A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

{ 2011. FILOSOFIA CULTURA ARTE FILOSOFIA CULTURA ARTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "{ 2011. FILOSOFIA CULTURA ARTE FILOSOFIA CULTURA ARTE."— Transcrição da apresentação:

1 { 2011

2 FILOSOFIA CULTURA ARTE FILOSOFIA CULTURA ARTE

3 Filosofia

4 FILOSOFIA Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, o conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceitual, e as experiências de pensamento. Introdução

5 Filosofia Origens: História. Origens: História. A filosofia surgiu na Grécia no século VI a.C, foi a partir daí que surgiram os grandes filósofos que se empenharam a responder questões da realidade e da existência da natureza e de Deus (ou deuses). A filosofia se divide em quatros grupos: Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. A filosofia surgiu na Grécia no século VI a.C, foi a partir daí que surgiram os grandes filósofos que se empenharam a responder questões da realidade e da existência da natureza e de Deus (ou deuses). A filosofia se divide em quatros grupos: Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea.

6 Filosofia Filosofia Antiga Foi o período entre o surgimento da filosofia e a queda do império romano, onde se via a necessidade de explicar o mundo, sem buscar explicações mitológicas e incompreensíveis. O método da filosofia antiga era a compreensão do ser, onde os filósofos buscam fundamentar suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, enquanto os religiosos buscam compreender o mundo através da crença narrativa. Foi o período entre o surgimento da filosofia e a queda do império romano, onde se via a necessidade de explicar o mundo, sem buscar explicações mitológicas e incompreensíveis. O método da filosofia antiga era a compreensão do ser, onde os filósofos buscam fundamentar suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, enquanto os religiosos buscam compreender o mundo através da crença narrativa.

7 Filosofia Filosofia Medieval É a filosofia da Europa e teve início na idade média, onde inclui pensadores europeus, árabes e judeus ocorrendo um grande conflito entre o conhecimento clássico e as crenças religiosas, o principal objetivo desses filósofos medievais foi para fornecer argumentos sobre as verdades reveladas pela Igreja Cristã e da Região Islâmica, tais como da existência de Deus e a imortalidade da alma.

8 Filosofia Filosofia Moderna A filosofia moderna tem como fundador o filósofo René Descartes onde começa o período da Renascença um dos mais criativos períodos da história ocidental, onde o centro foi na Itália, tempo em que a Europa sai para a conquista da América, tempo de renascimento, ciência e descobertas e o desejo de conhecer o ser humano.

9 Filosofia Filosofia Contemporânea A filosofia Contemporânea teve início desde o século XIX desde a Revolução Francesa e vem até os dias de hoje, é o século da descoberta da historia ou da Historicidade, da sociedade, da ciência e das artes. Esta época esta marcada pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e pelas disputas das potências européias, por territórios, matérias-primas e mercados consumidores. A filosofia Contemporânea teve início desde o século XIX desde a Revolução Francesa e vem até os dias de hoje, é o século da descoberta da historia ou da Historicidade, da sociedade, da ciência e das artes. Esta época esta marcada pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e pelas disputas das potências européias, por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.

10 Filosofia Filosofia na informática: Se formos voltando no tempo, alguns ícones da informática podem ser citados. Bill Gates que transformou a informática em algo simples de usar, Linus Torvalds que inventou o software livre, Chris Gane que transformou o desenvolvimento de sistemas em algo estruturado e descritível. Se formos voltando no tempo, alguns ícones da informática podem ser citados. Bill Gates que transformou a informática em algo simples de usar, Linus Torvalds que inventou o software livre, Chris Gane que transformou o desenvolvimento de sistemas em algo estruturado e descritível.

11 Cultura

12 CULTURA Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade Introdução

13 Cultura Manifestação: Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite.

14 Cultura Na informática: A integração dessa tecnologia na educação teve para si, em um primeiro momento de conceituação, que a prática de ensino por meio dessa tecnologia e uma questão de formação, isto é, era preciso formar os professores para aplicação de conteúdos informatizados ao ensino de suas disciplinas.

15 Arte

16 ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Introdução

17 Arte Origens: Arte Rupestre. Origens: Arte Rupestre. Desde a antiguidade, o ser humano sentia essa necessidade de expressão através do meio em que vivia. Deste modo o conceito de arte surgia pela necessidade de expressão em representar a natureza, comunidade, seus entes queridos e até mesmo pela história.

18 Arte Neolítico: Arte em cerâmica. Neolítico: Arte em cerâmica. No período neolítico aconteceu uma evolução da arte com a técnica da cerâmica. Neste período as pessoas criavam ferramentas duras ao qual hoje poderíamos chamar de hardware referenciando o computador, assim também inventaram algo relativo a ferramenta mole como linguagem ao qual nas devidas proporções utilizaríamos para criar um software.

