A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinopse, formas de apresentação do roteiro e story board Profa. Francielle Felipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinopse, formas de apresentação do roteiro e story board Profa. Francielle Felipe."— Transcrição da apresentação:

1 Sinopse, formas de apresentação do roteiro e story board Profa. Francielle Felipe

2 Sinopse É uma narração breve. É o roteiro sem as divisões de cenas, as falas, as locuções. Ela é objetiva e traz apenas a idéia principal, descrita, é claro de maneira interessante e vendedora, sedutora. (BARRETO, 2004) Apresentação – desenvolvimento – solução.

3 É necessário que a sinopse contenha quatro elementos: – Temporalidade – Localização – Percurso da ação – Desfecho Produto:remédio contra acne Cena, em close de um pedaço de areia na praia. A praia está toda esburacada. Vem uma pequena onda (lettering: Acne...), cobre a areia e volta, deixando-a sem marcas (lettering: Tem cura). Entra assinatura.

4 Aspectos para avaliação da sinopse a fim de transformá-la em roteiro: Objetivo do cliente: Você abordou? Ele está claro? A idéia é original? É simples? Tem impacto? A história cabe em 30 segundos? Ficou claro qual é o produto anunciado? Custo; Target; Tempo de produção; O gênero da história forma uma unidade com as outras peças da campanha?

5 ANALISE SEU ROTEIRO O roteiro atende aos objetivos apresentados no briefing? Ele é adequado aos valores do cliente? O produto/marca/idéia é apresentado de modo sedutor? Convida à ação? Você pensou ao contrário da solução de todo mundo? Não há falas e informações demais? Cabe no tempo previsto? Existe conclusão? Você deixaria de ir ao banheiro para assistir este vt?

6 MODELOS DE ROTEIRO – Texto corrido Agência: W/Brasil Cliente: Bombril Produto: Mon Bijou Título: Fernandinho Em cena, o garoto Bombril. GAROTO BOMBRIL: A senhora vai ouvir agora o depoimento de quem mais entende de camisa: o Fernandinho. Entra o garoto-propaganda da US TOP, o Fernandinho. FERNANDINHO: É, de camisa eu entendo, né? É por isso que lá em casa tem Mon Bijou. Só assim que as minhas camisas ficam macias, perfumadas e fazem o maior sucesso. Os dois estão sorrindo. GAROTO BOMBRIL: Viu? Use a senhora também. Mon Bijou tem dois perfumes: lavanda e floral. Bela camisa, hein Fernandinho. FERNANDINHO: Belo amaciante, hein, Carlinhos. Corta para packshot. LOC OFF: Mon Bijou não é o único. Mas é o bom. É da Bombril.

7 MODELOS DE ROTEIRO Tabela ImagemÁudio Garoto BombrilA senhora vai ouvir agora o depoimento de quem mais entende de camisa: o Fernandinho. Entra o garoto-propaganda da US TOP, o Fernandinho. É, de camisa eu entendo, né? É por isso que lá em casa tem Mon Bijou. Só assim que as minhas camisas ficam macias, perfumadas e fazem o maior sucesso. Os dois estão sorrindo.GAROTO BOMBRIL: Viu? Use a senhora também. Mon Bijou tem dois perfumes: lavanda e floral. Bela camisa, hein Fernandinho. FERNANDINHO: Belo amaciante, hein, Carlinhos. Corta para packshotLOC OFF: Mon Bijou não é o único. Mas é o bom. É da Bombril.

8 DECUPAGEM TÉCNICA ImagemÁudio Garoto Bombril Câmera travada. Plano americano (atores parecem estar em plano médio). Estúdio com balcão cinza contendo as quatro versões do produto e fundo preto contendo a logo do produto. A senhora vai ouvir agora o depoimento de quem mais entende de camisa: o Fernandinho. Entra o garoto-propaganda da US TOP, o Fernandinho. Plano americano. Fernandinho chega pelo canto direito do vídeo. É, de camisa eu entendo, né? É por isso que lá em casa tem Mon Bijou. Só assim que as minhas camisas ficam macias, perfumadas e fazem o maior sucesso. Os dois estão sorrindo. Garoto Bombril fala em direção à câmera. Fernandinho se dirige ao Garoto Bombril lhe dando um tapinha nas costas. GAROTO BOMBRIL: Viu? Use a senhora também. Mon Bijou tem dois perfumes: lavanda e floral. Bela camisa, hein Fernandinho. FERNANDINHO: Belo amaciante, hein, Carlinhos. Corta para packshot Plano aproximado na composição dos produtos. LOC OFF: Mon Bijou não é o único. Mas é o bom. É da Bombril.

9 ORIGEM E SIGNIFICADO DO STORYBOARD Visualizar um filme através de um roteiro é muito difícil, e passar a idéia para o cliente é ainda mais problemático, e é por este motivo que surgiu o storyboard, que é o roteiro desenhado em quadros, semelhante aos quadrinhos, porém não possuem balões de fala. Traduzindo, "story" significa história e "board" que pode ser quadro, tábua, placa. Esta tradução justifica-se pelo fato dos artistas/diretores de cinema esboçarem o roteiro e os fixarem em uma placa com tachinhas.

10

11

12 O QUE SÃO STORYBOARDS? Storyboard é um filme contado em quadros, um roteiro desenhado. Lembra uma história em quadrinhos, sem balões. É como uma decupagem técnica do filme descrita por palavras e imagens, por meio de desenhos representativos de cada plano; Storyboad é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio. O story é um desenho ferramenta um auxiliar do cineasta.

13 Por meio das cores, traços e movimentos das imagens o cliente pode ter melhor visão do filme; Seqüências de desenhos usados para definir e previsualizar filmagens, seja filmes, seja seqüências curtas. É um projeto, uma seqüência de cenas muito utilizado na publicidade, animações e em cinema em geral.

14

15 COMO É FEITO NAS AGÊNCIAS? 1.Contrata-se ilustrador 2.Reunião com redator e diretor de arte 3.Após aprovação o redator coloca ao lado de cada cena descrições importantes como a ação, os diálogos e letterings;

16

17 COM O DESENVOLVIMENTO DOS SOFTWARES E O SURGIMENTO DE DEZENAS DE EMPREAS COMERCIALIZADORAS DE IMAGEM, A ILUSTRAÇÃO DE STORYBOARDS TEM PERDIDO MERCADO; STORYBOARDS COM FOTOS DE BANCOS DE IMAGEM.

18 Referências Bibliográficas BARRETO, Thiago. Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitário. São Paulo: Senac São Paulo, BONÁSIO,Valter. Televisão: manual de produção e direção. Leitura, Cap.2. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, Cap. 1 e 10.


Carregar ppt "Sinopse, formas de apresentação do roteiro e story board Profa. Francielle Felipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google