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PublicouTiago Guerrero Alterado mais de 10 anos atrás
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Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
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A crescente interdependência entre os países, refletida nos
crescentes fluxos internacionais de bens, mercadorias, serviços, capital e conhecimento.
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Marketing Internacional
É o marketing dirigido a desenvolver mercados ao redor do mundo
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Por que ir para o Mercado Internacional?
Para contra-atacar empresas globais que estejam entrando em nosso mercado doméstico; Aproveitar mercados com maiores oportunidades de lucro do que o doméstico; Para ampliar a base de clientes obtendo economia de escala; Para diminuir a dependência do mercado doméstico, reduzindo assim o risco operacional; Por que os clientes estão viajando para o exterior e exigindo seus serviços.
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Pontos de Atenção! Nem sempre se conhece as preferências dos consumidores estrangeiros; Nem sempre se entende a cultura gerencial do país em que se pretende instalar; Nem sempre se conhece as leis estrangeiras; Nem sempre se conhece os custos envolvidos; Nem sempre a empresa possui executivos com experiência internacional; O país estrangeiro pode mudar sua política comercial, cambial e até promover a desapropriação da propriedade estrangeira.
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Características da Era Global
Democratização da tecnologia Democratização das finanças Democratização da informação
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GLOBALIZAÇÃO Intercâmbio tecnológico, Poluição global;
Disseminação cultural, Relações Internacionais; Diversificação de produtos; Rompimentos de fronteiras; Geração de novos empregos; Novas oportunidades de negócios; Preços mais baratos para o consumidor; Trocas de experiências acadêmicas; Participar da dinâmica global. Poluição global; Desigualdade Social; Promove o desemprego; Crescente exploração; Fortalecimento das grandes potências; Alguns países participam de forma passiva; Falência das pequenas empresas; Protecionismos (barreiras); Protecionismo; Guerras; e Imposições políticas.
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Desafios da Globalização
A POBREZA O DESEMPREGO A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RENDA A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
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ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO
Ênfase Estabilização Macroeconômica 1 Estabilidade como fator de desenvolvimento 2 Desenvolvimento como fator de estabilidade O Brasil mudou. É preciso criar o Futuro Futuro
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PANORAMA ATUAL DA COMPETIÇÃO
Globalização Competição internacional entre cadeias produtivas Necessidade de integração competitiva das cadeias produtivas do Brasil na economia internacional Competitividade internacional
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Acirramento da competição internacional
COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS (*) Preliminar Acirramento da competição internacional
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Importação sem correspondente exportação
COMÉRCIO MUNDIAL DE MERCADORIAS Participação do Brasil (%) (*) Preliminar Importação sem correspondente exportação
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CADEIA PRODUTIVA UM EXEMPLO Confecção Linho Algodão Juta Sisal Seda Lã
Agropecuária F i b r a s T ê x t e Fibras naturais A c a b m e n t o Malharia Mineração Amianto Fibras artificiais Celulose Raiom Tecelagem manufaturadas Fibras Poliéster Poliacrílico Nylon Elastano Olefinica Fibras sintéticas Petroquímica Eteno Confecção Máquinas agrícolas Máquinas ferramentas Máquinas têxteis Componentes
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FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Custo/Preço Qualidade Inovação Marketing
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FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Mercado (tamanho e acesso) Dinâmica da concorrência Escala Acesso à tecnologia
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FATORES E CONDICIONANTES DA C0MPETITIVIDADE
Dimensões Empresarial Estrutural Sistêmica Acesso à Educação e Conhecimento “Custo Brasil” Gargalos, oportunidades e desafios
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Macrobjetivos Governo Políticas Setor Produtivo Públicas
Geração de emprego, ocupação e renda Desenvolvimento produtivo regional Melhoria do Balanço de Pagamentos Capacitação tecnológica Setor Produtivo Metas Instrumentais Produtividade Qualidade Inovação marketing
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Em Que Mercados Ingressar
