A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências Universidade Estadual Paulista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências Universidade Estadual Paulista."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências

2 Trabalho Individual Professora: Maria Aparecida Pereira Pinto Séries que leciona: 6ª e 8ª. Escola que leciona: EE Francisco Teodoro de Andrade – Andradina –SP.

3 TEMA ESCOLHIDO: Problemas Ambientais na Escola 6ª. Série B Número de aulas: 10. Ambiente: Escola e sala de aula. 2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Proposta de levantamento prático dos problemas da escola. Proposta de levantamento prático dos problemas da escola. Discutir o conteúdo: O homem age sobre o ambiente e o devasta. Discutir o conteúdo: O homem age sobre o ambiente e o devasta. Questionar, explicar, sensibilizar e propor ações. Questionar, explicar, sensibilizar e propor ações.

4 3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES - Propor o tema: Problemas ambientais na escola. - Propor o tema: Problemas ambientais na escola. - Problematizar em classe sobre o assunto. - Problematizar em classe sobre o assunto. - Dividir em grupos e determinar os ambientes que deverão ser observados (cada grupo): sala de aula, corredores, pátio/refeitório, quadras de esportes, banheiros, entrada da escola (direção, secretaria, coordenação, orientação). - Dividir em grupos e determinar os ambientes que deverão ser observados (cada grupo): sala de aula, corredores, pátio/refeitório, quadras de esportes, banheiros, entrada da escola (direção, secretaria, coordenação, orientação). - De volta à sala de aula, cada grupo diz o que observou (adequado e inadequado) nos ambientes. A professora vai listando na lousa. - De volta à sala de aula, cada grupo diz o que observou (adequado e inadequado) nos ambientes. A professora vai listando na lousa. - Fechamento da atividade: comparações dos diversos ambientes. - Fechamento da atividade: comparações dos diversos ambientes. - Propostas de soluções: o que depende da turma da sala, o que depende da direção e o que depende da SE ou prefeituras. - Propostas de soluções: o que depende da turma da sala, o que depende da direção e o que depende da SE ou prefeituras. - Eleger um grupo para levar as propostas para a Direção. - Eleger um grupo para levar as propostas para a Direção. - Realizar as ações pertinentes a classe. - Realizar as ações pertinentes a classe. - Avaliação. - Avaliação. - Feedback. - Feedback.

5 4.RECURSOS NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES 4.RECURSOS NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES Lápis, canetas, borrachas, papel sulfite, pincéis atômicos, folhas de papel pardo, fita crepe, tinta látex e a óleo, pincéis, solventes, pedaços de pano, jornais, sucatas, materiais de limpeza,... Lápis, canetas, borrachas, papel sulfite, pincéis atômicos, folhas de papel pardo, fita crepe, tinta látex e a óleo, pincéis, solventes, pedaços de pano, jornais, sucatas, materiais de limpeza,...

6 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES SEMANA 1DATA: SEMANA 1DATA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Dispor as carteiras e os alunos em círculo. Despejar no centro uma caixa de sucatas (clips, latinhas, tampinhas, vidrinhos, pedrinhas, remédios, água destilada, sementes, frutos secos, bexigas, material escolar,...). Dispor as carteiras e os alunos em círculo. Despejar no centro uma caixa de sucatas (clips, latinhas, tampinhas, vidrinhos, pedrinhas, remédios, água destilada, sementes, frutos secos, bexigas, material escolar,...). Propor o tema: Problemas ambientais na escola. Reflexão sobre o tema e os diversos materiais. Propor o tema: Problemas ambientais na escola. Reflexão sobre o tema e os diversos materiais. AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO Utilizar as sucatas: cada aluno pega um objeto e diz como vê a questão. Utilizar as sucatas: cada aluno pega um objeto e diz como vê a questão. FEEDBACK FEEDBACK Dizer que eles entenderam (ou não?) a mensagem. Dizer que eles entenderam (ou não?) a mensagem.


Carregar ppt "Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências Universidade Estadual Paulista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google