A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II Telecurso Processos de Fabricação. BRESCIANI, E. F. et. al. ; Conformação plástica dos metais.

2 Trefilação Assim como na extrusão, a trefilação também consiste em fazer um corpo (metálico) de dimensões de seção inicial a passar por uma fieira que força este corpo a reduzir a seção. A diferença é que na trefilação o material é puxado enquanto que na extrusão é empurrado. Dependendo das dimensões da seção fica difícil conformar por compressão (empurra), mas é possível por tração (puxa) O processo de trefilação também é chamado de ESTIRAMENTO.

3 Fieira Ferramenta que executa a trefilação

4 Trefiladoras São máquinas de tração por bobina ou ....

5 Trefiladoras Carro de tração (ou banco de tração)
As bobinas são usadas para fios e os carros para barras e tubos.

6 Forças de Trefilação As grandes trefiladoras tracionam 100 ou mais toneladas. A expressão que calcula a força de tração é idêntica a da extrusão. 𝑃= 𝜎 𝑐 𝐴 𝑜 ln 𝐴 𝑜 𝐴 𝑓 As velocidades podem chegar a 100 m/min.

7 Continuidade da massa Volume inicial = volume final 𝑙𝑖𝐴𝑖 =𝑙𝑓𝐴𝑓
𝑙𝑖 e 𝑙𝑓 = comprimento inicial e final, respectivamente 𝐴𝑖 e 𝐴𝑓= área seccional inicial e final, rspectivamente Expressão válida também para a extrusão.

8 Exercícios

9 Exemplos de produtos trefilados
As matérias primas para a trefilação são o fio máquina obtido por laminação e todos os produtos da extrusão. A trefilação após o processo de extrusão é executado para reduzir seções e/ou melhorar acabamentos e propriedades mecânicas dos materiais.

10 Vídeo


Carregar ppt "Aulas 11 Processos de Conformação Mecânica TREFILAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google