A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas BORGES, Manual de Instalações Prediais Hidráulico-Sanitário e de Gás. Ilha, M. S. O. Gonçalves, O. M. – Sistemas Prediais de Água Fria. Texto Técnico – POLI-USP.

2 Distribuição Considerando o sistema indireto A distribuição ocorre por força gravitacional. Na saída do RS, um barrilete alimenta os ramais principais e estes alimentam os ramais secundários.

3 Parâmetros da distribuição

4 Dimensionamento dos tubos

5 Diâmetros de referência. Fonte: Ilha

6 Pressão da Distribuição

7 Perdas de Carga Nos sistemas hidrodinâmicos, as perdas de carga ocorrem devido ao atrito viscoso do fluido ao passar pela tubulação e, principalmente, pelos acessórios e conexões. As perdas de carga nos acessórios hidráulicos são tabeladas em metros de tubos equivalentes.

8 Perdas de Carga

9 Perdas de carga

10 O problema das grandes alturas Prédios altos exigem redutores de pressão: Para evitar a sobre pressão estática, instala-se reservatório extra em altura intermediária. Para reduzir a velocidade (pressão dinâmica) provoca-se uma grande perda de carga por meio de válvulas especialmente projetadas para este fim. – As válvulas redutoras de pressão podem se localizar na em posição intermediária da altura do edifício ou no térreo, para facilitar a manutenção.

11 Instalação de Válvulas redutoras de pressão

12 Exercícios 1.Calcule a potência necessária do motor que acionará uma bomba destinada a elevar a água a uma altura de 50 metros à vazão de 1200 litros por hora. As perdas de carga dos acessórios e conexões correspondem a 20 metros de tubulação. Os tubos são de PVC, de diâmetro = 25 mm. bomba 0,85. Despreze o comprimento do tubo na horizontal. 2.Calcule a pressão total na entrada de um chuveiro instalado 2 metros abaixo do nível do RS. A medida da tubulação é 20 mm de diâmetro e 5 metros de comprimento. Entre o reservatório e o chuveiro há: 4 curvas e um registro de pressão.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 11 Instalações Hidráulicas Água Fria – Distribuição Fontes Consultadas MACINTYRE,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google