A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação

2 O Programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informa ç ão

3 HISTÓRICO O Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura é o segundo mais antigo Programa de Extensão da UFMG. Foi criado em 1973, através de um convênio com o então Instituto Nacional do Livro (INL), completando em 2010, trinta e sete anos de trabalhos ininterruptos.

4 Seu primeiro veículo foi uma Kombi

5 Em 1988 a Kombi foi substituída por um micro-ônibus.

6 Em 2006 foi inaugurado um Ônibus urbano, adaptado para oferecer os serviços de uma biblioteca com telecentro.

7 COMPOSIÇÃO Em 2010, o Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura apresenta-se composto pelos seguintes projetos: Projeto Encontros de Leitura Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca da UFMG como telecentro Projeto Boletim Bairro-a-Bairro Projeto Educação para preservação : uma estratégia para conservação do patrimônio cultural Projeto A Cidadania da Infância em Hipermídia: educação para os direitos da criança nos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

8 Projeto Encontros de Leitura Objetivos: Promover o acesso das populações visitadas pelo carro-biblioteca aos materiais de leitura informativa e literária disponibilizando-lhes atenção e orientação na escolha e na utilização dos livros, jornais, revistas, obras de referências e outros suportes informacionais disponíveis no carro, em forma impressa ou digital. Promover o acesso democrático à informação e à leitura Auxiliar os usuários na aquisição de competência leitora e informacional Articular a interlocução com e entre as comunidades servidas pelo carro visando a construção da cidadania calcada no acesso à informação Aprimorar a formação dos alunos bolsistas no que se refere à seleção de acervos e orientação de leitura e pesquisa escolar.

9 Encontros de Leitura

10

11 Projeto Inclusão Digital Objetivos: Aprofundar e estender a questão da informação, da comunicação e do conhecimento através das práticas de inclusão no telecentro do carro-biblioteca da UFMG. Motivar para a necessidade do ler, escrever e comunicar-se à distância e encurtá-la para interagir socialmente; Conduzir o acesso às fontes de informação eletrônica, além das tradicionais oferecidas pelo Carro-Biblioteca, relacionando a biblioteca tradicional à digital; Construir um inventário de inclusão digital dos usuários para garantir o desenvolvimento das ações futuras do Carro-Biblioteca enquanto telecentro.

12 Inclusão Digital

13 Projeto Boletim Bairro a Bairro Implementado em 1997, por iniciativa de uma aluna do Curso de Graduação em Biblioteconomia que, sendo moradora de um dos bairros então atendidos pelo Carro- Biblioteca, decidiu desenvolver um projeto que contemplasse uma publicação de caráter comunitário. –Página 1: Introdução ao assunto do mês (matéria principal) com foto; chamada para outras matérias de destaque, índice; –Página 2: Editorial / Expediente; –Página 3: Matéria principal (assunto que caracteriza aquele número); –Página 4: Você já leu (dica de leitura de algum título pertencente ao acervo, com sinopse da obra e dados sobre o autor); –Página 5: Comunidade (entrevista ou reportagem relacionada a uma das comunidades atendidas pelo Carro-Biblioteca, em sistema de rodízio, cobrindo todas as comunidades visitadas); –Página 6: Receita (sempre que possível utilizar receita indicada por um dos usuários das comunidades). –Página 7: Saúde, comportamento, ambiente. –Página 8: Acontece na UFMG (serviço oferecido pela UFMG à comunidade, eventos da UFMG abertos ao público, etc.).

14

15 Projeto Educação para a Preservação Objetivos: Desenvolver ações na área de educação para a preservação através de atividades que possibilitem a formação, o treinamento e a conscientização do público alvo em termos da conservação dos acervos bibliográficos. Possibilitar, no âmbito do ensino, aos futuros profissionais bibliotecários, a formação de uma consciência crítica, no que se refere à necessidade de preservação; Realizar treinamento com membros pertencentes à comunidade interna/externa em técnicas básicas de conservação; Desenvolver atividades educativas, através de visitas monitoradas destinadas a alunos de ensino fundamental e médio; Oferecer, junto às comunidades visitadas pelo Carro-Biblioteca, palestras de conscientização e oficinas de pequenos reparos em livros pertencentes ao acervo por elas utilizado.

16 Projeto A Cidadania da Infância em Hipermídia Objetivos: Divulgar os direitos da criança e do adolescente de modo claro, agradável e acessível, junto ao público infanto-juvenil e educadores em direitos humanos. Fomentar o processo conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, junto a instituições sociais, educacionais e culturais. Produzir material didático apresentando os novos direitos da criança e do adolescente firmados no Estatuto da Criança e do Adolescente de modo a estimular e a conscientizar educadores e jovens sobre seus direitos e deveres como cidadãos. Capacitar jovens e educadores das comunidades atendidas pelo Programa Carro Biblioteca na temática dos direitos da criança, tendo como marco os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

17 Comunidades atendidas IPIRANGA (segundas à tarde) BONSUCESSO (terças de manhã) SÃO BENEDITO (quartas à tarde) LAGOA (quintas à tarde) FRIMISA (sextas de manhã)

18 IPIRANGA

19 Os primeiros contatos com o Conjunto Santa Helena, no bairro Ipiranga, remontam a julho de 2005, e, após contatos em 2006 e 2007, finalmente o Carro-Biblioteca fez sua primeira visita em 24 de setembro de Houve uma recepção festiva, com participação de Grupo de Convivência do Conjunto Santa Helena e do Grupo Vocal Amigos para Sempre da comunidade, com canto e declamação de poesia, além de balões e faixa.

