curriculares dos cursos de Graduação da Educação Superior: Por hipótese, as diretrizes estão baseadas no desenvolvimento de competências e de habilidades Como estão definidas as habilidades e competências nas diretrizes curriculares da Engenharia ? Basicamente são explicitadas competências e habilidades de modo entremeado, sem distinção do que é uma e outra (e, ainda, também entremeado com requisitos de atitudes) A Elaboração das Provas

62 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS E esta falta de definições sobre as habilidades (nas diretrizes das Engenharias) representou alguma dificuldade? A prova do Enade subentende que as mesmas questões sejam aplicadas a ingressantes e concluintes dos cursos Como os ingressantes poderiam ter alguma chance de obter um bom resultado na prova se a prova fosse basicamente um teste de competências (à moda do Provão) ? Não seria possível, a não ser que a prova pudesse testar também as habilidades de modo relativamente independente das competências A Elaboração das Provas

63 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Solução do problema: as questões teriam de ser elaboradas de modo a que tanto concluintes, quanto iniciantes pudessem revolvê-las... Como o fazer? As questões teriam de ser elaboradas de modo que os iniciantes, usando habilidades como a leitura e a interpretação de informações textuais, gráficas, quantitativas e qualitativas, as habilidades de comparar padrões, tecer raciocínios lógicos, fazer cálculos, etc. pudessem resolver as situações-problema apresentadas......tanto quanto o concluinte, que provavelmente preferiria fazer uso de conhecimentos aprendidos ao longo do curso para chegar às soluções (se já tiver desenvolvido essas competências...) A Elaboração das Provas

64 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Neste contexto, que dificuldades foram enfrentadas pelas bancas que elaboraram as provas ? Professores de Engenharia não estão acostumados a elaborar provas que permitam ao estudante utilizar apenas habilidades na análise e solução das situações-problemas... Na verdade, a maioria dos docentes nem sequer está acostumada a apresentar situações-problemas aos estudantes em suas provas Muito menos a elaborar questões que simultaneamente pudessem ser resolvidas via habilidades ou competências A Elaboração das Provas

65 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS As bancas que elaboraram as provas tiveram de se adaptar a esta nova situação, ainda, dentro do seguinte contexto: Fazer uma prova com 40 questões a ser resolvida em 4 h00 Caracterizar as situações-problema dentro dos conteúdos que foram especificados (nem sempre este match é fácil) Aprender a fazer isso tudo em muito pouco tempo (cerca de 2 meses) Fazer isso tudo sem que nunca tenha havido uma discussão profunda na Engenharia sobre o que são habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes Obs.: não estão esclarecidas nas diretrizes curriculares as próprias definições de habilidades, o que indica a necessidade de revisão dessas diretrizes... !! A Elaboração das Provas

66 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Enade 2005: resultados das Engenharias/UFRGS Curso/UFRGSConceito ref. à Nota Conceito ref. ao IDD Obs. Engª Civil (Grupo I - Enade) 53 Engª Cartográfica (Grupo I - Enade) S/C S/C devido à amostra muito pequena de cursos Engª Elétrica (Grupo II - Enade) 43 Notas e IDD sem significado devido à erro de aplicação da prova Engª Mecânica (Grupo III - Enade) 44 Compressão de notas e IDD devido ao modo diferenciado de elaboração da prova Engª Química (Grupo IV - Enade) 54

67 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Enade 2005: resultados das Engenharias/UFRGS Curso/UFRGSConceito ref. à Nota Conceito ref. ao IDD Obs. Engª de Materiais (Grupo V - Enade) 54 Engª Metalúrgica (Grupo V - Enade) 24 Conceitos 1 e 2 no SINAES podem conduzir a procedimentos supervisórios (SESu) Engª de Produção (Grupo VI - Enade) 54 Engª de Computação (Grupo II – Enade) 53 Notas e IDD sem significado devido à erro de aplicação da prova Engª de Alimentos (Grupo IV - Enade) 54

68 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Alguns dos grupos podem ter sido mais favorecidos na avaliação pelo fato de serem compostos por estudantes com melhor nível de desempenho geral, mas o IDD tende a sublimar essas diferenças, apresentando um resultado mais realista do desempenho efetivamente esperado dos cursos e de seus estudantes Assim, a análise dos resultados finais deve levar em consideração não apenas o conceito final, mas também o conceito-IDD para uma avaliação mais efetiva da situação dos cursos De um modo geral, os diversos grupos de Engenharia, mesmo em sua heterogeneidade, obtiveram desempenhos relativamente similares Resultados Quantitativos - Conclusões

69 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Especial atenção a eventuais resultados negativos na avaliação do Enade devem ser dados a cursos mantidos por departamentos ou unidades que se destacam noutros modos de avaliação (ACGs, avaliações da CAPES, etc.). Há casos em que a ausência de estudantes em grande número ou, inclusive, o boicote prejudicaram as avaliações. Mas esses casos são de conhecimento do Inep e é dado tratamento especial a eles na avaliação geral do SINAES. Contudo, é possível que esteja sendo descuidada a atenção com o ensino de graduação em detrimento de outras atividades, como a pesquisa, requerendo ações corretivas, em especial, da parte dos coordenadores de cursos e dos diretores de unidades. Resultados Quantitativos - Conclusões

70 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Especial atenção deve ser dada à leitura dos relatórios do desempenho do curso no tocante a conteúdos em que os estudantes apresentaram maiores dificuldades na prova Ainda, deve-se ler com atenção o resumo técnico geral, que faz um apanhado geral do que foi o Enade, em todas as áreas do conhecimento, trazendo dados importantes também sobre o perfil sócio-econômico dos estudantes Deve-se examinar também os relatórios de desempenho de área, que resumem a leitura do desempenho dos estudantes em cada área de conhecimento avaliada pelo Enade Resultados Quantitativos - Conclusões

71 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS De qualquer modo, a análise dos resultados do Enade, tanto pela perspectiva qualitativa- pedagógica, quanto pela perspectiva quantitativa, demonstra que deve estar presente a discussão sobre o modelo de ensino a ser adotado nas diversas áreas do conhecimento, e, em particular, na Engenharia. Dentro desta discussão, cabe destaque à discussão sobre os modelos de IES que devem compor a estrutura da Educação Superior no país. Conclusões Gerais

72 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Seja como for, que as provas do Enade sirvam como ponto de partida para repensarmos, pelo menos, alguns dos fundamentos da Educação em geral, e, particularmente, dos nossos cursos de Engenharia !! Que sirva também para a avaliação e as correções cabíveis das políticas públicas com relação à Educação em geral no país, talvez, não apenas no nível superior, mas também no nível fundamental! Conclusões Gerais

73 Enade 2008 das Engenharias Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha (gcunha@ufrgs.br)gcunha@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Engenharia Titular da Secretaria de Avaliação Institucional - UFRGS Membro da Comissão Geral de Assessoramento das Engenharias / INEP Coordenador da Comissão de Assessoramento do Grupo VI das Engenharias (Enade) Membro Multiplicador do Grupo de Avaliadores Institucionais e de Cursos / INEP Membro da Comissão de Implantação SESu / Universidade Federal do Pampa – Unipampa Membro e ex-diretor da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - ABEPRO Membro da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia - ABENGE Membro e ex-Presidente do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produto - IGDP Enade 2008 das Engenharias


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