A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás"— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 16 Tipos de tornos

2 Avisos Tarefa AED, entregar 09/04/2012. Pesquisar os diferentes tipos de tonos em sites de fabricantes e elaborar uma tabela de três colunas: na primeira coluna mostre uma imagem do torno, na segunda a sua classificação (tipo) e na terceira características/aplicações principais. A tarefa vale de 2 a 4 presenças, dependendo do grau de detalhamento do assunto. Pode ser encaminhada por para ou entregue em papel. Se encaminhar por , o aluno deve: 1 – nomear o arquivo como “Nome_do_Aluno_AED_PF1_0904.docx” 2 – Assunto do AED_PF1_ – Marcar solicitação de confirmação de leitura quando enviar. Sugestões de fontes e pesquisar: Prova: 11/04 = Data da entrega da T2, lista de exercício.

3 Reforço de Tempos de Corte
Torneamento longitudinal 𝑻𝒄 = 𝑳 𝑽𝒇 = 𝑳 𝒂𝒏 (min) 𝐿 = comprimento da usinagem (mm) 𝑎 = avanço (função da potência e do acabamento superficial) 𝑛 = rpm (função da velocidade de corte; ou seja, da ferramenta e das limitações de rotações do torno)

4 Tempos de corte de faceamento
Torneamento transversal (faceamento, sangramento) 𝑻𝒄= Tempo de corte em min 𝒑 = avanço transversal; ou seja, a penetração em mm/rot. 𝒏= rotação em rpm 𝑻𝒄 = 𝒅 𝟐𝑽𝒇 = 𝒅 𝟐𝒑𝒏 (min) 𝑻𝒄 = (𝑫−𝒅) 𝟐𝑽𝒇 = (𝑫−𝒅) 𝟐𝒑𝒏 (min)

5 Tipos de Tornos Torno universal Grande versatilidade.
Grande dependência do operador. Não adequado à pro-dução em série. Aplicado à fabricação de peça única ou pequenas quantidades, como confecção de moldes e outras ferramentas e recuperação de elementos de máquinas (manutenção)

6 Tipos de Tornos Torno revolver Troca rápida de ferramenta.
Aplicação em produção em série de peças relativamente pequenas de lotes pequenos a médios. Médio grau de automação (mecânica)

7 Tipos de Tornos Torno copiador
Copia um perfil por comando mecânico ou eletrônico. Alto grau de automação. Reprodução em série Baixas velocidades e avanços. Torno copiador para madeira

8 Tipos de Tornos Torno automático - mecânicos
Sistemas mecânicos ou eletromecânicos comandam automaticamente a toca de ferramentas, reversão, variação de profundidades e rotações, etc. Tempo de setup elevado. Alto grau de automação. Fabricação em série de larga escala. Grandes lotes Pouca flexibilidade

9 Tipos de Tornos Tornos automáticos – CNC
Alto grau de automação eletrônica: movimentos acionados por motores comandados por computador. Baixo tempo de setup Produção de pequenos ou grandes lotes. Alta flexibilidade. Pouca dependência do operador. Facilidade de obtenção de formas complexas.

10 Tipos de Tornos Exemplos de tornos CNC

11 Tipos Tornos Exemplos de peças tipicamente produzidas por CNC

12 Tipos de Tornos Torno Vertical
Peças de grande diâmetro e pequeno comprimento relativo. Baixa flexibilidade Geralmente com alto grau de automação (mecânica ou eletrônica)

13 Tipos de Tornos Tornos especiais
Máquinas dedicadas a uma determinada operação podem ser projetadas e construídas. Os tornos especiais são geralmente dedicados a série única de família de peças ou, as vezes, a unicamente uma determinada peça produzida em série.


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google