20 Em 2009 o Carro-Biblioteca migrou do Conjunto Santa Helena para a Paróquia São Vicente, situada a poucas quadras, também no bairro Ipiranga, objetivando aproximar-se de população com maior carência informacional. Quanto à tipologia dos materiais emprestados, em primeiro lugar está a literatura estrangeira, com grande procura pelos best sellers, muitas vezes com a procura por títulos recentes. No segundo lugar em empréstimos estão as revistas para adultos.

21 LINDÉIA

22 O bairro Lindéia foi atendido pelo Carro-Biblioteca de 1983 a Seu público era diverso e muito receptivo. Com a inauguração do Centro Cultural no bairro, em junho de 2008, o Carro- Biblioteca efetuou saída gradativa da região. Estabeleceu parceria com a biblioteca do Centro Cultural, que começou a realizar empréstimos a partir de dezembro de 2008, recebendo todos os antigos usuários do Carro-Biblioteca como usuários da Biblioteca do Centro Cultural Regina Lindéia.

23 BONSUCESSO

24 O atendimento à comunidade Bonsucesso começou em 05/05/2009. O ponto de parada é em frente à Escola Municipal Bárbara Maria Salomão, que fornece o ponto de energia elétrica necessário para o funcionamento do telecentro. Em 2009 foi a comunidade que mais realizou empréstimos e atendimentos, totalizando, em 26 visitas, 500 novas inscrições, 2830 atendimentos e mais de 5 mil empréstimos.

25 SÃO BENEDITO

26 O bairro São Benedito (em Santa Luzia) é atendido pelo Carro- Biblioteca desde Em 2009 foram contabilizadas 35 viagens ao São Benedito, com um total de 1243 atendimentos e 185 novas inscrições.

27 LAGOA

28 O Carro-Biblioteca começou a visitar a comunidade da Lagoa no dia 02 de outubro de 2007, com grande festa, discursos, faixas e grande presença de alunos de escolas da região e da instituição filantrópica católica Projeto Vida Padre Gailhac. Também o Posto de Saúde e as Escolas têm tido contato freqüente nos dias de visita do Carro.

29 O Carro-Biblioteca participou da Caminhada da Paz do Bairro da Lagoa no dia 20 de novembro de 2007, e da Semana da Cidadania por eles promovida, em abril de A maior concentração de empréstimos é de literatura infantil e gibis, mas há grande diversidade de interesses, com muita procura também por literatura estrangeira, filosofia, auto-ajuda, psicologia e religião.

30 FRIMISA

31 Frimisa (Santa Luzia) é o bairro atendido há mais tempo pelo Carro-Biblioteca. Têm mantido novas inscri- ções, mas apresenta movi- mento irregular, com dias muito movimentados e ou- tros de menor procura. Aqui, como também em São Benedito, os dois tipos de itens mais emprestados são os gibis e os romances em série, nessa ordem.

32 Estatística anual (2009) de atendimentos e circulação do acervo ComunidadeAtendimentosViagens Média (A/V) Novas Inscrições EmpréstimosDevoluções Ipiranga Bonsucesso São Benedito Lagoa Frimisa Total

33 Equipe 2010 Programa/ProjetoCoordenadorSub-Coordenador Programa Carro-Biblioteca: Frente de Leitura Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Bibliotecária Gracielle Mendonça Projeto Encontros de Leitura Profa. Maria da Conceição Carvalho Projeto Inclusão Digital: o Carro-Biblioteca como Telecentro Profa. Marta Macedo Kerr Pinheiro Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Projeto Boletim Bairro a Bairro Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Projeto Educação para a preservação: uma estratégia para a conservação de acervos bibliográficos Bibliotecária - Rosemary Tofani Motta Profa. Alcenir Soares dos Reis Projeto A Cidadania da Infância em Hipermídia: educação para os direitos da criança nos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente Profa. Maria Guiomar Frota

34 Equipe 2010 Bibliotecária: Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes Auxiliares: Rúbia Ribeiro de Menezes Wiler Gonçalves Ferreira Motoristas: João Amâncio dos Reis Valdir Rosa da Silva Secretaria do Cenex: Ana Luisa Vasconcelos Terto

35 Equipe 2010 Bibliotecária: Gracielle Coordenadora do Programa: Profa. Adriana

36 Equipe 2010 Rúbia Ribeiro de Menezes (funcionária) Ana Luisa Vasconcelos Terto (secretária)

37 Equipe 2010 João Amâncio dos Reis e Valdir Rosa da Silva (motoristas)

38 CONTATOS CENEx ECI/UFMG: /5202


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google