Indicadores de Potencial de Mercado Características Demográficas Características Geográficas Fatores Econômicos Fatores Tecnológicos Fatores Socioculturais Planos e Metas Nacionais
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Características Demográficas
Tamanho da população Nível de crescimento da população Grau de urbanização Densidade populacional Estrutura e composição da idade da população
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Características Geográficas
Tamanho físico de um país Características topográficas Condições climáticas
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Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB
Fatores Econômicos PIB per capita Distribuição de renda Grau de crescimento do PIB Proporção do investimento do PIB
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Fatores Tecnológicos Nível de habilidade tecnológica
Produção tecnológica Consumo tecnológico existente Níveis educacionais Fatores Tecnológicos
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Fatores Socioculturais
Valores Dominantes Estilo de vida Grupos étnicos Fragmentação linguistica
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Planos e Metas Nacionais
Prioridades industriais Planos de investimento na infra-estrutura
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Competição com Importação
PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Têxtil e Confecções Química – Transformados Plásticos Eletroeletrônico Construção Civil Naval e Marinha Mercante Turismo Cosméticos, Hig. Pess. e Perf. Serviços Transporte Aéreo Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial
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Competição com Importação
PROCESSO DE SELEÇÃO Critérios Cad. Produtivas Emprego e Renda Desen. Prod. Regional Exportação Competição com Importação Couro e Calçados Madeira e móveis Automotiva Agronegócios Bens de Capital Aeroespacial Siderurgia Audiovisual Excelente Potencial Muito Bom Potencial Bom Potencial
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Alguns Fracassos Aparelho de barbear no Japão que não encaixavam nas mãos dos japoneses
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Alguns Fracassos Garrafas de Coca Cola 2 litros na Espanha, que não cabiam na geladeira
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Alguns Fracassos Cera de assoalho Johnson no Japão onde as pessoas andam descalças em casa
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Alguns Fracassos Mistura para bolo da General Foods no Japão onde apenas 3% das casas possuem forno
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Para as comunidades hispânicas
Alguns Fracassos Para as comunidades hispânicas Nova = No vá = Não Anda
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Alguns Fracassos OU
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Formas de Atuação no MERCADO EXTERIOR
Exportação Parcerias Empresariais Acordos de Cooperação Comercial ou Industrial Licenciamento Alianças Estratégicas Internacionais Joint Ventures Investimento Direto
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O PAPEL DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO
MDIC Promover a articulação entre o setor produtivo, Governo e Congresso Nacional Encaminhar as propostas identificadas aos órgãos e entidades competentes Dar visibilidade ao conjunto das ações governamentais relativas a uma cadeia produtiva, com impactos no curto, médio e longo prazos, para viabilizar a negociação das contrapartidas dos setores produtivos
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Cadeia Produtiva Competitiva
Surge como problema? -Alternativas de Crédito – PSH Exigências Caixa Ampliar ações na cadeia Incorporar necessidades -PBQP – Habitat Produtiva na área de Q&P de inovação -SIQ – Construtoras Ind. da Construção Insere C,T&I na Cadeia Produtiva -Certificação de Plano estratégico de C,T&I - Fundos Setoriais R$ 1 Bi Materiais de Construção MDIC no Conselho -Atualização de Normas – NB1 - Treinamento de MDO Sebrae, Senai Necessidade de recursos financeiros para habitação e infra-estrutura Qualidade Produtividade Inovação
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Cadeia Produtiva Competitiva
= - Ampliação da presença Inserção: - exportação de casas populares – Usiminas+CSN Oferta maior e constante de exportação de serviços de engenharia trabalho de baixo custo ampliação de exportação – cerâmica+mármore+granito e qualidade de = casa agregação de valor das exportações - Competição com importações Cal Vidro Material Elétrico Mercado Interno Mercado Internacional Equilíbrio da Balança Comercial
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Benefício para a Sociedade
Equilíbrio da Balança Comercial Redução do Risco Brasil Ampliar capacidade de captação derecursos Redução de Juros
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