A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques dos Anjos Aula 16 Tipos de tornos

2 Avisos Tarefa AED, entregar 09/04/2012. Pesquisar os diferentes tipos de tonos em sites de fabricantes e elaborar uma tabela de três colunas: na primeira coluna mostre uma imagem do torno, na segunda a sua classificação (tipo) e na terceira características/aplicações principais. A tarefa vale de 2 a 4 presenças, dependendo do grau de detalhamento do assunto. Pode ser encaminhada por para ou entregue em Se encaminhar por , o aluno deve: 1 – nomear o arquivo como Nome_do_Aluno_AED_PF1_0904.docx 2 – Assunto do AED_PF1_ – Marcar solicitação de confirmação de leitura quando enviar. Sugestões de fontes e pesquisar: Prova: 11/04 = Data da entrega da T2, lista de exercício.

3 Reforço de Tempos de Corte

4 Tempos de corte de faceamento

5 Tipos de Tornos Torno universal Grande versatilidade. Grande dependência do operador. Não adequado à pro- dução em série. Aplicado à fabricação de peça única ou pequenas quantidades, como confecção de moldes e outras ferramentas e recuperação de elementos de máquinas (manutenção)

6 Tipos de Tornos Torno revolver Troca rápida de ferramenta. Aplicação em produção em série de peças relativamente pequenas de lotes pequenos a médios. Médio grau de automação (mecânica)

7 Tipos de Tornos Torno copiador Copia um perfil por comando mecânico ou eletrônico. Alto grau de automação. Reprodução em série Baixas velocidades e avanços. Torno copiador para madeira

8 Tipos de Tornos Torno automático - mecânicos Sistemas mecânicos ou eletromecânicos comandam automaticamente a toca de ferramentas, reversão, variação de profundidades e rotações, etc. Tempo de setup elevado. Alto grau de automação. Fabricação em série de larga escala. Grandes lotes Pouca flexibilidade

9 Tipos de Tornos Tornos automáticos – CNC Alto grau de automação eletrônica: movimentos acionados por motores comandados por computador. Baixo tempo de setup Produção de pequenos ou grandes lotes. Alta flexibilidade. Pouca dependência do operador. Facilidade de obtenção de formas complexas.

10 Tipos de Tornos CNC Tipos de Tornos Exemplos de tornos CNC

11 Tipos Tornos CNC Tipos Tornos Exemplos de peças tipicamente produzidas por CNC

12 Tipos de Tornos Torno Vertical Peças de grande diâmetro e pequeno comprimento relativo. Baixa flexibilidade Geralmente com alto grau de automação (mecânica ou eletrônica)

13 Tipos de Tornos Tornos especiais Máquinas dedicadas a uma determinada operação podem ser projetadas e construídas. Os tornos especiais são geralmente dedicados a série única de família de peças ou, as vezes, a unicamente uma determinada peça produzida em série.


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google