A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)"— Transcrição da apresentação:

1 Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)

2 Grupo: Amanda Barbosa Serra Ana Lídia de Almeida Anna Luiza Werkema Larissa Machado Ferreira Renata Conceição Almeida

3 Objetivo do estudo Geral: analisar e comparar o uso da Biblioteca pelos alunos do EMT e do PEMJA. Específico: Comparar os resultados dos estudos com os dois públicos e identificar: O tipo de informação que cada grupo busca A frequência do uso da Biblioteca Se a Biblioteca atende à todos bem e da mesma forma Se utilizam a biblioteca e dos serviços A satisfação do público

4 Universo e amostra O Estudo foi feito com os usuários Universo: COLTEC/UFMG População: Alunos do ensino médio do COLTEC e alunos do PEMJA Amostra: Foi feito de modo aleatório, com estudantes do COLTEC, sendo 36 do PEMJA e 36 do EMT.

5 Instrumento de coleta de dados Questionário fechado, aplicado nos 36 primeiros respondentes do EMT e nos 36 primeiros respondentes do PEMJA.

6 Análise quantitativa dos dados mais significativos: Tabelas e Gráficos

7 Nível / Frequência

8

9 Nível / Materiais Outros: Ensino Médio Técnico Internet – 1 Computador – 11

10 Nível / Fins Outros: EMTPEMJA Pesquisa11 Internet10 Passar o tempo10 Computador11 Estudar30

11 Nível / Ajuda do profissional

12

13 Nível / Eficiência dos funcionários

14 Como você se sente em relação ao atendimento (eficiência) dos funcionários na Biblioteca?

15 Nível / Necessidades dos usuários

16 Nível / Satisfação com acervo

17 Nível / Horário de funcionamento atende às necessidades?

18 Em relação ao horário de funcionamento da Biblioteca (07:30 – 20:45), atende as suas necessidades?

19 Inferências e questionamentos a serem investigados numa próxima etapa qualitativa O que levaria os alunos a frequentarem mais a biblioteca? Porque os alunos do PEMJA frequentam menos do que os alunos do EMT? O que os levam a frequentar outras bibliotecas?

20 Se os alunos gostariam de ter um treinamento para conhecer melhor o sistema (Pergamum) utilizado para buscas e para conhecer melhor a página da biblioteca na internet. O que fazer para melhorar a satisfação dos alunos com relação ao ambiente, e aos itens oferecidos pela biblioteca? Porque os alunos não costumam sugerir itens e serviços para a biblioteca?

21 Considerações finais No decorrer do trabalho, para o desenvolvimento da nossa pesquisa tivemos a contribuição dos alunos e dos bibliotecários. Trabalhamos com questionários que tem como objetivo revelar o comportamento dos alunos do COLTEC e PEMJA quanto às suas necessidades informacionais e satisfação quanto aos serviços oferecidos pela instituição. Por meio da pesquisa realizada tivemos contato com a importância da introdução dos usuários no meio acadêmico e no ambiente organizacional da biblioteca.

22 Quando analisamos a frequência na biblioteca percebemos a lacuna que se estabelece na frequência dos alunos do PEMJA. A maior parte do PEMJA utiliza a biblioteca apenas para o empréstimo de livros, enquanto o EMT também utilizam os computadores, além do empréstimo de livros. Mesmo para fazer trabalhos, empréstimos e leitura, o EMT é mais frequente do que o PEMJA. O EMT pede mais o auxílio do bibliotecário.

23 FIM.


Carregar ppt "Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google