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Unidade 15 Formulação de Modelos
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DC 3 1932
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All metal Carenagem motor bimotor Navegação radio
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30 horas de ensaio em túnel
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Primórdios da Aeronáutica realizada no protótipo
Experimentação realizada no protótipo Solução direta
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Solução Direta -Dispendiosa -Pouco prática
10
Solução Direta -Dispendiosa -Pouco prática
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Solução Direta -Dificuldades de otimização -Destrutiva e perigosa
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Alta Complexidade dos Projetos Modernos
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1909 Demoiselle
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The first jet airliner De Havilland Comet 1, entered service on May 2, 1952 on the London - Johannesburg route 84 Passengers 4 Rolls-Royce Avon engines 535 mph cruise
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SST Boeing
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Modelos
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-Fatores irrelevantes. podem ser desconsiderados
-Fatores irrelevantes podem ser desconsiderados na construção do modelo -Decompor o modelo em sub- problemas -Refinar os modelos -Determinar sensibilidades -Previsões
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Modelos são idealização incompletas
Limitação dos Modelos Modelos são idealização incompletas
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Sempre ocorrerá diferenças dos resultados calculados e medidos
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As diferenças de resultados depende das suposições e simplificações
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mola F = k x F
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Sempre ocorrerá. diferenças dos resultados
Sempre ocorrerá diferenças dos resultados calculados (modelos) e medidos (protótipo)
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Os modelos não são únicos
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Problema: Escoamento de fluidos
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Problema de alta complexidade Modelo com simplificações
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Equação de Bernoulli
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Restrições: Escoamento em regime permanente Escoamento incompressível
Escoamento sem atrito Ao longo de uma linha de corrente
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Ao longo de uma linha de corrente
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Modelo mais elaborado:
Equações de Navier & Stokes
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Um mesmo modelo pode representar problemas diferentes
x c k
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Os modelos não são únicos
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Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
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1- Modelos Icônicos Apresentam equivalência geométrica visual em escala ampliada ou reduzida Podem mostrar somente partes ou características relevantes para o propósito imediato
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Classes dos Modelos Icônicos Modelos Icônicos bidimensionais
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Modelos Icônicos bidimensionais
Mapas Modelos Icônicos bidimensionais
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Modelos Icônicos bidimensionais
Desenhos Modelos Icônicos bidimensionais
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Classes dos Modelos Icônicos
Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais
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Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais
Maquetes
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Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais
miniaturas
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Modelos Icônicos réplicas físicas tridimensionais
Boeing Concorde Peso total ao decolar t t Raio de ação km km Velocidade de cruzeiro km/h km/h Altitude de cruzeiro m m Envergadura m m Comprimento m m Primeiro vôo previsto Entrada em serviço por volta de Mock-up
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Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
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Seguem o mesmo princípio do original
2- Modelos Analógicos Seguem o mesmo princípio do original
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Tipos de modelos 1- Modelos Icônicos 2- Modelos Analógicos 3- Modelos Simbólicos
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Descrição de um sistema Relações quantitativas Relações qualitativas
3- Modelos Simbólicos Modelo Matemático Descrição de um sistema Relações quantitativas e Relações qualitativas
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Relações quantitativas
Potência Dimensões Custos Relações qualitativas Segurança Confiabilidade Aparência
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Modelo matemático -Permite generalizações -Permite simplificar problemas complexos -Permite utilizar métodos matemáticos -Produz resultados numéricos
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Preparação do Modelo Matemático
1-Identificar as variáveis 2-Suposições simplificadoras 3-Condições de contorno 4-Equacionar 5-Simplificar
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Características do Modelo matemático
1-Previsão de desempenho 2-Complexidade mínima 3-Termos separados 4-Fácil verificação
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Case Study Tanque de água de uma betoneira
Espaço disponível 1,5 x 0,6 x 0,6 m Capacidade l Resistência à corrosão Fabricação simples Enchimento e esvaziamento fácil
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Forma geométrica Esférico 0,91 m Cilíndrico
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Variáveis C Custo total Ca Custo do aço Cs Custo da soldagem Cg Custo da galvanização W Peso de aço w Comprimento da soldagem A Área de superfície
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Restrições e constantes
V Volume 430 l ca Custo unitário do aço cs Custo unitário da soldagem cg Custo unitário da galvanização Lmáx = 1,5 m Dmáx = 0,6 m Chapa 1,6mm (ca = 125,00/m2) cs = 30,00 Cw = 20,00
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equações
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Caso 2 Ascensão de Bolhas Gasosas em Meio Líquido Infinito
Variáveis do problema: onde g é a aceleração da gravidade, a densidade, a viscosidade absoluta, a tensão superficial, D o diâmetro equivalente, U a velocidade terminal da bolha e V o seu volume. Os índices L e G correspondem, respectivamente, à fase contínua e à fase dispersa, consideradas, na presente análise, como incompressíveis e newtonianas
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U = 12,0 cm/s D = 1,05 mm.
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