19 Arte Civilizações artísticas: Mediterrâneo. Civilizações artísticas: Mediterrâneo. Há aproximadamente três mil anos surgia na região do Mediterrâneo, berço de grandes esforços de progresso da humanidade, ao que tange em sua evolução, construções de edificações, religiosidade, cultura, comercialização, etc. Era comum pinturas referenciando Faraós e pessoas importantes da comunidade como forma de preservar ao ente que se foi

20 Arte Técnicas e Ferramentas: Escultura. Técnicas e Ferramentas: Escultura. Antigamente na Grécia, a arte era considerada uma atividade menos importante do que o valor do pensamento filosófico, pois exigiam esforço físicos e normalmente isso era papel de escravo. Mesmo assim, os gregos contribuíram com grandes artistas e pensadores, ao qual estabeleceram uma base da cultura ocidental.

21 Arte Ferramenta de criação: Impressão. Ferramenta de criação: Impressão. Após longo período medieval, surgia uma nova era que ficou conhecida como renascimento. Neste período foi inventada a impressa, onde a necessidade histórica da codificação técnica das imagens da arte e da sua produção em série, passou a tornar-se um procedimento dominante na sociedade.

22 Arte Imagem fotográfica: Câmera fotográfica. Imagem fotográfica: Câmera fotográfica. O processo combina o uso da câmera fotográfica em uma tela raiada, como retículas, que permitem conseguir imagens em meio-tons, tornando-as coloridas e, portanto, mais próximas do real. Isso fez possível a reprodução em papel jornal, dando impulso a mídia impressa.

23 Arte Técnicas movimento: Cinematografia. Técnicas movimento: Cinematografia. A partir da fotografia, a etapa posterior de domínio técnico na produção da imagem foi a realização da síntese do movimento, conseguida por meio de uma câmera, composta por celulóide, como suporte das emulsões fotográficas.

24 Arte Arte digital: Cultura da mídia. Arte digital: Cultura da mídia. Estamos rodeados de novos meios de comunicação, novas tecnologias, como os computadores, que são novos modos de produção cultural e, portanto, geram novas formas de vida social e política. Na economia, as imagens da mídia por exemplo, como veiculadas pela propaganda, moldam a demanda dos consumidores, produzem necessidades, valores e status de consumo.

25 Arte As origens da informática: Aplicação nas artes. As origens da informática: Aplicação nas artes. A manipulação de imagens e sons como conhecemos hoje só foi possível com o desenvolvimento das linguagens de programação, que determinaram o surgimento dos programas (software) de autoria específicos para a manipulação de imagens, sons, entre outros elementos de informação artística.

26 Arte O uso do computador: Manipulação de imagens. O uso do computador: Manipulação de imagens. Existem muitos programas de manipulação de imagens fotográfica e de desenho, que permitem melhorar sua resolução para serem impressas em jornais, revistas, quadrinhos e também para serem veiculas na Internet. Os artistas contemporâneos, por exemplo, trabalham a imagem fotográfica, também nesse contexto.

27 Arte Arte eletrônica: Games/ entretenimento. Arte eletrônica: Games/ entretenimento. Atualmente, em conjunto com a técnica de criação de imagem, surgiu uma outra possibilidade de criação artística com interação entre uma pessoa e o computador. Essa é a característica mais marcante da relação entre imagem, máquina e indivíduo. A interatividade proporcionou o surgimento de uma outra categoria artística, o jogo eletrônico.

28 Arte Arte visual e sonora: Cinema/ Teatro/ Vídeo Arte visual e sonora: Cinema/ Teatro/ Vídeo A música atual, em conjunto com a imagem, ou sozinha, usa, explicitamente, os recursos da informática na criação musical. As cenografias, muitas vezes, deixaram de ser constituídas por objetos e passaram a ser representadas por imagens, animações ou iluminação controladas por computador.

29 Arte Conclusão O computador é um meio poderoso para a criação de imagens e sons. Além disso, e ao mesmo tempo, o fato de se utilizar o computador como meio não exclui a possibilidade de que os artistas ou os técnicos continuem a se interessar pelas técnicas tradicionais. Os dois modos podem estar convivendo naturalmente.

30 Obrigado.

31 Integrantes: Daniel Albuquerque Rabelo nº 09 Eduardo Rodrigues Neto nº13 Kleber Aparecido de Assis nº 23 Marcelo Dias do Carmo nº27 Marcelo Xavier Soares nº28 Renan Augusto Ferreira nº36 Vinicius de Carvalho Santos nº44 Integrantes: Daniel Albuquerque Rabelo nº 09 Eduardo Rodrigues Neto nº13 Kleber Aparecido de Assis nº 23 Marcelo Dias do Carmo nº27 Marcelo Xavier Soares nº28 Renan Augusto Ferreira nº36 Vinicius de Carvalho Santos nº44 New Idea Solutions Sistemas de Informação – 4º Ano Uniban - Vila Mariana


Carregar ppt "{ 2011. FILOSOFIA CULTURA ARTE FILOSOFIA CULTURA ARTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google